Eu sempre digo aqui no blog que viajar por conta própria – ou seja, sem agência -sai muito mais barato e te dá muito mais liberdade para planejar a viagem no seu ritmo e estilo. Eu realmente prefiro esse estilo de viagem àqueles com todo o cronograma pré-determinado e sei, por experiência própria, que sai muito mais em conta. Porém, quando o assunto é intercâmbio, a coisa muda de figura…
Indo direto ao ponto, minha opinião é: fazer intercâmbio sem agência (principalmente pra Austrália) é uma grande burrada! À princípio pode até parecer baboseira, mas vou te explicar o porquê.
Por que NÃO fazer um intercâmbio sem agência?
Primeira coisa: o visto!
Passar pela imigração de um país não é um processo simples quando você está se candidatando para morar lá por algum tempo. Por mais tranquilo que seja o país para onde você está indo, a imigração vai sempre analisar seu perfil e pedir uma série de documentos.
Pensando especificamente em um intercâmbio para a Austrália (que é onde eu conheço o processo), posso dizer que a imigração é bem chatinha e exige não só informações, cartas e documentos, como também exames médicos e comprovação financeira.
Por isso, por mais que vc fale inglês e revire todo o site da imigração, a dor de cabeça que vc vai ter pra entender todos os detalhes, o tempo que vc vai gastar pesquisando e o risco que vc corre de ter um visto negado por um erro bobo, não compensam o risco!
Sai mais barato fazer intercâmbio sem agência?
Quando eu digo que não compensa na minha opinião, eu estou falando de dinheiro… Algumas agências cobram uma taxa de serviço justamente para fazer toda essa burocracia pra vc e economizar seu tempo, mas essa taxa dificilmente vai custar mais de 200 dólares. Mas o que muita gente não sabe é que muuuitas agências não cobram nem essa taxa! Ou seja, você vai economizar tempo e trabalho e não vai gastar nem um centavo a mais por isso. Faz sentido, não faz?
O preço das escolas não muda
Outra coisa que muita gente não sabe é que o preço das escolas é o mesmo para quem fechar diretamente com elas ou por intermédio de uma agência, então no final das contas você não vai economizar com isso.
O seguro saúde pode sair mais barato
Na maioria dos casos, as agências de intercâmbio também tem uma parceria com as empresas de seguro saúde (o OSHC, que é obrigatório aqui na Austrália) e por isso conseguem preços bem mais baixos para os estudantes.
Mas como as agências ganham dinheiro então?
Pra quem tem curiosidade de saber, as escolas, o Seguro Saúde e as acomodações estudantis dão uma comissão para as agências de acordo com o valor do curso/serviço vendido. É assim que elas fazem dinheiro e não apenas com o valor da taxa de serviço. É por isso que quando vc faz um intercâmbio sem agência, vc acaba pagando um valor muito parecido com o que pagaria sem essa ajuda.
Morar é diferente de turistar
Por mais viajado e descolado que você seja, chegar em um país totalmente desconhecido sempre causa um pouquinho de dúvida no começo… Você não sabe ao certo como o transporte público funciona, como é a comida daquele lugar, onde ficam as lojas ou estabelecimentos que você vai precisar e etc… Isso pensando nas dúvidas básicas de um turista que logo no primeiro dia já serão facilmente esclarecidas.
Agora, pensa como seria morar em um país totalmente desconhecido? Você vai precisar abrir conta no banco, alugar um apartamento, tirar documentos que te permitam trabalhar, declarar imposto de renda, cumprir leis e obrigações que são totalmente novas pra você etc… É um pouco mais complexo do que uma viagem de férias e quando você tem alguém te ajudando, fica muito mais fácil.
Saldo final:
Se você conseguir economizar alguma coisa fechando seu intercâmbio sem agência, vai ser entre $100 e $200 dólares (pensando no caso da Austrália). Será que compensa arriscar? Deixa seu comentário aqui embaixo!
Ah! E se quiser saber mais sobre valores de intercâmbio para a Austrália, dá uma olhada neste vídeo do nosso canal do Youtube:
—
Pra quem não conhece nossa história desde o começo, vou resumir rapidinho: em 2016 nós viemos pra Austrália estudar inglês e desde então estamos morando em Sydney. O plano inicial era estudar 8 meses e ver no que dava, mas nós gostamos tanto daqui que renovamos nosso visto para mais 2 e meio. Temos planos de ficar por ainda mais tempo (talvez até pra sempre, dependendo das oportunidades…) por isso, passados aqueles 2 anos, renovamos novamente nosso visto de estudante para mais 2 anos!
Tanto para chegar até aqui, quanto pra renovar os vistos, nós sempre fizemos os processos com uma agência especializada no assunto.
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
Outros posts sobre intercâmbio na Austrália que vc também vai curtir:
- Qual é a melhor cidade para morar na Austrália?
- Como é fazer intercâmbio em Sydney?
- 13 curiosidades que você precisa saber antes de vir para a Austrália
- Quanto custa um intercâmbio para a Austrália – valores detalhados
- Como renovar visto na Austrália?
- 15 principais dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália
- Como imigrar para a Austrália – possibilidades e tipos de vistos
- 7 dicas infalíveis para vc economizar na hora de comprar passagens aéreas
1 comment