Como é fazer intercâmbio em Sydney?

Antes de decidir vir para a Austrália e comecar a planejar nosso intercâmbio em Sydney, nosso planos eram totalmente diferentes… Na verdade, Sydney não era uma das nossas primeiras opções, justamente por ser uma cidade grande. Como a gente já morava em São Paulo e estava completamente saturado daquele caos típico de uma metrópole, pensamos “já que vamos mudar e temos a opção de escolher onde morar, porque fazer o intercâmbio para Sydney e não para uma cidade menor e mais tranquila?”

Isso sem contar que o custo de vida em Sydney é super alto (está entre os 10 mais altos do mundo, segundo uma pesquisa de 2018 publicada na revista Forbes) e isso assustava muito a gente, que vinha com as preciosas economias em Real. 

Sei  que muita gente também pensa assim e já recebi muitas mensagens exatamente com esses questionamentos, mas uma coisa eu digo: que bom que a gente mudou de ideia e decidiu fazer o intercâmbio em Sydney mesmo!! Foi a melhor decisão que a gente podia ter tomado!

Por que escolhemos fazer nosso intercâmbio em Sydney?

Mudamos de ideia depois de conversar com nossa agência de intercâmbio, que ficava aqui na Austrália. A pessoa que nos atendeu já morava aqui há anos e nos disse duas coisas que até hoje fazem todo sentido pra nós:

  • 1 – Nao comparem Sydney com São Paulo, pq são completamente diferentes
  • 2 – Sydney é uma cidade grande, cheia de oportunidades e vagas de emprego

Como a gente precisava (e ainda precisa) trabalhar pra se manter aqui, a questão do emprego foi o motivo principal de decisão – aliás, uma observção importante: a Austrália á um dos poucos países que concedem o visto de estudo e trabalho para quem vem estudar inglês, por isso tantos brasileiros escolhem vir pra cá. 

Mas não foi só isso… vir pra Austrália significava pra nós uma mudança de vida e, pesquisando melhor, vimos que Sydney tem muitas praias, parques nacionais gigantes, trilhas e muita natureza. E isso encheu nossos olhos! Sem falar na quantidade de opções que encontramos de ecolas de ingles em Sydney: tem muito mais variedade (e consequentemente preços competitivos) que em outras cidades. 

Na real, a gente não se importava em morar em uma cidade grande, desde que a gente tivesse qualidade de vida!

Mas aí vc vai me perguntar: Mas e Melbourne? Lá também não é uma cidade grande, cheia de oportunidades de trabalho, opções de escola e boa estrutura para os moradores? Sim, é sim! Mas a vida lá é completamente diferente da vida aqui em Sydney… nós já falamos sobre isso e fizemos uma comparação entre as duas cidades neste outro post aqui do blog. Então, neste caso, o que vai determinar sua escolha é seu estilo de vida… Se vc é mais urbano ou faz questão de estar perto da praia, se prefere frio ou calor, se curte mais sair à noite ou fazer uma trilha durante o dia e por aí vai…

Morar em Sydney é como morar em São Paulo?

Muito se fala sobre o fato de Sydney ser uma cidade muito grande e movimentada. O pessoal questiona: “mas por que fazer um intercâmbio para Sydney se eu já moro em São Paulo?”

Bom, concordo com quem prefira morar em uma cidade menor por questão das distâncias e preços, mas comparar Sydney com São Paulo é algo completamente fora da realidade! E só pra vcs entenderem, eu nasci e cresci em uma cidade de interior, só fui para São Paulo com 24 anos por questões de trabalho. Morei lá 2 anos e (os paulistanos que me desculpem, mas) O-D-I-E-I a experiência com todas as minhas forças!

Hoje, depois de 3 anos morando em Sydney posso dizem com propriedade que não tem NADA a ver com São Paulo! Principalmente no que diz respeito à segurança, organização, limpeza, beleza, lifestyle e opções de acesso ao lazer. Eu sou completamente apaixonada por essa cidade e levo uma vida totalmente diferente da que eu levava em São Paulo. Mas é claro que isso também envolve uma mudança interna, na minha rotina, nos meus objetivos e prioridades de vida né?!

Se eu me mudasse para a Austrália e continuasse só vivendo do trabalho pra casa e de casa para o trabalho sem priozirar aquilo que eu acho importante pra mim (como não gastar muito tempo no transporte público, fazer exercício físico, ir à praia e etc), realmente minha vida seria muito parecida com o que era em São Paulo, com a diferença de que aqui é mais seguro e o transporte funciona melhor.

Então fica a dica: não é a cidade que vai mudar a sua vida e sim as suas esolhas que vc faz para aproveitar o que ela tem para te oferecer (e isso serve para um intercâmbio em Sydney ou qualquer outro lugar).

