O que fazer em phuket, Tailândia, além das festas? Vale mesmo a pena incluir a ilha no roteiro de viagem pelo país?
Phuket é uma ilha na Tailândia que tem certa “má fama”, por estar associada ao turismo sexual, festas e vida noturna muito agitada. Nós estivemos na Tailândia em 2016 e confesso que preferimos nem visitar Phuket, justamente por achar que não seria a nossa vibe.
Mas quando voltamos ao país em 2023, decidimos finalmente conhecer a região para tirar nossas próprias conclusões. E é isso que vou te contar nesse post!
Vale a pena incluir Phuket no roteiro de viagem pela Tailândia?
Nós moramos na Tailândia como nômades digitais por 4 meses, entre 2022 e 2023. Durante esse período, ficamos 20 dias só em Phuket e não nos arrependemos. Na verdade, até gostamos bastante. Mas o segredo foi pesquisar bem e ficar hospedado em um lugar tranquilo (já vamos falar mais sobre isso).
Phuket é a maior ilha da Tailândia, por isso é muito urbana e tem ótima estrutura, tanto para os turistas quanto para os moradores locais. Diferente de ilhas menores como Koh Phi Phi e Koh Lipe, por exemplo, em Phuket, você encontra grandes lojas, shoppings, redes de supermercado, etc.
Em relação às praias, gostamos também. Mas acho importante dizer que sim, Phuket tem praias muito bonitas, porém elas não são aquele paraíso que vem à cabeça quando o assunto é Tailândia. Ainda assim, os passeios de barco que saem de lá fazem valer ainda mais a visita.
Onde se hospedar em Phuket
Patong
É a parte mais turística e movimentada da ilha. Por lá tem uma infinidade de restaurantes, bares e hotéis, além da famosa Bangla Road, a rua da doidera, baladas, show de sexo e etc.. A praia, na nossa opinião, não é das mais bonitas.
Se vc não está em busca de vida noturna, talvez essa não seja a melhor região para se hospedar, a não ser que você dê preferência para hotéis mais afastados do burburinho, como o Patong Heights, The Senses Resort & Pool Villas – SHA Plus ou Buasri Boutique Patong.
Karon
A praia é linda, tem um calçadão gostoso para fazer caminhadas e muitos restaurantes ao longo da orla. Acredito que seja uma boa região para se hospedar por que, ao mesmo tempo que tem boa estrutura, não é tão movimentada.
Algumas sugestões de hotéis bem avaliados são: Karon Phunaka Resort, Memory Karon Resort e Best Western Phuket Ocean Resort
Kata
Foi onde nos hospedamos e gostamos bastante. A região é tranquila, a praia é linda e tem muita estrutura de bares, restaurantes, lojas e tudo que precisávamos.
Nós ficamos no Nonee hotel, que é ótimo! Super limpo, confortável, tem uma cozinha compartilhada, piscina e opções de quartos privados ou compartilhados. O ponto negativo é que fica um pouco longe da praia. Para quem aluga moto não é um problema, mas se você não for alugar, recomendo escolher uma opção de hospedagem mais próxima do centro como Chanalai Flora Resort, Kata Beach – SHA Plus e Novotel Phuket Kata Avista Resort and Sp.
Obs: essas três regiões são as mais recomendadas para se hospedar em Phuket para quem pretende fazer os passeios de barco, já que os tours incluem transporte gratuito dos hotéis localizados nessas áreas. (já vamos falar mais sobre isso).
Rawai
Uuma região bem procurada pelos nômades digitais, já que oferece muitos cafés e boas opções de hospedagem com preços mais acessíveis. Nós ficamos 5 dias no Selina e gostamos bastante da estrutura do hotel, mas a localização não é muito boa para quem fica pouco tempo ou quer conhecer as áreas principais da ilha.
O que fazer em Phuket, Tailândia
Praias da Ilha
No tópico anterior sobre onde ficar em Phuket, já falamos sobre algumas praias urbanas: Kata, Karon, Phuket e Rawai. Vale alugar uma moto e pegar um dia para fazer um tour passando por todas, parando pra almoçar, nadar e ver o pôr do sol sem pressa – pra isso nós recomendamos Kata Beach ;)
Nós fizemos um vídeo bem completo para o nosso canal do YouTube mostrando cada uma dessas praias e passando mais dicas sobre como se locomover e o que fazer em Phuket, na Tailândia. Se quiser dar uma olhada está aqui (já aproveita e segue nosso canal!):
Neste mesmo dia de passeio de moto, você pode incluir também outras praias pelo caminho:
Nai Harn
Uma praia bem gostosa e com mar tranquilo. Além disso, no canto tem um rio que deságua no mar e deixa o visual ainda mais lindo.
Freedom beach
Linda e menos movimentada, foi umas das praias que mais gostamos em Phuket. Elas estão localizadas entre Karon e Patong Beach, mas para chegar até lá não é tão simples porque o acesso é feito por uma estrada de terra bem esburacada e íngreme – é preciso cuidado se estiver dirigindo moto!
Depois, é preciso estacionar a moto e seguir por uma trilha de intensidade moderada (mas bem escorregadia se tiver chovido) de mais ou menos 20 minutos até a praia. Pode parecer complicado, mas vale muito a pena!
Yanui beach
É uma praia pequenininha, dividida no meio por uma ilha de pedras que forma uma paisagem incrível. A água lá é bem tranquila, com temperatura deliciosa e super transparente, o que deixa a condição perfeita para fazer snorkel.
