Como conseguir Residência Permanente na Austrália se minha profissão não estiver na lista?

Assim como nós já falamos em outros posts aqui no blog, uma das formas de conseguir a residência permanente na Austrália é ter a sua profissão na lista de ocupações procuradas pela imigração e aplicar para um processo chamado Skilled Migration, que engloba o famoso sistema de pontos (se você não está entendendo nada, leia este texto antes e depois volte para cá ;). Mas algumas das principais dúvidas e medos de quem tem intenção de migrar para a Austrália são:

 “E se a minha profissão não estiver na lista de demanda?”

Neste post nós vamos falar sobre outras possibilidades, caminhos e estratégias para que pessoas que não são elegíveis ao Skilled Visa ainda possam seguir para alcançar a tão sonhada residência permanente na Austrália e imigrar sozinhos ou com a família toda para cá.

Como conseguir residência permanente na Austrália se minha profissão não estiver na lista?

Para responder esta pergunta nós contamos com o apoio dos Agentes de Imigração Registrados da Bravo Migration, uma consultoria de imigração que fica aqui em Sydney e é parceria do Vamos Fugir (tanto que eles são os responsáveis pelo nosso processo de visto!).

De acordo com eles, a estratégia traçada vai variar de acordo com o perfil e objetivos profissionais de cada pessoa. Para que a explicação fique mais clara, nós vamos traçar 3 perfis diferentes e muito comuns entre pessoas que procuram a Bravo para planejar um processo de imigração para a Austrália:

  • 1 – A pessoa que não é formada na faculdade ainda;
  • 2 – A pessoa que é formada, não tem a profissão na Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL),mas está disposta a mudar de área;
  • 3 – A pessoa que é formada, não tem a profissão na Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL), mas NÃO está disposta a mudar de área porque ama o que faz.

Ou seja, cada caso vai precisar de uma estratégia diferente, por isso é fundamental que a pessoa faça esse acompanhamento personalizado diretamente com um Agente de Imigração Registrado, já que cada detalhe pode influenciar no sucesso (ou não) do resultado final: a residência permanente na Austrália e depois a cidadania. Mas, apesar de não ser uma receita de bolo, o ponto em comum para cada um desses perfis é: vai ser preciso estudar!

Abaixo você pode ver a explicação mais detalhada para cada perfil:

1 – A pessoa que não é formada na faculdade ainda

Ela vai ter que estudar aqui na Austrália. Pode ser um curso técnico com nível de Certificado IV + Diploma (com pelo menos 2 anos de duração total) ou uma faculdade, mas o mais importante é que a profissão escolhida esteja na Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL) para que ao final do curso esta pessoa tenha a possibilidade de aplicar para a residência permanente na Austrália por meio do Skilled Migration Program.

Mas veja bem, o fato de estudar não garante o visto de residência permanente! É preciso que a profissão continue na lista até o final do curso e o momento de aplicação do visto – o que nem sempre é garantido, já que as leis da imigração podem mudar a qualquer momento.

Outro detalhe importante é que profissões técnicas que estão em demanda exigem também que o candidato ao visto trabalhe por pelo menos 12 meses em caráter full time aqui na Austrália após o término do curso, antes de pedir o visto. A imigração concede um visto para isso, o Graduate Temporary Visa 485, que vem com direitos ilimitados de trabalho.

2 – A pessoa que é formada, não tem a profissão na Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL), mas está disposta a mudar de área para conseguir o visto de residência permanente na Austrália

Alguém com este perfil PROVAVELMENTE  também precisará pensar em um plano de estudos (seja para curso técnico, outra faculdade ou uma pós graduação em uma área que esteja em demanda) para conseguir aplicar para a residência permanente na Austrália ou ter a chance de receber uma oferta de sponsor que leva à um PR depois. Mas mais uma vez: isso não é uma regra, vai depender muito da sua profissão, do tempo de experiência, do perfil e muitas variáveis.

Outra opção é pensar em mudar-se para uma área regional (ou seja, área com baixa população em locais como os Estados de SA, WA, NT ,Tasmânia, Camberra e algumas áreas de QLD e NSW). Cada Estado ou Território tem suas próprias regras e listas diferentes, ou seja, algum deles pode considerar a sua profissão ou a nova área para qual você decidiu estudar como uma carreira em alta demanda e por isso abrir novas possibilidades de imigração para você.

A Austrália está investindo muito nas cidades fora das grandes capitais e anunciou novos vistos para atrair profissionais para estas áreas. Fique de olho em mais informações que iremos publicar sobre isso. ;)

3 – A pessoa que é formada, não tem a profissão na Medium and Long-Term Strategic Skills List (MLTSSL), mas NÃO está disposta a mudar de área porque ama o que faz.

Já um dos caminhos mais indicados para quem gosta da profissão e quer atuar na área de formação no Brasil, é fazer uma pós graduação (Master Degree ou Doutorado) por 2 anos para ter a possibilidade de pegar o Graduate Visa quando acabar o curso e ter o direito de permanecer por mais 2 anos no país, podendo trabalhar full time.

Neste cenário o visto de residência permanente na Austrália também não está garantido ainda, mas a boa notícia é que tendo a possibilidade de trabalhar full time, você aumenta suas chances de conseguir um emprego na área e se estudar ou trabalhar em uma área regional, poderá ter a chance de pedir um visto permanente e somar pontos para uma possível aplicação através do Skilled Migration Program, caso a cidade que você escolher inclua sua profissão na lista de demanda regional.

Pra quem ficou curioso para saber quais são as profissões consideradas em cada lista para conseguir a residência permanente na Austrália, cliquem nos links abaixo:

Medium and Long-term Strategic Skills List (MLTSSL)

Regional Occupation List (ROL)

Se você quiser saber mais detalhes, entender melhor sobre as profissões estratégicas para aplicação do visto e outras dicas, não deixem de assistir à este vídeo que nós gravamos com a Erica e o Michel, fundadores da Bravo Migration:

Você também pode entrar em contato com a Bravo Migration para que eles te ajudem a traçar a estratégia mais adequada para o seu caso e até te ajudarem a encontrar o curso certo na Austrália caso você precise realmente estudar, através deste link. É só enviar um email com o resumo do seu perfil e objetivos, que eles entrarão em contato com vc. ;)

QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE

Outros posts que vc também vai gostar:

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

1 comment

Giovana 3 de maio de 2022 - 01:00
Ola! Eu cheguei na Australia com um visto de estudante, mas ja pretendo iniciar o caminho para conseguir um PR. Eu sou formada em fisioterapia no Brasil, mas penso em fazer outra faculdade/curso tecnico aqui em outra area, talvez tecnologia da informacao ou comunicacao. Poderiam me ajudar com algumas duvidas?
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More