Mas então como é morar em Sydney na prática?

Custo de vida x emprego em Sydney

Sim, o aluguel aqui é muito mais caro do que em Melbourne ou Gold Coast. Mas os salários são equivalentes e existem vagas de emprego pra todo mundo. A partir do momento que vc já fala um pouco de inglês, já tem alguma experiência e está a fim de trabalhar, dificilmente vc vai ficar sem emprego em Sydney. 

Não estou dizendo que nada é garantido aqui em Sydney e nem que nas outras cidades não tenha emprego, mas se vc considerar principalmente as menores e mais turísticas como Gold Coast e Brisbane por exemplo, a oferta sempre cai nos meses mais frios e aumenta no verão. E aí seu poder aquisitivo cai junto também. 

Os bairros de Sydney

Apesar de Sydney ser uma cidade bem grande, a parte mais movimentada e acelerada da cidade é a City (CBD – o centro empresarial da cidade). Lá é onde fica a maior parte das empresas e escritórios, por isso vc vai ver muitos prédios, trânsito, ruas lotadas e gente correndo de um lado para o outro. Mas Sydney também tem seus bairros tranquilos, com ruas arborizadas (e praias!), casas sem portão, poucos carros passando e passarinhos cantando.

Pra quem quer tranquilidade, a melhor opção é procurar um lugar para morar em um desses bairros menos movimentados e mais afastados do centro, como por exemplo: Manly e Northen beachs de uma forma geral, Randwick, Maroubra, Coogee, Kogara e toda essa região até Cronulla (que é onde nós moramos).

Mas uma dica: preste sempre atenção às opções de transporte público do bairro que vc escolher, assim vai ser fácil se movimentar e ir para qualquer região da cidade de forma bem tranquila.

Como funciona o transporte público em Sydney

Nós não temos do que nos queixar! Tanto os trens, quantos os ônibus são bem pontuais, limpos, organizados, funcionam super bem e só ficam cheios no horário de pico… Mas quando a gente fala cheio aqui, não é nem de longe o cheio de uma capital do Brasil. O único problema na minha opinião é que o transporte público aqui é bem caro e os estudantes internacionais não têm direito à desconto como acontece em outras cidades do país (como Adelaide, por exemplo).

Já em relação ao trânsito, tem sim bastante trânsito em Sydney! Principalmente na city ou nos bairros próximo ao horário de pico. Mas também não é nada comparado à São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades grandes do Brasil.

Quantidade de estrangeiros vivendo em sydney

Aqui tem gente do mundo todo (até mais que os próprios australianos) e é até comum andar pela city e ouvir vários outros idiomas ao invés de inglês. Da mesma forma, tem MUITOS brasileiros morando e fazendo intercâmbio em Sydney, o que acaba sendo um pouco negativo quando o objetivo é aprender inglês.

Lazer – o que tem pra fazer em Sydney

Já que a gente veio até o outro lado do mundo, nada mais justo que querer passear e curtir a vida né?! E Sydney é o melhor lugar pra isso.. tem mais de 100 praias nessa cidade!! Pra quem gosta de surfar é o paraíso e pra quem prefere tranquilidade também tem opções bem relax como trilhas e campings em meio à natureza.

Mas não eh só de natureza que as pessoas viviem aqui, também existem muitas opções de restaurantes do mundo todo, bares, baladas e festa legais. O único detalhe é que tudo fecha muito cedo aqui..

Se mesmo depois de ler todo esse post vc ainda tiver em dúvida sobre qual é a melhor cidade para fazer intercâmbio na Austrália, recomendo que vc leia este outro post que compara algumas das principais cidades e pode te ajudar nesta escolha.

Observação importante

Tudo que eu falei neste post foi para sanar algumas dúvidas que nós costumamos receber aqui no blog e talvez te ajudar a finalmente decidir se quer fazer seu intercâmbio em Sydney ou não. Mas, eu estou falando do ponto de vista meramente de viver, estudar e trabalhar ok? Se o seu objetivo for imigrar para a Austrália, aí o papo é diferente!

Não sei se vc já se informou um pouco sobre o assunto, mas o Departamento de Imigração está fechando cada vez mais as portas aqui na Austrália, principalmente para quem busca oportunidades nas cidades grandes e mais procuradas pelos estrangeiros como Sydney, Melbourne, Brisbane, Gold Coast e etc.. Mas em compensação, estão abrindo muitas portas em cidades menores, chamadas de regionais.

Por isso, se vc já está vindo para a Austrália com um plano mais definitivo, eu recomendo que vc se informe, busque um agente de imigração e considere escolher uma cidade menor para morar. Aqui no Vamos Fugir nós temos muitos posts sobre este assunto. Você pode encontrá-los aqui:

Outros posts que vc também vai gostar:

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More