Assim como nós, cada vez mais brasileiros têm se mudado para South Australia em busca de mais oportunidades de imigração. Mas uma das primeiras perguntas quem vem à cabeça na hora de fazer essa transição é “será que eu vou conseguir um trabalho em Adelaide?”.
A gente também tinha esse medo.
Todo mundo sabe que Adelaide é uma cidade menor que Sydney, Melbourne e até mesmo Brisbane. Mas isso não significa que é uma cidade pequena, pacata e sem oportunidades, muito pelo contrário: Adelaide é a capital do estado de South Australia e tem mais de 1.3 milhões de habitantes, de acordo com o senso de 2016. Ou seja: é claro que tem trabalho em Adelaide!
Mas, não custa passar algumas dicas pra quem está chegando agora, não tem experiência, não conhece ninguém e não sabe muito bem por onde começar a procurar, né? Eu contei com a ajuda do Study Adelaide para escrever esse post e trazer MUITA informação útil pra vcs. Vamos lá então:
5 dicas para conseguir trabalho em Adelaide, na Austrália!
Independentemente de vc estar vindo direto do Brasil ou de qualquer outra cidade na Austrália, o que eu posso dizer é que é possível sim conseguir emprego em Adelaide, seja full-time (pra quem tem o Graduate Visa, por exemplo) ou part-time, pra quem vem com visto de estudante.
Nós nos mudamos de Sydney pra cá em setembro de 2020 (depois de 4 anos morando em Sydney) e já vimos bastante gente conseguir emprego sem muita dificuldade, incluindo o Ulisses! (só por curiosidade: eu já vim pra cá com emprego pq meu trabalho é online, então não me incluo nessa).
Mas com certeza existem alguns fatores que podem acelerar sua busca por trabalho aqui em Adelaide, e é isso que eu vou compartilhar com vcs nesse post:
1 – Esteja aberto às oportunidades
Antes de qualquer coisa, acho importante dizer que muita gente tem dificuldade em conseguir emprego em Adelaide por causa do “foco seletivo”. Seja por estar procurando apenas emprego na área de formação do Brasil ou por não estar disposto à fazer qualquer tipo de trabalho, como aqueles na área de hospitality, cleaning, construção e etc.
Se vc quer trabalhar e precisa da grana, é importante estar aberto à TODAS as oportunidades, por que elas existem! Nós mesmo já vimos diversos cafés, restaurantes, supermercados e lojas precisando de funcionários, assim como empresas de limpeza, por exemplo.
Então, existe uma diferença muito grande entre dizer que “não existe trabalho em Adelaide” e “não existe o trabalho que eu quero em Adelaide”.
Sendo assim, a dica principal é: esteja aberto às oportunidades! Aceite fazer trabalhos que não são na sua área ou são diferentes daquilo que vc estava planejando fazer. Com o tempo, novas experiências vão surgindo e nada te impede de mudar.
2 – Considere fazer trabalho voluntário ou estágio
Falando em aproveitar oportunidades, pra quem procura emprego na área, um estágio não remunerado pode ser uma ótima estratégia para melhorar seu currículo e desenvolver seu conhecimento sobre o mercado.
O mesmo também vale para trabalhos voluntários, que além de somarem bastante ao seu currículo, vão te ensinar vários skills que podem ser úteis em qualquer empresa onde vc trabalhe no futuro.
No site do Study Adelaide existem VÁRIAS informações sobre como e onde conseguir um estágio ou trabalho voluntário em Adelaide, incluindo links para sites de busca e histórias de outros alunos que já participaram desse tipo de programa.
Nos dois casos, você ainda vai ter oportunidade de expor seu trabalho e entrar em contato com várias pessoas que podem te abrir portas algum dia. E é exatamente isso que eu vou explicar no próximo tópico:
3 – Não subestime o poder do Networking
Eu sei que chegar em uma cidade nova é um desafio: vc ainda não conhece muita gente, vai ter que fazer novos amigos e construir novos contatos. Nós fizemos isso quando chegamos pela primeira vez na Austrália e repetimos tudo quando nos mudamos para Adelaide, com a diferença de que agora nós já sabemos o quão importante esses novos contatos podem ser.
Minha dica é que vc aproveite todas as oportunidades para conhecer gente nova, converse com as pessoas da sua escola, faça amizade com seus flatmates, entre em contato com amigos de amigos que também vieram pra cá, entre nos grupos do facebook (como o Brasileiros em Adelaide, por exemplo), participe de eventos brasileiros e etc…
Em uma dessas oportunidades, sempre tem alguém que sabe de alguma vaga de emprego e acaba te indicando – vai por mim, isso já aconteceu várias vezes com a gente! Não acredita? Então escuta esse episódio do nosso podcast que eu tenho certeza de que vai te ajudar. ;)
4 – Invista no seu inglês, experiência e currículo
Esses três pontos são sim muito importantes. MAS CALMA, pq se vc não preencher um desses três requisitos, não significa que vc não vai conseguir emprego em Adelaide! É possível trabalhar em diversas funções, inclusive aquelas que não incluem contato direto com o público, ou seja, não exigem que vc tenha um nível tão alto de inglês.
A experiência também pode ser um fator decisivo. Se vc está vindo de outra cidade e já trabalhou na Austrália antes, suas chances podem ser maiores. MASSSS, isso também não significa que sem experiência vc não vai conseguir emprego. O próprio Study Adelaide organiza workshops MUITO BONS e gratuitos sobre temas como “monte seu currículo sem ter experiência”, por exemplo. Eles têm também uma página chamada de tool kit, com templates de carta de apresentação, perguntas mais comuns em entrevistas, dicas para melhorar seu linkedin e vários outros temas.
Depois dessa, não tem desculpa pra dizer que não sabe como se preparar né?!
5 – Saiba como procurar trabalho em Adelaide
Alguns dos sites para busca de emprego mais usados aqui na Austrália são:
Gumtree (filtrar a função jobs)
O Linkedin também é uma ferramenta super forte na Austrália inteira para busca de empregos na sua área.
Espero que esse post tenha sido útil pra vc. Se foi, por favor, compartilhe com alguém que vai curtir essas dicas, assim vc ajuda nosso trabalho a continuar acontecendo. =)
Ah! A gente também posta bastante nas redes sociais, segue a gente lá:
Instagram – @vamosfugirblog
YouTube – Vamos Fugir Blog
Outros posts que vc também vai gostar:
- Quanto custa fazer intercâmbio para Austrália em 2021?
- Valeu a pena sair do Brasil e vir morar na Austrália?
- Morar na Austrália com filhos – é possível? Como?
- Tudo que você precisa saber para morar, estudar e trabalhar na Austrália
- Como renovar visto na Austrália?
- 15 principais dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
2 comments