Viagem de motorhome na Europa: roteiro pelo sul da Espanha para 7 dias com preços

Planejar uma viagem de motorhome na Europa é uma experiência que combina liberdade, aventura e a chance de descobrir lugares incríveis. Neste post, vamos compartilhar sobre o nosso roteiro pelo sul da Espanha, em que exploramos a região de Andaluzia a bordo de um motorhome que mais parecia uma mansão, hahaha! A gente percorreu cerca de 700 km, passando por cidades históricas super charmosas e paisagens lindas demais! 

Além de contar sobre os lugares incríveis, também vamos compartilhar como funciona o motorhome, desde o banheiro e cozinha até o sistema elétrico. Também vamos dar dicas de onde é permitido dormir, como encontramos esses lugares, e o que você precisa para dirigir por lá. E para vc planejar uma viagem sem sustos, vamos detalhar os gastos com campings, pedágios, combustível, aluguel e como funciona o abastecimento do motorhome. 

Com toda a certeza, foi uma das viagens mais surpreendentes que já fizemos. Preparados para fugir com a gente pelo sul da Espanha?

Roteiro de viagem pelo sul da Espanha

O roteiro que preparamos para explorar o sul da Espanha durante nossa viagem de motorhome na Europa foi pela região da Andaluzia, famosa por suas paisagens deslumbrantes, cidades históricas e uma cultura bem rica. 

O nosso trajeto começou em Múrcia, onde pegamos o motorhome, e incluiu paradas em Granada, Málaga, Ronda e finalizamos em Sevilla. 

Cada um desses destinos tem um vídeo exclusivo no canal, mas vamos contar um pouquinho sobre eles aqui também.

Parada em estrada paradisíaca na Espanha

O que fazer em Granada (Espanha)

Granada foi a nossa primeira parada e ficamos por lá duas noites. É uma cidade com influências árabes muito fortes, tando na cultura, arquitetura, quanto na comida. Isso porque a região foi ocupada pelos Mouros, que vieram da Argélia e Marrocos, de 711 até 1492.

Lá, você pode visitar o famoso complexo de Alhambra, um conjunto de palácios e fortalezas que é Patrimônio Mundial da UNESCO que são lindíssimos.

Além disso, não deixe também de passar pelo bairro de Sacromonte, onde você encontrará as cuevas, casas esculpidas em cavernas, com forte relação com a cultura cigana. Por lá, vc pode curtir apresentações de Zambra e Flamenco, por exemplo. 

Também vale visitar o bairro de Albaicín, que é histórico e famosos por suas ruas estreitas, casas brancas bem charmosas, lojas de artesanato e restaurantes com comida local, além de apreciar os miradouros, com vista para a Sierra Nevada e Alhambra. 

Nós mostramos tudo sobre a cidade em nosso canal. Aproveite para se inscrever e não perder nenhum conteúdo!

O que fazer em Málaga

De Granada, seguimos para Málaga, uma cidade costeira muito linda que nos surpreendeu demais. Por lá, tivemos que parar o motorhome em um lugar mais afastado e ir para o centro de ônibus, já que é uma cidade bem grande.

Em málaga vale a pena passear pelo calçadão do centro histórico, visitar a Catedral de Málaga, a fortaleza de Alcazaba, explorar o castelo de Gibralfaro e até ruínas de um teatro romano do século I d.C.

Málaga também é conhecida como a cidade natal de Picasso, e você pode visitar o museu dedicado ao artista. Além disso, a vibe praiana de Málaga conquistou muito a gente. Também ficamos duas noites.

O destino também já tem um vídeo completo no canal pra vc conferir tudo em detalhes:

O que fazer em Ronda e Setenil de Las Bodegas

Depois de curtir a costa, seguimos para o interior, rumo à cidade de Ronda. Construída no topo de um desfiladeiro, Ronda impressiona com suas vistas panorâmicas. Por lá tem a Ponte Nuevo, uma ponte de 98 metros de altura construída no fim do século 18 que liga as partes antiga e nova da cidade.

Caminhar pelo centro histórico de Ronda é como voltar no tempo. A cidade é famosa por sua arquitetura tradicional e pela rota dos Pueblos Blancos, vilarejos com casas pintadas com tinta branca a base de cal que refletem o calor do sol.

Por lá, decidimos ficar em um camping gratuito numa cidade próxima com vistas para as montanhas. Domirmos apenas uma noite.

