Vistos regionais na Austrália – por que é mais fácil imigrar com eles?

Para quem tem interesse em morar na Austrália legalmente ou imigrar com a família toda, provavelmente já ouviu falar sobre os vistos regionais, aqueles em que vc precisa morar, estudar e às vezes trabalhar fora dos grandes centros australianos. E eles têm sido tão falados ultimamente, justamente por serem uma das melhores opções para conseguir a Residência Permanente (e depois cidadania) aqui na Austrália. 

Além de outros pontos positivos, os vistos regionais na Austrália abrem portas para várias profissões que até então não levariam à um visto permanente! Alguns exemplos disso são: Comunicação, Hotelaria, Eventos, Finanças, RH, Marketing, Graphic Design e etc.

Esse post foi escrito em parceria com o Bravo Migration para falar sobre quais são esses vistos e como eles funcionam. Acompanha aí:

Como funcionam os vistos regionais na Austrália

O Governo Australiano criou recentemente 2 novos vistos regionais, que vieram para substituir outros e mudar um pouco as regras do jogo. Esses vistos são:

  • Subclass 491 Skilled Work Regional Visa – que substituiu o Subclass 489 visa;
  • Subclass 494 Skilled Employer Sponsored Visa – que substituiu o Subclass 187 RSMS visa;

Ambos são vistos regionais temporários com validade de 5 anos uma vez aprovados, mas que levam à possibilidade de aplicar para a residência permanente depois de 3 anos no mínimo. 

Cada visto tem suas próprias regras e algumas outras em comum:

Subclass 491 Skilled Work Regional Visa:

  • Ter menos de 45 anos;
  • Ter sua profissão na lista de demanda do Estado ou Território para qual vc pretende aplicar; 
  • Fazer o reconhecimento da Formação Acadêmica na Austrália (o chamado Skills Assessment);
  • Alcançar o mínimo de 65 pontos no Points Test;
  • Comprovar domínio do inglês (nota mínima: equivalente a 6 no IELTs mas devido ao teste de pontos pode ser necessário nota bem mais alta);
  • Preencher todos os critérios do Estado ou Território em questão para ser nomeado. Na maioria dos casos é exigido que o candidato já esteja morando na área regional em questão por um tempo mínimo e esteja estudando e/ou trabalhando lá. Existem exceções como no caso de NSW, que está procurando profissionais que ainda estejam no exterior e tenham uma oferta de trabalho em NSW numa área regional, ou que tenham pelo menos 5 anos de experiência na profissão (super oportunidade aí!).

Subclass 494 Skilled Employer Sponsored Visa

  • Ter menos de 45 anos;
  • Ter a profissão na lista de demanda do Estado ou Território para qual vc pretende aplicar; 
  • Fazer o reconhecimento da Formação Acadêmica na Austrália (o chamado Skills Assessment);
  • Comprovar domínio do inglês (nota mínima: equivalente a 6 no IELTs)
  • Ter uma oferta de trabalho full-time na sua área de atuação e em um local considerado regional;
  • A empresa que oferecer o trabalho e a vaga devem ser aprovadas pela imigração;
  • Ter pelo menos 3 anos de experiência full-time na área;

Os Estados e Territórios, por sua vez, também têm suas próprias regras, listas e requisitos específicos. Mas se eu falar de cada um deles nesse texto, vou ficar escrevendo até amanhã e provavelmente confundir ainda mais sua cabeça! haha 

Se quiser se aprofundar no assunto, indico esse texto do site da Bravo que detalha um a um os requisitos de cada estado. 

Quais são as áreas regionais? Praticamente todo o país com exceção de Sydney, Brisbane e Melbourne. A Gold Coast e Perth foram recentemente incluídos como áreas regionais para fins de visto. A gente falou mais disso nesse vídeo do nosso canal do youtube:

Mas além disso, minha principal dica é: 

Não mude de cidade antes de falar com um agente de imigração e avaliar o seu caso individualmente!

O cenário de imigração para Austrália é muito complexo, as regras são muito detalhadas para cada caso, cada estado tem requerimentos diferentes e as leis mudam constantemente. Por isso, tomar qualquer decisão por conta própria é bem arriscado e pode te custar muito tempo e dinheiro. Isso vale tanto para quem já está aqui, quanto para aqueles que nem saíram do Brasil ainda, mas já têm a intenção de morar na Austrália para sempre. 

Nós fazemos nosso processo com a Bravo Migration e indicamos o trabalho deles! Se você quiser entrar em contato com eles para saber mais sobre as suas possibilidades de imigrar para Austrália, é só clicar neste link e preencher o formulário de contato.

QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE

Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.

*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.


Outros posts que você também vai gostar

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More