Quando a Austrália vai abrir as fronteiras para estudantes internacionais?

Sem dúvida, a pergunta que mais recebemos desde o começo deste ano é: “Quando a Austrália vai abrir as fronteiras para estudantes internacionais?” Essa é a famosa pergunta de 1 milhão de dólares e a gente adoraria ter a resposta, mas a real é que ninguém sabe ainda. 

O que sabemos é que muita coisa já foi falada à respeito mas, conforme o avanço da doença foi acontecendo, as coisas também foram mudando por aqui. Para que vc entende melhor como está a situação do Covid-19 aqui na Austrália, nós decidimos fazer uma linha do tempo explicando tudo que aconteceu desde o começo da pandemia aqui na terra dos cangurus:

Situação do Coronavírus na Austrália:

  • O primeiro caso confirmado na Austrália foi em 22 de janeiro.
  • Austrália fechou as fronteiras internacionais em 20 de março de 2020 – Apenas residentes permanentes e cidadãos podem entrar desde então (até a data de hoje).

O Departamento de saúde da Austrália divulga diariamente os números atualizados da doença desde o começo da pandemia até a data de hoje, classificando por números gerais do país, casos por estado, origem da contaminação e por aí vai. Se vc quiser dar uma olhada este é o site oficial do Covid na Austrália. 

Mas só para resumir pra vc, aí vão alguns dados:

  • Total de casos registrados desde março: 27.678
  • Total de mortes: 907
  • Casos ativos no país (11/11/2020): 77
  • Total de testes nas últimas 24h: 33.373

Além desses dados, desde 5 de abril, o governo libera todos os dias um novo infográfico com os dados atualizados e organizados de forma bem visual, como este aqui embaixo (do dia  03/11/2020). Quem quiser acompanhar, o link para baixar os novos infográficos é este. 

Em relação às ondas de contaminação, a primeira onda aconteceu entre março e abril. Depois disso as coisas melhoraram e aí veio a segunda onda (que afetou muito mais a cidade de Melbourne) entre junho e setembro.

Com isso, as fronteiras internas entre os estados também foram fechadas e só era permitida a entrada em casos especiais e cumprindo a quarentena (que foi o que aconteceu quando viemos de New South Wales para South Australia). 

Tá, mas quando a Austrália vai abrir as fronteiras internacionais?

No começo do ano não existia uma previsão concreta para reabertura das fronteiras, mas o que se falava por aqui é que poderia ser no meio de 2020. O tempo foi passando e vcs já sabem o que aconteceu né? A situação do Covid não melhorou no restante do mundo, outros países começaram a ter a segunda onda e com isso as fronteiras da Austrália continuaram fechadas.

Em junho, o governo australiano falou que existia uma previsão de abertura para 2021. Chegaram até a dizer que poderia ser logo no começo do ano, mas mais uma vez os planos tiveram que ser alterados. 

No último dia  6 de outubro, o governo anunciou o novo Budget (orçamento) para o ano fiscal de 2020 – 2021 e muitas ações relacionadas ao Covid e à recuperação da economia do país foram citadas. *Uma observação importante aqui: a Austrália não passava por uma recessão há 30 anos, mas os impactos do Coronavírus foram bem significativos para o país e a economia recuou 7% nos primeiros meses de 2020. Mais informações neste link.   

Na mesma data do anúncio do budget, o governo disse também que a reabertura das fronteiras internacionais seria atrelada à criação de uma vacina, o que na conclusão dos próprios governantes, pode acontecer só no segundo semestre de 2021.

Quando será possível fazer intercâmbio na Austrália de novo?

Eu sei que essa previsão é um pouco desanimadora, principalmente para aqueles ques estavam com o intercâmbio para a Austrália todo programado ou até mesmo comprado. Mas, existe luz no fim do túnel!

Primeiro que os números de casos de Covid estão caindo dia após dia aqui na Austrália e o governo parece ter conseguido controlar muito bem a segunda onda.

Segundo que o governo da Austrália é super conservador, então é comum que eles divulguem previsões pessimistas para que, caso um cenário melhor acontecer, eles “voltem atrás” passando uma notícia positiva. Além disso, existem outros indícios positivos:

  • O fato das fronteiras internas estarem reabrindo é super positivo e ajuda na reorganização de pontos de quarentena, caso as fronteiras abram para estudantes internacionais com essa condição;
  • Vários vistos de estudantes que estão fora da Austrália têm sido aprovados;
  • A Austrália já criou a bolha de viagens com a NZ e existe previsão de fazer o mesmo com outros países;
  • Foi aprovado um projeto piloto para trazer 300 estudantes de volta para Austrália, a partir de novembro. Os estudantes de países como China e Sudeste Asiático serão os primeiros à retornarem para Universidades em Adelaide e Darwin. 
  • A economia da Austrália precisa de estudantes! 

Só para vcs terem uma noção, apenas em 2019, os estudantes internacionais contribuíram com $37.6 BILHÕES de dólares para a economia Australiana. Isso sem contar todos os empregos que esse setor gera: foram 240 mil empregos ou oportunidades de negócios criadas para atender este mercado. 

Ou seja, se o país precisa se reerguer economicamente, eles vão apostar no setor da educação para isso. Se quiser saber mais sobre essa questão dos estudantes internacionais na Austrália e conferir os dados que eu falei, tem mais informações neste link

Como disse no começo, é difícil afirmar a data em que a Austrália vai abrir suas fronteiras para estudantes internacionais, mas é fato que eles têm total interesse de que isso aconteça o quanto antes, porém de forma segura para a saúde de todos. 

Nossa dica é que vc continue acompanhando as notícias e seguindo nossos conteúdos aqui no blog, Instagram e Youtube, pq sempre que houver uma atualização sobre este assunto, nós vamos compartilhar com vcs!

Outros posts que vc também vai gostar:

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

4 comments

clara coelho 30 de maio de 2021 - 17:13
oi gente! estou me planejando pra ir em 2023 com meu marido... entrei em contato com a bravo e no começo eles me responderam dois emails mas pararam e não consigo mais falar com eles! quero muito continuar com indicação de vocês porque adoro o canal e confio em vocês! entretanto achei a empresa sem interesse algum em me ajudar. gostaria de saber se vocês podem me tirar uma dúvida: posso ir com meu marido, cada um no seu visto de estudante, estudando os seis meses e na renovação aplicar para o visto de casal (com um como dependente) ou preciso já ir dessa forma? obrigada!!! espero ir em breve
clara coelho 30 de maio de 2021 - 17:13
oi gente! estou me planejando pra ir em 2023 com meu marido... entrei em contato com a bravo e no começo eles me responderam dois emails mas pararam e não consigo mais falar com eles! quero muito continuar com indicação de vocês porque adoro o canal e confio em vocês! entretanto achei a empresa sem interesse algum em me ajudar. gostaria de saber se vocês podem me tirar uma dúvida: posso ir com meu marido, cada um no seu visto de estudante, estudando os seis meses e na renovação aplicar para o visto de casal (com um como dependente) ou preciso já ir dessa forma? obrigada!!!
Guilherme Araujo 13 de abril de 2021 - 11:52
Falou falou não disse nada, grande coisa.
Isa 26 de fevereiro de 2021 - 11:25
Claro e objetivo. Obrigada pelas informações!
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More