A melhor forma de chegar até essas três praias é de moto ou aplicativo.
Passeios de barco saindo de Phuket
Além dessas praias urbanas, vale a pena colocar Phuket no seu roteiro de viagem pela Tailândia pelos passeios de barco que saem de lá.
James Bond Island
Um dos pontos turísticos mais famosos da Tailândia, o passeio para James Bond Island nos surpreendeu. A praia onde fica a tão famosa pedra do filme 007 é realmente maravilhosa! Além disso, o tour também passa por outras ilhas lindas e com história super interessante.
Se quiser ver cada um desses cantinhos e saber mais detalhes, nós também temos vídeo no Youtube sobre esse tour:
Tempo de duração do passeio: das 7h às 17h
Preço: THB$1.900 (valor de 2023)
Onde comprar: Nós fizemos todos os passeios com a Tailândiando e recomendamos muito! Eles são brasileiros, fazem todo o atendimento em português e por whatsapp. Seguidor do Vamos Fugir tem desconto na pré-reserva do passeio pelo site, é só usar o código: VAMOSFUGIR5.
Similan Islands
Pra nós, o melhor passeio de Phuket! As Similan Islands são um conjunto de 9 ilhas (Similan significa 9 no idioma Malaio) incrivelmente lindas e de água super transparente: é a verdadeira definição de paraíso.
O passeio faz paradas para snorkel, mergulho, almoço e a gente ainda fica um bom tempo na praia curtindo. Também tem vídeo no canal com todos os detalhes:
Tempo de duração do passeio: das 5h30 às 19h
Preço: THB$2.600 (valor de 2023)
Onde comprar: Nós fizemos todos os passeios com a Tailândiando e recomendamos muito! Eles são brasileiros, fazem todo o atendimento em português e por whatsapp. Seguidor do Vamos Fugir tem desconto na pré-reserva do passeio pelo site, é só usar o código: VAMOSFUGIR5.
Obs: reserve esse passeio com antecedência se for em alta temporada, pois é muito concorrido e as vagas são limitadas.
Koh Phi Phi
É possível também fazer um passeio de bate e volta saindo de Phuket para Koh Phi Phi, mas claro que a experiência não será tão completa quanto se hospedar por lá.
O que fazer em Phuket além das praias
Big Buda
Localizado no topo de uma montanha com uma vista de 360º graus da cidade, o Big Buda é uma estátua de 45m de altura, toda revestida de mármore.
É muito bonito e a entrada é gratuita.
Nós mostramos mais sobre como chegar e o que tem pra ver no Big Buda nesse vídeo, que também fala de muitas outras coisas como a Bangla Road em Patong:
Feirinhas
Assim como em todas as cidades da Tailândia, algo muito interessante para fazer em Phuket à noite é conhecer uma feirinha de rua. Você encontra em todos esses bairros mais centrais que citamos, mas a principal é a Naja Market, que acontece aos finais de semana no centro da cidade.
Como se locomover em Phuket
Os aplicativos de transporte como Grab, Bolt, Indrive, etc, funcionam muito bem em Phuket, mas os valores são muito mais altos que em outras cidades da Tailândia.
Alugar uma moto acaba compensando financeiramente e é uma ótima opção para explorar a ilha internamente. Uma dica para economizar é alugar por períodos mais longos, como um mês. A média de valores do aluguel de moto em Phuket é de THB$300 a 350 por dia, mas negociando para mais tempo, ou em períodos de temporada mais baixa, você pode conseguir bons descontos.
Só para vocês terem uma noção, nós alugamos para 15 dias na época entre natal e ano novo e conseguimos baixar esses valores para THB$200 por dia.
Quanto tempo ficar em Phuket
No mínimo 3 dias inteiros caso você queira fazer os dois principais passeios de barco (James Bond Island e Similan Islands) + 1 dia de tour pelas praias da ilha.
Se tiver 4 dias, melhor ainda! Aí vale dividir esse último rolê em 2 dias pra fazer tudo com mais calma e ter tempo de aproveitar cada uma das praias.
Qual é a melhor época para ir para Phuket
Em todo o Sudeste Asiático existe épocas de monções, que são períodos de chuva muito forte que podem acabar estragando sua viagem. Levando isso em conta, os melhores meses para viajar para a Tailândia sem pegar muita chuva são:
- Região central e norte do país (Bangkok até Chiang Mai) – Novembro e Abril
- Costa Oeste (Phuket, Krabi e Koh Phi Phi) – Dezembro a Abril
- Costa Leste (Koh Tao, Koh Samui e Koh Phangan) – Fevereiro a Maio
Espero que nossas dicas do que fazer em Phuket, Tailândia ajudem no planejamento da sua viagem! Se quiser acompanhar mais detalhes, não deixe de seguir nosso canal do YouTube e para saber o dia a dia, perrengues e muitas curiosidades de viagem, siga também nosso Instagram!
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
Outros posts que você também vai gostar
- O que fazer em Koh Phi Phi, uma das ilhas mais paradisíacas da Tailândia!
- O que fazer em Railay Beach, na Tailândia – roteiro completo
- Festival das lanternas na Tailândia, Chiang Mai – tudo que vc precisa saber
- Roteiro de 20 dias pela Tailândia: o que fazer e quanto tempo ficar em cada cidade
- O que fazer em Bangkok – roteiro de viagem para 4 ou 5 dias