Se você já acompanhou nossos roteiros, sabe que a gente ama viajar para Tailândia. Já passamos meses por lá explorando praias, templos, mercados e… descobrindo um monte de coisas que a gente nunca tinha imaginado. Algumas são engraçadas, outras são diferentes e tem até umas que parecem inacreditáveis.
A Tailândia é cheia de particularidades e tradições que fazem da viagem para lá inesquecível. Por isso, a gente resolveu compartilhar as principais curiosidades da Tailândia que podem também te ajudar durante férias por lá.
E aí, vamos fugir pra Tailândia?
1. Calendário budista
A Tailândia segue o calendário budista, que é 543 anos “à frente” do nosso calendário, o cristão. Ou seja, lá eles já estão no ano 2568!
Por conta isso, o Ano Novo deles acontece em abril, durante o Songkran, em uma festa de 3 dias com guerra de água nas ruas. Todo mundo entra na brincadeira: criança, idoso, turista… parece um Carnaval diferente e molhado, mas é super divertido!
2. Viajar para Tailândia: 95% da população é budista
Andando por lá você até pode encontrar uma igreja católica ou outra, mas é MUITO raro. A grande maioria da população na Tailândia é budista, e não é à toa que o país é famoso por seus vários templos maravilhosos e de vários estilos, desde os mais tradicionais até os modernos. O tempo branco de Chiang Rai, por exemplo, tem várias referências à cultura pop!
3. Muitos homens já foram monges
É tradição na Tailândia que homens virem monges por um tempo, normalmente por volta dos 20 anos, antes de casar. Isso vem de uma prática mais antiga, onde eles acreditavam que era algo bom para o karma da família um homem passar um período num monastério.
Isso também servia para mostrar pra família da noiva que o noivo era uma boa pessoa, que seguia as tradições religiosas. Por isso, a grande maioria dos homens de lá já foi monge! Dá pra imaginar?
E não existe um tempo fixo: pode ser meses ou anos. A gente conheceu um guia em Bangkok que contou que já foi monge… Ele explicou que os monges vivem de doações da população. Por isso, eles saem bem cedinho dos templos e passam na cidade pra receber alimentos que só podem ser consumidos até às 11 da manhã! Depois desse horário eles fazem um jejum por questões religiosas que dura até o dia seguinte.
4. Monges não podem ter contato com mulheres
Os monges não podem ter nenhum contato físico ou interação com mulheres! Eles não podem tocar, falar diretamente com elas, nada.
Em muitos templos existe até um horário dedicado para que os monges possam conversar com os turistas como forma de práticar o inglês e, em troca, eles passam ensinamentos budistas para o público.
Alguns desses lugares permitem que os monges conversem com mulheres, mas não são todos os templos e o toque fisico ainda é proibido.
5. Bangkok é a cidade mais visitada do mundo
Pois é, Bangkok recebe mais turistas do que Paris, Londres, Nova York ou Rio de Janeiro. E dá pra entender: a cidade é uma metrópole gigante, caótica e incrível, cheia de energia.
Tem gente do mundo inteiro, muita cultura, muita diversidade e sempre tem muita coisa pra fazer. Até porque é a principal forma de entrada no país e o início de um roteiro pela Tailândia.
Se você tem vontade de fazer uma viagem pra Tailândia com um roteiro bem organizado, hotéis confortáveis, todos os translados internos (pra você ir para as ilhas e outros destinos no país) e sem precisar passar por nenhum perrengue, a gnt criou o VAMOS FUGIR PRA TAILÂNDIA, que é um pacote de viagem todo planejado pra que sua experiência na Tailândia seja perfeita, segura, confortável e sem que vc precise dedicar horas e horas de planejamento.
Você pode escolher entre roteiros de 12, 13 ou 15 dias passando por Bangkok, Chiang Mai, Phi Phi, Krabi e Phuket, além de pacotes e expedições em grupo. Outra coisa muito legal é que vc tem suporte em português durante a viagem, inclusive com guias locais falando seu idioma. Os locais visitados e a duração da estadia em cada um deles vai depender do pacote que vc escolher.
Pra saber mais, é só clicar nesse link.
Todos esses roteiros foram feitos em parceria com a Tailandiando, uma empresa especializada em levar brasileiros para viajar para Tailândia. Nós mesmos ja fomos com eles 2 vezes pra lá e nossas experiências foram demais.
6. Frutas com açúcar e pimenta quando viajar para Tailândia
Imagina pedir um abacaxi e ele vir com um potinho com uma substância meio rosada dentro, daí você se pergunta “será que é sal?”. Não, é açúcar misturado com pimenta moída! Pois é, lá essa mistura é super comum!
Eles adoram misturar pimenta nas frutas, inclusive eles comem também com pomelo, uma fruta que parece uma laranja grandona, mas com sabor mais amarguinho e aguado.
Pode parecer estranho, mas é interessante de experimentar e faz parte da experiência de quando for viajar para Tailândia.
7. Tirar os sapatos sempre
Na Tailândia, como em outros países do leste asiático, é normal tirar o sapato antes de entrar em casa. Eles também têm esse costume em restaurantes, clínicas, lojas e, principalmente, nos templos religiosos.
Ah, sempre tem um espaço na entrada pra deixar o calçado e você pode ficar tranquilo que, quando você voltar, o seu sapato vai estar lá ainda. Ninguém pega.
