Do alto de seus 1840 m de altitude, a vista que se tem do topo da Pedra da Macela, em Cunha, é algo quase inacreditável. A cidade, que tem um clima fresquinho e várias atrações pra quem gosta de descansar e curtir o “meio do mato”, fica no topo da Serra do mar e bem na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
E é do ponto mais alto do paredão de pedras que separa o Vale do Paraíba das cidades do litoral, que se tem a vista mais bonita da região: na Pedra da Macela é possível ver, em dias 100% limpos, toda a baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande, além de várias montanhas e de uma infinidade de árvores da mata atlântica, preservadas pelo Parque Estadual da Serra do Mar, “logo ali” embaixo.
Nós já subimos a Pedra da Macela 3 vezes e eu resolvi atualizar este post. Na primeira o céu estava claro, mas com algumas poucas nuvens que ficaram concentradas bem naquela região. Lá no topo não dava pra ver NADA, mas depois de um tempinho a neblina baixou e a gente parecia estar flutuando nas nuvens. Foi bonito, mas nada comparado àquela vista sensacional de um dia limpo…
Na segunda vez o tempo já estava melhor e deu pra ver a vista todinha lá embaixo… muito maravilhoso! E na terceria, foi a mesma coisa, mas como era mais cedo, o visual estava ainda mais lindo!
Nós fizemos até um vídeo para o nosso canal do Youtube mostrando toda essa subida e a vista de lá (voamos até o drone!) Quem quiser dar uma olhada, é esse aqui:
Acampar na Pedra da Macela
Algumas pessoas sobem no final da tarde com todos os equipamentos necessários para acampar lá em cima e apreciar, logo cedo, o nascer do sol no mar. Nós encontramos alguns deles no caminho de volta e ficamos super empolgados com a ideia!
Antigamente não tinha banheiro nem estrutura nenhuma (e a galera acampava mesmo assim!). Mas agora estão revitalizando toda a área, construíram um banheiro seco e demarcaram os locais onde é permitido acampar, pra aumentar a segurança.
Quando ir à Pedra da Macela
Como disse, em dias de céu com nuvens, a vista não é assim tão deslumbrante (mas o esforço pra subir continua o mesmo haha). Por isso, se conseguir, é melhor melhor planejar sua visita para uma época de tempo bem seco e céu azul.
Como chegar a Cunha e à Pedra da Macela
A 230 Km de São Paulo, a pequena cidade de Cunha é conhecido pelo tradicional artesanato com cerâmica e muito procurada pelo clima aconchegante da montanha. Além da Pedra da Macela, a cidade tem várias opções de turismo próximo à natureza, como o Parque Estadual da Serra do Mar, que tem cachoeiras e 3 trilhas de diferentes níveis, com guias para acompanhar (logo logo vamos fazer um post sobre isso).
Para chegar lá, o ideal é pegar a Via Dutra sentido Rio de Janeiro, seguir até Guaratinguetá (saída 65) e pegar a estrada Cunha-Paraty até o Km 66. Por ali a sinalização vai indicar a entrada para a estrada de terra que fica do lado esquerdo e, depois de 4Km, leva até a entrada da trilha para a Pedra da Macela.
Como é a trilha
Você estaciona o carro logo depois da guarita e segue a pé por mais 2km. Pode parecer pouca coisa, principalmente por que a estradinha é asfaltada, mas não se engane: a trilha é muito ingrime e cansativa! Nós subimos em 35 minutos, parando para descansar algumas vezes, mas nada impede que você suba mais devagar e pare para respirar quantas vezes quiser, até conseguir completar a subida.
Na segunda vez que estivemos lá meus pais foram junto e o ritmo da subida foi bem mais tranquilo… Aliás, vimos muitas crianças, idosos e pessoas com roupas totalmente inadequadas (tipo chinelos) fazendo a caminhada. Não é nada impossível, mas é bem cansativo!
Dicas importantes
#Dica1: Leve comida e bebida, principalmente água, pois você vai precisar e lá não tem NADA!
#Dica2: Não esqueça o protetor solar, já que o sol lá em cima é bem forte.
#Dica3: Use roupa confortável, tênis e, se pretender ver o sol nascer ou se pôr, leve agasalho por que lá em cima faz frio (principalmente quando tem neblina).
A melhor parte deste passeio é que é tudo de graça! Não é preciso pagar nem um centavo pra entrar ou estacionar (ainda!) Talvez um dia eles comecem a cobrar, então é bom vc confirmar antes de ir.
