15 principais dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália

Muita gente tem mandado e-mails, mensagens e deixado comentários aqui no blog com dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália. Por isso, nós decidimos reunir neste post as 15 principais perguntas desse pessoal e tentar responder de acordo com o que nós temos visto por aqui. Não somos especialistas no assunto, mas podemos dizer que já batemos muita perna por aí atrás de um trabalho pra pagar nossas contas. Então vamos lá:

15 Principais dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália:

1 – Pessoas com visto de estudante podem trabalhar na Austrália?

Sim, uma pessoa com visto de estudante tem permissão legal para trabalhar até 40 horas a cada 15 dias. Para quem vem com um parceiro/a e tem visto de acompanhante, a permissão também funciona da mesma forma, exceto quando o titular do visto faz um curso superior ou um Master. Nestes casos, o acompanhante tem direito a trabalhar 40 horas semanais.

2 – Que tipo de emprego eu consigo logo no começo?

Os empregos mais “fáceis” de conseguir por aqui são na área de hospitality, ou seja, em funções como garçom/garçonete, kitchen hand (ajudante de cozinha), barman, bartender e etc. Além disso, sempre tem vagas para cleaner (limpeza), labour (trabalho em obra), removal (mudança) e etc..

3 – O tal do sub-emprego

Meu uniforme de waitress

Antes que você pense: “ok, o famoso sub-emprego que todo brasileiro faz no exterior” já quero dizer que não é bem assim… Ao contrário do que (infelizmente) acontece no Brasil, aqui na Austrália não existe esse conceito de subemprego. Ninguém é melhor do que ninguém porque faz faxina, é garçom, médico ou advogado. Aliás, os salários para esse tipo de “sub-empregos” são bem interessantes e suficientes para pagar as contas.

Por isso, antes de começar a falar sobre como arrumar trabalho na Austrália, acho que a principal dica é: venha com a cabeça aberta, disposição pra fazer algo diferente e tão digno quanto qualquer outra função que você desempenhava no Brasil e leve esse trabalho à sério. Já ouvi muitas histórias de brasileiros que levam seus trabalhos “nas coxas” e não têm responsabilidade só porque estão trabalhando nesse tipo de “sub-emprego”, mas isso pode te queimar e até mesmo manchar a imagem dos outros brasileiros aqui.

Acho importante dizer também que a maioria desses trabalhos não são fisicamente fáceis e muito menos vão te deixar ricos, mas são eles que vão pagar suas contas e tornar possível sua estadia na Austrália. Isso sem contar que você aprende coisas que nenhuma escola jamais ensinaria – como humildade, respeito, responsabilidade, valores e etc –  por isso  acaba valendo a pena (pelo menos na minha opinião).

4 – Qual o valor dos salários na Austrália?

Vai variar muito de acordo com o tipo de trabalho e o estabelecimento que você encontrar, mas por lei, o salário mínimo em Sydney é de 18,28 AUD (esse já é o valor novo que entra em vigor a partir de 1 de Julho de 2017) por hora durante a semana e mais de 20 aos finais de semana. Maaas, assim como no Brasil, aqui também existe o tal do “jeitinho” e muitos empregadores pagam menos do que isso. :/

5 – É possível se manter com esses salários?

Vamos dizer que você faça as 20 horas permitidas por lei e ganhe o salário mínimo: você receberá algo em torno de 400 por semana. É suficiente? É, desde que você seja econômico/a: pague até $250 de aluguel por semana (tem muita share house mais barata que isso), não coma fora todo dia, não saia comprando muita coisa e por aí vai… Para vocês terem uma ideia, por muito tempo nós ganhamos cerca de $900 por semana juntando nossos salários e todas as nossas contas somavam de $700 a $800 por semana (para o casal), ou seja, dava e ainda sobrava um pouquinho pra passear, comer fora uma vez ou outra ou guardar para renovar nosso visto. Mas é assim, apertadinho. Não venha pensando que vai ficar rico, porque a realidade não é essa.
Agora que nós já estamos aqui há anos e já renovamos o visto, as coisas melhoraram muito e nós estamos com um pouquinho mais de folga, mas beeeeeem longe de ficarmos ricos! hahaha

6- A oferta de trabalhos na Austrália é grande?

Não sei dizer como é na outras cidades, mas aqui em Sydney posso afirmar que sim, principalmente na área de hospitality. Nos meses mais próximos ao verão essa oferta aumenta bastante, mas mesmo no inverno não é assim tão difícil conseguir um emprego por aqui. Mas veja bem, você tem que correr atrás para conseguir. Não pense que estou dizendo que é só esperar que o emprego vai cair no seu colo, porque não é.

7 – É preciso ter experiência para conseguir emprego na Austrália?

Sim e não. A maioria dos brasileiros que chega aqui nunca trabalhou nessas áreas antes e os empregadores sabem disso (principalmente se o restaurante/ empresa/ qualquer estabelecimento) for de brasileiros. Tanto eu quanto o Ulisses trabalhamos em churrascarias brasileiras (ele ainda continua) e isso é ótimo para pegar essa primeira experiência.