E p​ara encerrar o roteiro antes de seguir para Sevilha, paramos em Setenil de Las Bodegas, um dos Pueblos Blancos da região de Andaluzia. Por lá, vc vai ver casas construídas nas rochas, criando um visual bem curioso. Hoje em dia, essas casinhas são bares e restaurantes, então, aproveite para experimentar as tapas espanholas que são uma delícia!

Como é um motorhome por dentro

Nós fizemos nossa viagem de motorhome na Europa com um veículo da Ruta E – Autocaravanas, uma empresa de brasileiros que moram na Espanha. A experiência foi demais e super recomendamos. Então, bora contar tudo o que tem em um motorhome – pelo menos no que a gnt usou e amou! 

Do lado de fora, o motorhome era equipado com um toldo ajustável. Assim, quando parávamos, conseguíamos criar quase que um quintal bem do lado, com uma mesinha e cadeiras tbm. 

A cozinha do motorhome dá banho em muitas acomodações que a gente já ficou, viu? Tinha um fogão de três bocas, exaustor, talheres, copos, pratos, panelas, além de uma máquina de café para quando estávamos conectados à energia do camping. Essa máquina é um dos extras que vc consegue adicionar quando foi alugar o veículo.

Descansando e trabalhando no motorhome

A mesa da “sala” podia ser transformada em uma cama de casal. Além disso, tinham duas beliches, com capacidade para crianças ou adultos pequenos, e uma cama principal que era bastante espaçosa. 

Na sala tbm tinha uma TV Smart, que podia ser ajustada para assistir de diferentes ângulos, inclusive de fora do veículo. 

Agora, o banheiro foi um dos pontos altos do motorhome. Além da privada, pia e chuveiro bem espaçoso, com água quente e fria, tinha armários e até um secador de cabelo. 

E o que ganhou nosso coração, e ajudou demais nossa viagem, foi que o motorhome veio com Wi-Fi ilimitado na Espanha!

Esse modelo que a gente usou acomodava até sete pessoas, mas só tinha cintos de segurança para até seis pegarem a estrada.

No vídeo que já publicamos no canal, vc pode ver tudo mais detalhado:

O que é a garagem do motorhome?

Como vc pode perceber até aqui, o veículos que na nossa viagem de motorhome na Europa usamos era bem parrudo. Ele tinha até uma garagem, que é um espaço na área traseira do veículo, com acesso tanto pelo lado de fora quanto pelo lado de dentro, debaixo da cama.

A gente usou pra guardar nossos mochilões, mas o pessoal da Ruta E deixava vassoura, balde, guarda-sol, tapete de chão, churrasqueira a carvão, sofá inflável e até um projetor! Isso mesmo, nós montamos ele na área externa e fizemos um cinema particular ao ar livre! Foi demais!!!

Como funciona um motorhome

Mas antes de planejar seu roteiro, é importante entender melhor como funciona uma viagem de motorhome na Europa. Esse tipo de viagem oferece um conforto e uma flexibilidade bem legal, porque você pode decidir onde parar e quanto tempo ficar em cada lugar e ter todos os benefícios que, praticamente, uma casa te dá. Mas existem algumas tarefas também:

O que é água cinza e água preta?

Quando você fizer uma viagem de motorhome na Europa ou em qualquer outro lugar, é importante entender como funciona o sistema de gerenciamento de águas. Neste tipo de veículo, as águas usadas são separadas em duas categorias: água cinza e água preta. Cada uma delas precisa ser descartada de forma adequada.

A água cinza é toda a água que sai do chuveiro, da pia da cozinha e da pia do banheiro. Ou seja, a água usada para lavar a louça e escovar os dentes. Embora seja água “usada”, ela não é tão suja como a água preta, porque não contém resíduos orgânicos. Essa água é armazenada em um tanque separado no motorhome e precisa ser descartada em locais apropriados. Os campings possuem um tipo de ralo pra descarte e alguns postos de combustíveis também.

Já a água preta é a que vem da privada, contendo resíduos orgânicos (ou seja, cocô e xixi). Essa água é armazenada em um recipiente específico, tipo um galão, e o seu descarte é feito num poço específico nos campings. 

Descarte e reposição durante viagem de motorhome

Durante a viagem, tem que prestar atenção ao nível dos dois tanques para garantir que não fiquem cheios. Isso é mostrado no painel do motorhome, e os campings têm um lugar indicado para que vc possa fazer essa reposição. Se vc for repor em postos de estrada, a qualidade da água pode variar, por isso, é importante checar antes se é potável ou não.