8. Papel higiênico como guardanapo
Em alguns restaurantes e hotéis, em vez de guardanapo, você recebe… papel higiênico.
Óbvio que eles não te dão o mesmo papel que eles usam como guardanapo pra você usar no banheiro, então não precisa se preocupar quanto a isso. Pode parecer estranho usar papel higiênico como guardanapo, mas é cultural e funciona como se fosse papel toalha, só é mais fino.
9. Banheiros sem papel higiênico
Tem papel higiênico nas mesas, mas não tem nos banheiros! hahaha A maioria dos banheiros públicos não tem papel higiênico dentro das cabines, só a duchinha higiênica mesmo. Às vezes tem um rolo grane do lado de fora das cabines, então você deve pegar antes de entrar. Muitas mulheres levam lencinhos de papel na bolsa por precaução. Então fica a dica: leve o seu também!
Mas, calma, que não é assim dentro dos hotéis. Isso é mais comum em banheiros públicos, restaurantes, shoppings e até mesmo em templos, mesmo sendo locais mais turísticos.
10. Viajar para Tailândia: baldinhos de bebida
Nas ilhas da Tailândia, à noite, já pe tradição ver barraquinhas vendendo bebidas servidas em baldinho de plástico (aqueles de criança brincar na areia mesmo, sabe?).
Vem com uma combinação pronta, tipo energético + vodca, a maioria em miniatura, e você escolhe qual você quer, paga e depois sai andando pela praia com um canudinho no balde. Mesmo sendo algo claramente feito pra turista, acabou virando parte da tradição das ilhas e também da diversão. Vale experimentar!
11. O Pad Thai foi criado pelo governo
Viajar para Tailândia e não experimentar Pad Thai não é a viajar pra Tailândia. Hoje é o prato mais famoso do país, mas também é um dos pratos mais recentes da culinária tailandesa, sabia?
Ele só surgiu em 1930 e foi criado pelo Primeiro Ministro da Tailândia como uma campanha nacionalista, justamente como uma forma de dar identidade à culinária tailandesa, já que o país é formado por vários povos e culturas diferentes, recebendo muita influência de outras regiões da Asia.
Pad Thai significa, literalmente, macarrão frito e é feito de molho de tamarindo, amendoim, molho de peixe, camarão seco e noodles de macarrão. Hoje é símbolo nacional e você encontra em qualquer barraquinha de esquina. É uma delíciaaa!!
12. Arroz e Feijão doce
Se você é brasileiro e sente falta do feijão quando viaja, prepare-se: lá o feijão que vc vai encontrar é doce. Tem pãozinho recheado de creme de feijão em qualquer 7-Eleven (loja de conveniência super famosa por lá) e vários doces com ele.
Além disso, os tailandeses amam arroz doce, o que não é tão incomum pra gente, mas eles comem com manga! E por incrivel que pareça, sim, o arroz doce com manga é um sucesso e virou um dos nossos doces favoritos da vida! Não deixe de experimentar o mango sticky rice!
13. Nada de faca na mesa
E ainda nesse universo de comida, em restaurantes tailandeses, os talheres são sempre colher e garfo. Isso mesmo, nada de faca. Pelo que a gente pesquisou, a faca é vista como uma arma e não é auspiciosa, então ela não é usada à mesa.
Você pode até achar uma em um ou outro restaurante mais turístico, mas, na maioria não é comum. Normalmente, as carnes e legumes já vêm preparados em cubinhos ou tirinhas, mas se tiver camarão com casca ou outra comida que precisa cortar… prepare-se para a missão!
14. Viajar para Tailândia: comida no café da manhã
Ainda no universo comida, pode esquecer o famoso pãozinho com manteiga. O café da manhã tradicional tailandês pode ser arroz, macarrão, peixe seco, sopa ou comida apimentada. Claro que nos hotéis é comum eles oferecerem tanto opções ocidentais quanto opções orientais. Mas vale ter a experiência de pedir uma sopinha logo cedo.
15. Nunca foi colonizada
A última curiosidade é talvez uma das mais legais e impressionantes. A Tailândia é o único país do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado. Isso faz com que a cultura seja 100% tailandesa, sem influência direta de colonizadores ocidentais. Claro que existe influência de outros países, mas isso se deu por causa da imigração e da globalização.
Viajar para Tailândia: conclusão
Viajar para Tailândia é aquele tipo de exeperiência única e que tem que fazer pelo menos uma vez na vida. E são justamente essas curiosidades que fazem a viagem ser tão especial, porque a cada esquina tem uma nova descoberta. Não é a toa que é um dos nossos destinos favoritos.
E você, já sabia de alguma dessas curiosidades? Conta aqui pra gente.
Veja também:
Outros posts que você também vai gostar
- O que fazer em Koh Lipe: dicas do paraíso da Tailândia
- O que fazer em Koh Phi Phi, uma das ilhas mais paradisíacas da Tailândia!
- O que fazer em Railay Beach, na Tailândia – roteiro completo
- Festival das lanternas na Tailândia, Chiang Mai – tudo que vc precisa saber
- Roteiro de 20 dias pela Tailândia: o que fazer e quanto tempo ficar em cada cidade
- O que fazer em Bangkok – roteiro de viagem para 4 ou 5 dias
- Khao Sok: o parque nacional mais incrível da Tailândia