Alguns empregadores vão perguntar e outros vão exigir experiência, então depende muito. Mas na dúvida a dica é treinar um pouquinho antes, aprender a carregar 3 pratos ao mesmo tempo (pq isso eles sempre perguntam), ter noção de como se serve um vinho e por aí vai…

8 – Meu inglês é muito básico. Consigo arrumar emprego?

Consegue, mas pode ficar um pouco mais difícil. Certos empregos não exigem que vc converse muito com ninguém, por exemplo cleaner, labour e etc. Mas outros já ficam mais difíceis. Já imaginou ser caixa de supermercado, garçonete ou vendedora de loja sem falar muito bem inglês? 

Pra quem vem pra cá sem falar nada, uma dica é começar a estudar um pouquinho ainda no Brasil (pode ser na internet mesmo – procure sites e aplicativos pq tem vários) pra não chegar aqui sem falar nada e não conseguir nem se comunicar com o chefe, pq isso dificulta bastante.

9 – Como fazer meu currículo?

Essa era uma dúvida que eu tinha e que vi muita gente perguntando desde que cheguei aqui. Tem quem diga que é melhor você colocar a sua formação real, tipo a faculdade que você fez no Brasil e as experiências que já teve na área, mas eu sinceramente não sei se é uma boa. Quando eu cheguei aqui e fiz meu currículo com ajuda da minha agência, o pessoal me indicou que o ideal era focar na vaga que eu estava interessada, ou seja, o que adianta dizer que eu sou formada em jornalismo se estou procurando emprego como garçonete? O ideal, segundo eles, era focar nas habilidades que poderiam me tornar uma boa waitress. Eu achei que isso fazia sentido, usei um modelo que eles tinham e no final deu tudo certo.

Aí você vai me perguntar: mas e se eu nunca trabalhei como garçonete (ou qualquer outra coisa) antes? Devo mentir? É difícil responder essa pergunta pq mentir no currículo nunca é bom, mas colocar algumas informações “interessantes” podem ajudar. Por exemplo: boa comunicação, já teve experiência em buffet infantil, ou (se for pra cleaner) experiência com limpeza da minha própria casa há xx anos… Só não vai viajar e colocar que tem 5 anos de experiência como garçonete num restaurante bem conceituado e depois chegar lá sem saber nem carregar uma bandeja, sabe? O ideal é ter bom senso…

10 – Por onde começar a procurar um trabalho quando chegar na Austrália?

O bom e velho QI funciona bastante aqui. Tanto eu quanto o Ulisses conseguimos trabalhos graças à indicações de outros brasileiros. Sim, por mais que todo mundo te fale para ficar longe dos brasileiros, no final são eles que vão te ajudar aqui. Por isso, comece organizando um currículo (vou falar mais sobre isso em outro post, mas uma ideia é pedir pra sua agência te ajudar, pq normalmente eles têm modelos) depois converse com todo mundo que você conhece e não tenha vergonha de pedir indicação.

Outra ideia – que eu já fiz e funcionou – é entrar nos restaurantes/bares/cafés que te interessam e entregar seu currículo. É só falar que você tá procurando emprego como xxx (garçonete, por exemplo) e perguntar se eles estão procurando Staff, aí é só deixar o currículo lá e se colocar à disposição para fazer um trial.

11 – Mas o que é trial?

Quando o empregador tiver uma vaga disponível ele vai pedir pra vc ir trabalhar pra ele durante duas horas para ver se você se sai bem. Essas horas nem sempre são pagas, mas é bom se empenhar bastante pq é aí que ele vai decidir se você se encaixa na vaga ou não. Quando alguém te chamar para um trial, não esqueça de perguntar que roupa vc deve usar (mas se esquecer e for na área de hospitality, vá inteiro/a de preto que não tem erro).

12 – Sites para encontrar trabalho na Austrália?

Cadastre-se em sites de vagas como o Seek.com.au, Gumtree, CarrerOne, Joralocal.com.au e fique de olho nas comunidades do facebook como “Brasileiros em Sydney” e “Papo Calcinha” (para as meninas).

Trabalho casual: Também existem as empresas de Function (eventos) que contratam staff para trabalhos casuais e costumam pagar bem. Alguns sites são: Pinnacle People, Troys, Le Montage, Clifford Wallace.

Nesse vídeo do nosso canal do youtube tem v[arias dicas boas! 

13 – Cursos necessários?

A maioria das funções aqui exigem que o funcionário tenha uma licença específica. Aí vão apenas algumas delas:

RSAResponsible Service of Alcohol pra trabalhar em locais que vendem bebidas alcoólicas.

WWCWork With Children é uma espécie de antecedentes criminais para quem vai trabalhar diretamente ou com algo relacionado á crianças.

