Ainda pouco conhecido, principalmente entre os turistas do sudeste, o Jalapão é um destino incrível pra quem curte natureza e aventura. Localizado no Tocantins – em pleno cerrado – o destino é afastado da civilização e possui a menor densidade demográfica do país, o que o trona ainda mais interessante: a água dos rios e cachoeiras é limpíssima e super transparente, a vegetação é intacta e várias espécies de animais continuam preservadas.
Nossos amigos Thayanna e Anderson passaram 5 dias no Jalapão, em julho deste ano, e adoraram! E nós, claro, não podíamos perder a oportunidade de divulgar essa aventura super bacana aqui no Vamos Fugir, né?! Olha só o roteiro deles e saiba o que fazer no Jalapão!
O que fazer no Jalapão em um passeio de 5 dias
Por Anderson Rodrigues
O Acampamento
Começando pela hospedagem, ficamos no chamado Safari Camp, uma espécie de acampamento de luxo da própria Korubo (a empresa que nos levou). Localizado em uma área de preservação do Parque Estadual do Jalapão, o local é muito bom e tem uma estrutura melhor que muito hotel por aí. Cada tenda tem duas camas e um banheiro com pia e privada, mas o chuveiro fica do lado de fora e é equipado com aquecimento solar. Na primeira noite estranhamos um pouco, pois durante a madrugada venta muito e o barulho assusta, mas sobrevivemos! rs
O jantar foi simples, mas delicioso: dois tipos de macarronada, alho e óleo e molho de bacon. Cada dia era um cardápio diferente. O café da manhã contava com dois tipos de sucos naturais, pães brancos, de forma e integrais, pão de queijo, ovos mexidos e sempre tinha um bolo.
Sobre os insetos, essa é a parte menos agradável, mas isso tem em qualquer acampamento e, pra quem escolheu esse tipo de viagem, esse é o ônus. Faz parte! Dica: leve uma lanterna e um repelente potente! Off não adianta nada!
1° dia
Saindo de Palmas, são 150 km de estrada asfaltada. Tivemos a sorte de ir em uma caminhonete pois o jeep que leva a expedição já estava cheio – e ar condicionado não faz mal a ninguém no calor do Tocantins, né?!
Paramos pra almoçar em Ponte Alta, numa pousada parceira da Korubo – a agência que nos levou. A comida era simples, porém muito saborosa.
Após o almoço, partimos pra mais 120 km de estrada de terra (em alguns pontos arenosa mesmo) a velocidade média do carro foi de 60 km/h. No caminho paramos na Cachoeira de Sussuapara, que na verdade é bem pequena, mas o que chama atenção são as goteiras formadas pelos lençóis freáticos.
Após essa visitação uma parada pra um lanche. De Palmas até o acampamento foram 9 horas de viagem.
2° dia (1° no acampamento)
Fomos acordados as 7:00 e começamos fazendo uma descida pelo Rio Novo de caiaque. O rio é tranquilo, porém tem 3 pequenas quedas d’Água, que torna o passeio mais interessante.
No período da tarde fomos conhecer as Dunas do Jalapão (2h30 saindo do acampamento), que são formadas pelas falésias na costa da Serra do Espírito Santo. O visual é incrível! Assistir ao pôr do sol ali é uma experiência fantástica.
3° dia
Despertamos às 6:30. Era o dia de conhecer os fervedouros, nascentes de rio que devido à pressão da água não te deixam afundar. A experiência é única, só estando lá pra poder dizer.
No período da tarde fomos até a cachoeira do Rio Formiga. Suas águas cristalinas formam uma piscina natural. A queda não é alta, então é possível ficar embaixo dela relaxando. Na volta ao acampamento passamos por Mateiros, um dos distritos que compõe o Jalapão. A cidade estava deserta, tomamos um sorvete e partimos.
4° dia
Esse foi o dia mais “roots”. A equipe nos acordou as 5:30, iríamos fazer a trilha pelo Morro do Espírito Santo. É preciso de um condicionamento físico médio, pois existem muitas pedras soltas na subida. A distância até a base gira em torno de 800 metros, com algumas pedras de 1 metros para transpor. Legal que a equipe te dá um cajado para auxiliar na subida. Lá em cima tem mais 3 km de trilha, porém é mais tranquilo, pois é em linha reta. O visual é recompensador! A descida é mais difícil que a subida, então é melhor se preparar.
A tarde tivemos o dia livre para descansar na rede, conversar com o grupo e no finalzinho da tarde rolou uma flutuação pelo Rio Novo. Não dá pra ver nada de peixes, mas vale a diversão de ser arrastado pela correnteza rio abaixo. É bem seguro, todos com coletes e um guia vai com a turma.
5° dia
Acordamos às 7h e já saímos do acampamento com as malas no caminhão, fomos conhecer a Cachoeira da Velha que se forma com as águas do Rio Novo. Rende muitas fotos, e 1km abaixo fica a prainha do Rio Novo, um paraíso com água agradável e ótima para banho! Essa foi a nossa última atração e ficamos com gostinho de quero mais. Dali saímos em direção a Ponte Alta, trocamos de carro e fomos para Palmas, pegar o avião de volta.
O Jalapão é um lugar incrível, com pouca intervenção do homem, o que o torna ainda mais fascinante. O ponto negativo (não sei se posso considerar negativo) são as distâncias e o tempo de deslocamento entre as atrações, pois um percurso de 80km chega a levar 2h30, por causa das estradas arenosas.
Foto: Leandro Gabrieli
Como ir
Fizemos nossa viagem com a Korubo, que tem uma equipe muito competente, solícita e educada, além de toda estrutura do acampamento ser de primeira classe: tudo muito confortável, mas sem prejudicar a aventura. A alimentação é o ponto principal do sucesso dessa experiência, tudo delicioso!
Quanto custa
Essa experiência sai R$3.190 por pessoa na alta temporada, com todas as refeições, passeios e transportes incluídos (menos a passagem de avião). As expedições acomodam 30 pessoas e tem que fazer reserva antes.
Faça um seguro e evite dores de cabeça durante suas férias! A Real Seguros é nossa parceira e pode cuidar disso pra vc: eles tem um site onde dá pra fazer a cotação escolhendo a seguradora da sua confiança. Os preços são bons e, de quebra, você ainda ajuda esse casal de blogueiros a continuar trazendo dicas bacanas pra manter o blog bombando! =)
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
3 comments
Obrigada pela postagem! Irei ao Jalapão em setembro e me ajudou muito!
Que bom que te ajudou!
Boa viagem!! =)
Esse lugar é demais!! Amei e recomendo para todos!