Valeu a pena sair do Brasil e vir morar na Austrália?

vale a pena sair do brasil e morar fora

A gente já contou sobre nossa decisão de morar na Austrália e escreveu vários textos com dicas de como morar fora do Brasil. Mas uma coisa que muita gente nos pergunta e nem sempre a reposta é tão simples de encontrar é: Vale a pena sair do Brasil e morar fora?

E a resposta é sim. Ou melhor, pra nós valeu! 

Nesse post eu vou compartilhar nossa experiência como brasileiros que moram fora desde 2016, listando os prós e contras que envolvem essa decisão. Mas antes de começar, acho importante deixar claro que essa é a NOSSA história e o NOSSO ponto de vista e que isso não necessariamente vai ser igual pra vc, ok?

Então bora!

Vale a pena sair do Brasil e morar no exterior?

O que nos motivou a vir pra Austrália em 2016 foi a vontade de aprender inglês, aliado ao desejo de ter uma experiência fora do país. A ideia inicial era voltar em 8 meses, mas isso nunca aconteceu. hahaha E o motivo de nunca ter acontecido é que a gente se apaixonou pela Austrália e pela qualidade de vida que o país oferece. 

Então respondendo à pergunta de forma bem objetiva: sim, pra nós valeu a pena sair do Brasil e vir pra cá, mesmo largando nossos empregos, nossa casa, nossa família, amigos e tendo que encarar desafios totalmente novos e diferentes.

Como é começar do zero em outro país?

Não é fácil, principalmente se vc não conhecer ninguém. vc tem que aprender a andar na rua, fazer compras em outro idioma, encontrar um lugar para morar, fazer amigos, abrir conta em banco, aprender as leis do país, se adaptar à nova cultura e (muitas vezes) ainda ter que fazer tudo isso sem falar o idioma local tão bem.

Falando assim pode até parecer desgastante, mas pra nós foi até que bem interessante e desafiador. Todo esse processo nos ensinou MUITO e foi um dos primeiros passos pra gente ver que o mundo é muito maior que a nossa cidade. 

vale a pena sair do Brasil

O desafios de trabalhar no exterior

O trabalho é um ponto que gera dúvida em muitas pessoas justamente porque, na maioria das vezes, é preciso abrir mão da carreira (nem que seja por um tempo) e fazer outros tipos de trabalho para conseguir pagar as contas. 

Aqui na Austrália é permitido trabalhar enquanto estuda e nós já fomos garçons, faxineiros, caixa de supermercado, entregador de comida, recepcionista, pedreiro e por aí vai. No Brasil a gente trabalhava em escritório e nunca tinha feito nada além das nossas profissões de formação e tudo isso sem dúvida foi bem desafiador. Mas ainda assim valeu a pena!

O fato de trabalhar com algo completamente diferente do que estávamos acostumados, nos abriu muito a cabeça e nos fez rever alguns conceitos (e até preconceitos) que a gente tinha sem nem saber o porquê. 

Hoje posso dizer com toda certeza que a gente aprendeu a ser muito mais resiliente, flexível e preparado para lidar com qualquer tipo de situação tanto profissional quanto pessoal, de forma muito mais tranquila do que antes. 

Como lidar com a saudade morando fora do Brasil?

Uma coisa que nós aprendemos morando tantos anos fora foi a lidar com a saudade. Essa é uma escolha que somos obrigados a fazer no momento da decisão e que vamos carregar conosco durante todo o tempo em que estivermos longe.

Não tem dica de como não sofrer, não tem regra pra se adaptar mais rápido: vc tem que aprender a conviver e saber controlar a saudade, pq ela estará sempre ali presente. Mas apesar de difícil, na nossa opinião, ainda assim vale a pena.

QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE

A qualidade de vida no exterior

Infelizmente, a qualidade de vida no Brasil no que diz respeito à segurança, acesso ao lazer e qualidade dos serviços públicos deixa muito a desejar em relação à outros países. 

Aqui na Austrália, por exemplo, a gente consegue andar tranquilo na rua à noite, usando o celular sem ser assaltado. O transporte público funciona tão bem (principalmente nas cidades grandes) que ter carro acaba sendo opcional pra muitas pessoas. E o acesso ao lazer não é restrito apenas à quem tem dinheiro: existem muitas praias, parques, festivais e eventos gratuitos que são extremamente organizados, limpos e tranquilos. 

Aliás, mesmo que vc trabalhe com empregos simples e ganhe um salário mínimo, o acesso aos bens de consumo (roupas, brinquedos, coisas para casa, alimentação e etc) são muito mais acessíveis do que no Brasil. Em outras palavras: a desigualdade social existe, mas o abismo é muito menor.  

Nesse vídeo do nosso canal do Youtube a gente fala mais sobre essa questão do quanto vale a pena sair do Brasil pra morar fora e faz uma reflexão bem mais profunda sobre nossa experiência vivendo aqui an Austrália:

Outros posts que vc também vai gostar

Se você gostou do nosso conteúdo ou achou útil de alguma forma para a sua viagem, uma das melhores maneiras de retribuir e contribuir para que nosso trabalho continue é usando nossos links afiliados.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

1 comment

5 dicas fundamentais para conseguir trabalho em Adelaide, na Austrália! 23 de fevereiro de 2021 - 09:54
[…] Valeu a pena sair do Brasil e vir morar na Austrália? […]
Add Comment