RCG – Responsible Conduct of Gambling, é um certificado obrigatório para quem quer trabalhar em estabelecimentos onde existem máquinas de jogos.

White Card – o Construction Induction Card é um curso sobre segurança do trabalho que toda pessoa que trabalha em construção tem que fazer.

14 – Documentos necessários para arrumar trabalho na Austrália?

O que é Tax File Nunber?

É tipo o nosso CPF do Brasil. Você vai precisar dele para poder ser registrado em qualquer trabalho. Esse documento é feito  gratuitamente pela internet e chega na sua casa em algumas semanas. (normalmente as agências também ajudam).

E o ABN?

O ABN funciona como o nosso CNPJ. Ele também é feito pela internet, mas dá um pouco mais de trabalho já que vc precisa especificar qual será a sua área de atuação. E é importante ficar atento à isso pq se as informações não forem compatíveis com o tipo de serviço que você estiver prestando, a imigração pode te investigar. (também recomendo que você converse com sua agência antes de qualquer coisa).

15 – É possível trabalhar na mesma área de atuação no Brasil?

Sim, é possível, mas pode não ser tão simples quanto parece. Ter um ótimo nível de inglês e alguma experiência no Brasil já são os primeiros passos para ter sucesso nessa busca. Além disso, o melhor caminho para se aproximar do mercado de trabalho australiano e conseguir uma colocação, é se capacitar no país. Para quem vem fazer faculdade, pós ou MBA o próprio networking da faculdade já pode ajudar bastante, mas os sites de emprego também funcionam muito bem. Mas pra quem estiver aqui para estudar inglês ou fazer um curso técnico, também existe essa possibilidade, só vai depender muito do seu empenho em procurar, da sua experiência, nível de inglês e perfil. O maior empecilho é que, por ser estudante, você não pode trabalhar mais de 20 horas e muitas empresas acabam evitando nos contratar por conta disso.

Essas respostas foram baseadas nas principais perguntas que o pessoal tem mandado para nós ultimamente. Espero que tenham sido úteis e que te ajudem um pouquinho neste começo de vida na Austrália. Se tiver mais alguma dúvida sobre como arrumar trabalho na Austrália ou qualquer outra coisa relacionada à vida na terra dos cangurus, é só comentar aqui ou mandar uma mensagem lá no nosso Instagram. Se a gente souber a reposta, vamos responder com o maior prazer! =)

Outros posts sobre a Austrália que você também vai gostar:

Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália 
Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?  
Como encontrar sua moradia na Austrália? 
A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no facebook  
O que levar na mala para um intercâmbio longo? 
As mil e uma dúvidas de quem pretende “largar tudo”
Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…

Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.

*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.

Related posts

Top 7 lugares para incluir no seu roteiro de viagem por Adelaide

Tem trabalho em Adelaide?

O que fazer em Adelaide? – 10 passeios imperdíveis por menos de $10 dólares

11 comments

Paulo 14 de maio de 2019 - 23:15
Como montador de móveis , eu me daria bem na Austrália? Também sou Barista.
Vc era 3 de março de 2019 - 23:10
Boa noite, como faço pra trabalhar por aí, já tenho 44 anos?
Lígia Antoniazzi 15 de maio de 2019 - 03:38
Sandra 25 de junho de 2018 - 15:00
Oi Casal, Vcs teriam alguma dica para quem quer ir pra terra dos Cangurus e montar um negócio próprio? Trabalho com doces...chocolates... rs Obrigada
Lígia Antoniazzi 18 de julho de 2018 - 19:46
Oi Sandra, Aqui na Austrália existem muitas leis e regras e sinceramente nós não temos muito conhecimento em relação à business aqui... O que é muito comum são brasileiros anunciando seus produtos no grupo "Brasileiros em Sydney" do Facebook e o retorno é bom, seja para venda de bolos e doces como vc, salgados, marmitas, roupas etc.. Mas essa é uma forma de venda mais informal né.. Boa sorte! ;)
Mariana 16 de janeiro de 2018 - 11:52
Oi, Ana! Você poderia disponibilizar o modelo do currículo que você utilizou? Desde já, agradeço
Ana 27 de novembro de 2017 - 12:10
Oi. Se eu for trabalhar como bartender, também preciso tirar essa licença?
Ulisses Dalesandro 3 de dezembro de 2017 - 16:39
Oi Ana, precisa sim. Se vende bebida alcoólica precisa do RSA.
Abiqueila de Souza 5 de outubro de 2017 - 12:51
Olá Ulisses , gostaria de entender uma coisa, quando vcs foram para a autarcia, vcs foram com uma agencia de estudo daqui e em seguida vcs se organizaram independentemente ? Att.
Abiqueila de Souza 5 de outubro de 2017 - 12:52
*Australia ..
Ulisses Dalesandro 13 de outubro de 2017 - 01:44
Fechamos com agência para intermediar com a escola e tirar visto de estudante. Emprego é por conta e esforço de nós mesmos. Quando chega aqui tem q ir atrás
Add Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Read More