E aí, topa o desafio? Se vc já foi e tem alguma dica ou ficou com alguma dúvida é só perguntar aí nos comentários! Nós adoramos quando vocês entram em contato! =)
Seguro Saúde para Cunha
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
————
Outros posts que você também vai gostar:
- O que fazer em Cunha – roteiro para 2 ou 3 dias de viagem
- Por que você deve passar o próximo feriado no Vale do Paraíba
- Santo Antônio do Pinhal tem ótimas opções para curtir o inverno
- O que fazer em Campos do Jordão – Dicas para uma viagem de 2 a 3 dias
- O que fazer em São Bento do Sapucaí – roteiro para 3 a 4 dias de viagem
- O que fazer em Cunha – roteiro para 2 ou 3 dias de viagem
- Trilhas do Horto Florestal de Campos do Jordão são imperdíveis pra quem adora natureza!
- O que fazer em São Francisco Xavier
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
35 comments
boa tarde. por que nao postam o link da localização do local de deixar o carro?
Olá, boa tarde, pretendo subir a pedra da macela próximo domingo, será que tem que agendar ou pagar algum valor. Agradeço desde já se puderem me responder.
Oi, gostaria de entender quando foi feito o passeio e como saber se a visitação está suspensa. Pq pelo que entendi está fechada desde abril. Vcs sabem?
Acesso à Pedra da Macela temporariamente suspenso, pelo menos até o final deste mês de Maio, por motivo de deslizamento de rocha.
Pode ir de madrugada para ve o nascer do sol?
Da para chegar de madrugada para ver o nasce do sol ?
Oi, poderiam me informar quanto tempo leva para descer o pico?
Bjs
Oi Giulia… pra descer é bem mais fácil né rs… Mas tem que tomar cuidado pra não forçar muito o joelho. Se descer num ritmo tranquilo, dá pra fazer em uns 15min ou 20min de boa.
Perguntei ..pq alguns lugares as pessoas acampam, e precisa de permissão para acampar.
É então, em relação à legislação eu já não tenho certeza…
Que blza de lugar !!!! Saberia dizer……… É possível e permitido acampar no cume da montanha ? Parabéns pelo blog !!! Amei as dicas !
Oi Marcelo! Tem muita gente que acampa, é possível e acho que até é seguro sim, só não tenho certeza é é permitido por lei…
Oi, seus comentários são bem legais a respeito da Pedra da Macela, mas deixo aqui uma dica: ela está na área do Parque Nacional da Serra da Bocaina, e não do Parque Estadual da Serra do Mar. O Parna Bocaina é o parque que envolve a trilha do Ouro e Paraty, enquanto o PESM se estende pelo Estado de São Paulo, chegando até Cubatão. Legal seria mencionar isso, já que todas as pessoas que fazem a trilha têm que passar pelo portão, ou seja, eles estão dentro de uma Unidade Conservação Federal. Valeu!
Valeu pela correção Daniela… vamos corrigir e atualizar o post. Nossa intenção é sempre passar a informação correta. =)
Bom dia.
Esse final de semana de carnaval, irei com minha namorada e minha sogra, gostaria de fazer uma surpresa para elas, e levar elas para ver o Sol nascer no Domingo dia 11/02. Bom minha sogrinha esta com a perna um pouco dolorida devido uns probleminhas mas eu a auxilio na subida se for necessário, pois quero muito viver esse momento com elas.
Alguma dica de que horas devo subir para pegar o nascer do Sol? a estrada vai estar muito escura para subir? e tem algum perigo ou é tudo tranquilo? :)
Esqueci de informar que passarei esse final de semana em uma Pousada em Paraty, Saindo da Rodovia Rio-Santos pela Av. Roberto Silveira. tem ideia de que horas posso ir? :)
Oi William! Mil desculpas pela demora =/A gente está com a rotina muuuito corrida ultimamente e eu acabei demorando muito para responder os comentários.
Poxa, que pena não poder te ajudar nessa… Mas e aí, vc foi? Fez a surpresa pra elas?? Fiquei curiosa agora, conta pra gnt!
Olá, dá pra ver alguma montanha do Rio de Janeiro de lá, tipo a Pedra da Gavea?
Oi Eduardo… acho que não. Dá pra ver Ilha Grande, mas mesmo assim já é beeem de longe.
Olá, tudo bem? Show de bola a postagem.
Me tire uma dúvida se puder, por favor. Foi dito que estacionaram em uma área de grama, mas você se recorda se tem algum estacionamento privado por perto?