O motorhome também tem mesa e cadeiras para usar do lado de fora

Como funciona o sistema de energia do motorhome

Uma das maiores vantagens fazer uma viagem de motorhome na Europa é que parece que vc está, praticamente, a bordo de uma casa. E boa parte disso é pelo sistema de energia do veículo. No motorhome que usamos pelo nosso roteiro no sul da Espanha, tinha geladeira, ar-condicionado e até wi-fi ilimitado o tempo todo. Vamos explicar melhor como funcionava aqui embaixo.

Bateria e painéis solares

O motorhome é equipado com uma bateria principal carregada de duas maneiras: por painéis solares instalados no teto do veículo e também quando o veículo está em movimento. 

Isso significa que, enquanto você dirige, a bateria vai se recarregando automaticamente, garantindo que você tenha energia suficiente para usar diversos equipamentos ao longo do dia. Pra gente, que trabalhou durante a viagem, isso ajudou demais!

Geladeira e aquecimento de água

Alguns dos principais aparelhos do motorhome, como a geladeira e o aquecimento de água do chuveiro, são alimentados a gás. 

Isso é uma vantagem, porque reduz o gasto da bateria e garante que você tenha sempre comida fresca e banho quentinho mesmo quando não estiver conectado a uma fonte de energia externa.

Iluminação e carregadores USB

Já as luzes internas do motorhome e os carregadores USB (que podem ser de 5V ou 12V) são alimentados pela bateria principal. 

Como esses dispositivos consomem pouca energia, então a bateria geralmente dá conta do recado sem problemas, mesmo durante a noite. O que facilita quando você não para em um camping com estrutura, por exemplo. 

Cineminha com projetor que vem no motorhome!

Consumo de energia em viagem de motorhome

Se você precisa usar equipamentos que consomem mais energia, como um notebook ou o ar-condicionado da parte da “casa” do motorhome, daí é um pouco diferente. 

Pra esses casos, vc precisa estar conectado a uma fonte de energia externa, como a eletricidade disponível em campings. Mas, além disso, o motorhome pode vir equipado com um no-break ou uma bateria portátil, que funciona como uma reserva de energia. O da Ruta-E tinha e usamos muito!

Controle do sistema de energia

Achou muita coisa pra se preocupar? Calma! O motorhome possui um painel de controle pra vc conseguir monitorar e gerenciar toda a energia disponível. 

Nele, você pode ver o nível da bateria, ativar ou desativar as luzes internas e externas, controlar o aquecimento da água e até ligar o ar-condicionado. Assim, vc sabe certinho o consumo de energia durante a viagem e também consegue planejar quando é preciso parar num camping mais estruturado.

Você pode reservar um motorhome igual ao nosso ou conhecer outros modelos clicando aqui e falando com o pessoal da Ruta E – Autocaravanas.

Por do sol durante viagem de motorhome na Europa

Viagem de motorhome na Europa

Carteira de motorista do Brasil é aceita na Europa?

Uma dúvida comum para quem planeja uma viagem de motorhome na Europa é sobre a validade da carteira de motorista brasileira. 

A boa notícia é que, graças a um acordo bilateral entre o Brasil e a União Europeia, a carteira de motorista do Brasil (categoria B) é aceita em toda a Europa por até 6 meses, o que cobre a duração máxima do visto de turista, que é de 3 meses. Isso significa que você não precisa de uma carteira especial para dirigir um motorhome por lá.

O Ulisses tem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é traduzida para o inglês. Mas, como falei, a carteira brasileira já é suficiente para alugar e dirigir um motorhome na Espanha e em outros países europeus. Então, é só pegar a estrada e curtir a viagem!

“Escritório” montado usando wi-fi do motorhome!

Onde estacionar durante viagem de motorhome na Europa

Essa é uma dúvida bem comum, afinal o motorhome é um veículo grande, então precisa de espaço. 

Mas o próprio pessoal da Ruta E indicou pra gnt um aplicativo chamado Park 4 Night, que mostra várias opções de campings pagos e áreas gratuitas para estacionar e passar a noite. 

O legal é que ele é funciona com a avaliação de outras pessoas que tbm estão viajando de motorhome, então vc já sabe o que esperar do lugar. 