Oi Scopel, tudo bem?
Não tinha não… na verdade é uma área de grama, mas já destinada à isso mesmo. É bem claro que é um estacionamento sabe?! Não é assim no meio do nada… Mas realmente não tinha outro, pelo menos não na época que nós fomos.
Bom dia, tudo bem?
Gostaria de saber como é a vista do céu a noite, pois preciso fazer uma foto das estrelas, estou pretendendo ir neste mês , muito obrigado
Nunca fomos a noite Rafael, mas se pegar uma noite sem nuvens, provavelmente a vista seja sensacional!
Boa sorte! E depois manda a foto aqui pra gente ;)
Olá Rafael, td certo? Eu pesquisei e, apesar de não ter relatos, parece ser um bom lugar, inclusive para tirar fotos da Via Láctea, pelo caminho em direção ao sul não ter tanta poluição de luz.
Vc conseguiu ir para tirar as fotos? Estou me preparando para ir e gostaria de saber se vc achou o lugar seguro para levar equipamento fotográfico.
Olá bom dia vc falou que a estrada de chão são 4km recebi uma informação que são 40km , Vou numa moto pesada HD será que consigo realizar o percurso de chão?
São 40Km de estrada asfaltada da saída da Dutra a entrada da estrada de terra q chega a pedra da Marcela. Essa estrada de terra q são apenas 4km como falamos no texto.
Gastei muito dicas, para estacionar e acampar lá encima e seguro deixar o carro próximo do portão que vc citou?
Oi Vander… Nós não chegamos a acampar lá, só subimos pra apreciar a vista. O carro ficou lá por algumas horas e não tivemos problemas. Quanto a deixar lá a noite toda, não sei te dizer o quão seguro é. Mas acredito que seja tão ou mais seguro quanto deixar o carro a noite toda em alguma rua na cidade.
A estrada de terra para ir de motocicleta e com garupa é muito ruim? Dá pra ir tranquilo?
Para deixar a motocicleta estacionada no portão de entrada é seguro?
Obrigado desde já e parabéns pelo post, ficou muito bom!
Ola eu adorei o post e usei pra confirmar o que eu havia feito ha 15 anos….Realmente é íngrime e realmente vale a pena. Tenho uma dica: subindo há uma placa onde se lê: respire. Gente eu levei 15 minutos ate esta placa e depois dela, mais 35 pra chegar ao topo do pico, ok.? Esta é a dica!!!!!
Hahahaha Adorei a dica, Cris!! A subida é bem pesada mas a vista compensa todo o esforço né?! :)
Que máximo!! Excelente seu blog!!
Estamos pretendendo ir em Maio à Cunha !
Esperamos encontrar dias claros e céu limpo !!
Obrigada pelas dicas !!!
Obrigada Janete!! Vamos torcer para o tempo ajudar né?!
Vcs vão adorar Cunha :) boa viagem e voltem aqui pra contar se descobrirem mais dicas interessantes por lá ;)
Oi Lígia, gostei muito de ler este post, obrigada por compartilhar suas experiências conosco.
Todos os sites que eu li sobre esta trilha, diziam que ela é ingrime e cansativa. Fiquei desanimada, pois estou querendo fazer a trilha com meus pais agora em outubro, mas nossa idade é bem mais avançada do que a dos seus pais (vi seus pais na fotos). rs
Eu tenho 52 anos, e meus pais 76 e 84 anos. Temos boa saúde, mas será que vamos conseguir?
A foto que você está sentada no chão é da parte mais ingrime da trilha? Você tem outras fotos da trilha para eu avaliar melhor se vamos encarar esta aventura?
Grata
Oi Dilti! Tudo bem? Que bom que gostou do post! :) Então, acho que vai depender mto da disposição dos seus pais… nós vimos várias pessoas com mais idade subindo, só que não é fácil… a decida tbm é pesada porque força bastante o joelho. Pra ser sincera, nós que temos bom condicionamento físico ficamos cansados em algumas partes. Meus pais tbm estão acostumados a fazer exercício, mas subiram e desceram devagar e mto cansados…
Na verdade aquela foto mostra tudo que é a trilha kkk pq ela é ingrime daquele jeito o caminho todo, sem exceção.
Eu acho que vai depender mto da disposição de vcs, mas se forem num ritmo tranquilo e parando pra descansar poder ser possível sim, mas não será uma trilha leve!
Qlq outra dúvida é só perguntar!! Bjo