Na Europa não faltam opções de onde parar o motorhome

É seguro estacionar o motorhome na rua?

Nossa experiência foi bem tranquila e não tivemos nenhuma dificuldade nem de achar vagas pra estacionar na rua durante os passeios e nem de achar lugares para dormir. 

Nos primeiros dias ficamos mais em alerta, mas depois percebemos que faz parte da cultura deles e muita gente faz o mesmo. Além disso, o app també ajuda bastante. Nele, vc vê os comentários das pessoas que já ficaram nos lugares dizendo se a área é mais movimentada, se foi uma experiência segura, etc. Então, relaxamos e aproveitamos. 

Ah, se vc estiver com dúvida se é seguro viajar de motorhome na Europa, pra gente foi bem de boa. Então, super indicamos!

Quanto custa uma viagem de motorhome na Europa?

O valor total de uma viagem de motorhome na Europa vai incluir o aluguel do veículo, feito por diária, o valor dos campings pagos, pedágio e também combustível.

Sobre os campings, nós pagamos a partir de 15 euros, já com recarga de energia e água inclusa. Ao todo, ficamos em 4 campings pagos e 3 gratuitos, então, nosso gasto total foi de 70 euros (R$ 420).

Quando fomos, a média do diesel saiu por 1,55 euros/litro (R$ 9,30/litro). Para fazer o nosso roteiro pelo sul da Espanha, de Múrcia até Sevilla, gastamos 153 euros (R$ 918). Agora sobre pedágios, acabamos não pegando nenhum, então não tivemos gastos em relação a isso.

Vista do nosso “quintal” durante viagem de motorhome na Europa

A diária de um motorhome igual ao nosso sai a partir de 120 euros, mas isso depende se é alta temporada ou não. O valor também pode variar de acordo com os extras que vc optar, como máquina de café e churrasqueira, por exemplo. Mas o que mais gostamos do serviço da Ruta E é que roupa de cama, toalha de banho, produtos de limpeza, utensílios da cozinha, temperos e até papel higiênico já estavam inclusos no valor básico. 

Nós já viajamos com motorhome de outras empresas e tivemos que providenciar boa parte disso ou pagar extra por dia pra ter acesso a essas coisas. Só que quando vc está numa viagem de férias longe da sua casa, por exemplo, acaba não sendo tão prático, né?

Vc pode conhecer outros modelos clicando aqui e falando com o pessoal da Ruta E – Autocaravanas.

Dicas importantes de viagem para a Europa

É muito importante dizer que o seguro saúde é obrigatório para brasileiros que viajam para a Europa! Fora isso, nós recomendamos fazer pra qualquer viagem, já que emergências médicas, ainda mais pagando em euro, são sempre bem caras e podem estragar seu orçamento (e viagem!). Nós usamos a Safety Wing, que é uma empresa global que atua no mundo todo e vc pode contratar de onde estiver, por pequenos ou longos períodos. Ou recomendamos também a Seguros Promo que é um buscador que compara empresas de seguro saúde (mas atenção, essa opção não funciona pra quem mora fora do Brasil).

Outra dúvida muito comum de brasileiros que vão para Europa é como levar dinheiro pra viagem. Nós recomendamos usar um cartão multimoedas. Além de ser mais seguro, vc ainda economiza com uma taxa de câmbio mais vantajosa. A gente indica a Wise. E usando o nosso link da WISE, a 1ª transferência (até o valor de R$3.500) é com TAXA GRÁTIS.

Inclusive, vc pode usar o cartão para reservar hotel e comprar passeios on-line, pagando um IOF mais barato.

Sobre chip internacional de celular, nós usamos e recomendamos A Casa do Chip.

Viagem de motorhome na Europa: conclusão

Fazer uma viagem de motorhome na Europa, especialmente um roteiro pelo sul da Espanha, foi uma experiência muito incrível. A gnt viajou por 7 dias e pode fazer tudo no nosso tempo, curtir no nosso ritmo e ainda apreciar a vista dessa região que é linda demais! 

E aí, se animou pra fazer uma viagem nesse estilo? Conta aqui pra gente!

Veja também nosso roteiro por Barcelona!

Outros posts que você também vai gostar

Related posts

O que fazer no Algarve, Portugal: roteiro para 3 ou 4 dias de viagem

O que fazer em Lisboa: roteiro para 4 dias e preços atualizados

O que fazer em Bruxelas, na Bélgica? Roteiro completo e preços atualizados

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More