Viajar é uma delícia! Desde o planejamento, a compra das passagens, pesquisa dos passeios, reserva do hotel até a arrumação da mala. Quer dizer, arrumar a mala nem sempre é assim tão prazeroso pra todo mundo. Tem muita gente que considera essa a parte mais difícil da viagem… dá vontade de levar o guarda roupa inteiro pra garantir né?!rs Mas imagina então como é difícil pra quem viaja de mochila? Aí o tamanho e o peso precisam ser muito menores ou você mal vai conseguir andar com aquele trambolho nas costas.
Apesar de adorar arrumar minha mala, sempre sofremos neste momento. Por isso, listamos dez dicas que tentamos seguir – e adaptamos de acordo com o destino da vez – pra saber o que levar no mochilão sem ter problemas nem de excesso de bagagem nem de dor nas costas durante as viagens. Segue aí:
Como saber o que levar no Mochilão?
1 – Consulte a previsão do tempo
“verão” na NZ
Parece óbvio, afinal todo mundo sabe qual é o clima do lugar que vai visitar. Mas acompanhar a previsão do tempo na semana anterior e para a semana da viagem pode te ajudar bastante na hora de arrumar a mala e até te salvar a vida em caso de uma frente fria inesperada. É legal dar uma olhada nas temperaturas mínimas e máximas pra saber se é preciso levar um casaco quente de verdade ou mais levinho só pra garantir.
Um exemplo rápido: durante meu intercâmbio na Nova Zelândia, tinha uma galera que mal levou roupa de frio – afinal, estávamos em pleno verão(!) – mas teve que comprar lá, porque à noite fazia um friozinho considerável. Aqui na Austrália é a mesma coisa: estamos na primavera, mas à noite sempre bate aquele ventinho gelado que pode incomodar muito se você não estiver preparado.
2 – Roupas para todos os climas
Ainda falando sobre o clima, uma dica legal pra não ocupar muito espaço é levar roupas versáteis e que sirvam tanto para o frio quanto para o calor – se você for para países com essas características, claro. Por exemplo, pra quem vai para o Deserto do Atacama, que faz calor durante o dia e muito frio à noite, não precisa levar várias opções pra cada temperatura: uma ideia é levar uma calça legging para usar durante o dia e colocar por baixo da calça jeans pra aguentar o frio da noite; um casaquinho mais leve vai bem pra usar de manhã, enquanto ainda está gelado, e ajudará a esquentar por baixo do casacão mais quente, à noite. E para não levar 10 opções de camisetas de manga comprida e outras 10 blusinhas de alça/ regatas, escolha a maioria de manga curta, porque dá pra usar durante o dia e também por baixo dos casacos de frio, à noite.
3 – Lave suas roupas
Se você vai viajar por 30 dias, não precisa levar 30 blusas, 30 calcinhas/cuecas e 30 meias (acho que nem tenho tudo isso! haha). A melhor opção é levar uma média de 10 (independente do tempo que vai ficar) e lavar pelo caminho. Para calcinhas, cuecas e meias, dá pra levar aquele sabão líquido que vende no supermercado e é próprio para roupas íntimas e biquínis (custa uns R$12 e dura bastante), aí você lava no banheiro mesmo e, se estiver em quarto individual ou de casal, pendura por lá, como nós fizemos no Camboja – já no quarto coletivo não vai pegar muito bem. hahaha
O resto das roupas dá pra mandar para uma lavanderia. Em alguns lugares (como no nosso mochilão pela América do Sul, por exemplo) esse serviço é muito barato e vale dar uma pesquisadinha antes de ir.
4 – Combinações fáceis
Essa dica vale mais pra quem realmente se importa em combinar roupa. Não estou dizendo que você PRECISA combinar e nem querendo estimular a futilidade (antes que alguém se manifeste), é uma escolha pessoal.
Tem gente – principalmente mochileiro/a – que é super desencanado e não tá nem aí pra combinar roupa, eu mesma já usei calça roxa com blusa verde sem problema nenhum! Mas, pra quem prefere andar mais combinandinho, a principal dica é escolher roupas que combinem entre si, assim você não precisa se preocupar com isso e a quantidade de peças e de volume na mala vão diminuir. Essa é a hora de aprender a desapegar e levar as roupas mais neutras que existirem no seu armário.
5 – Sapatos “estratégicos”
Se você viajar de mochila, vai ter que levar bem poucos sapatos, porque não cabe. No nosso mochilão pela América do Sul, eu levei só três pares: chinelo, tênis de treeking (já fui com ele no pé pra não ocupar espaço) e um All Star que acabei nem tirando da mochila. Como fazia frio à noite, eu preferia usava o tênis pra tudo, porque era bem mais quentinho. Mas se você se importar com essa de combinar ou de sair mais arrumadinho/a, escolha um sapato mais bonitinho pra sair, mas tenha certeza de que ele vai combina com a maior parte das roupas que você está levando. Nada de levar uma sandália para cada vestido, um sapatenis para cada bermuda e uma sapatilha de cada cor pra combinar com as blusas. Esquece! Não cabe! Não é prático!
6 – Poucos acessórios
Acho que esse vale mais para as meninas. Nada de levar mil opções de brincos, pulseiras, colares… Durante a viagem você não vai nem lembrar de ficar trocando e combinando o colar com a roupa (eu não faço isso nem no dia a dia! haha).
Um acessório muito bacana e que eu gosto muito são os lenços (mas levo no máximo 2), que servem tanto pra enfeitar no calor, quanto para esquentar no frio.
7 – Necessaire compartilhada
Esse tópico é difícil… É shampoo, condicionador, sabonete, hidratante de corpo, protetor solar, desodorante, perfume, cotonete, escova de dente, pasta de dente, fio dental…. e não tem como não levar essas coisas, porque são básicas, questão de higiene. Mas minha dica é: se você for com mais alguém (como é o nosso caso) tente levar alguns itens que sirvam para os dois, como o shampoo, condicionador, sabonete, protetor solar, pasta de dente, fio dental e etc.. só não vai compartilhar escova de dente né?! hahahaha Fora isso, é sempre bom tentar levar o mínimo possível de produtos e sempre pensar se você vai realmente precisar de tudo aquilo. Se tiver alguma dúvida, não leve!
Para as mulheres, recomendo que dêem uma olhadinha neste outro post, que tem 5 dicas práticas para se cuidar na estrada.
8 – Mini Farmácia
Só pra garantir. Compre remédios básicos que você está acostumado a tomar em caso de dor, cólica, inflamação, alergia, etc, só pra ter à mão caso precise, por que nunca sabemos se em outro país o nome é diferente ou se eles pedem a receita pra comprar. É bom ter também band-aid, esparadrapo, anti-séptico e alguma coisa para diarréia – nós descobrimos isso da pior forma possível! =/
9 – Mochila extra
Pode ser a que você vai levar como bagagem de mão mesmo, mas eu disse mochila pra ficar mais fácil de usar durante os passeios e carregar câmera, mapa, água, uma blusa de frio, etc. O que nós sempre fazemos é levar mais de uma pra ter onde colocar os presentinhos ao longo da viagem (por que adoramos comprar suvenir). Uma dica legal é comprar aquelas de tactel que vem em formato de bolinha e quando você abre vira uma mochilinha com um tamanho até que bom. Tem pra vender na Decathlon e custa algo em torno de R$20.
10 – Equipamentos úteis
O primeiro da lista: papel higiênico! Vem na minha… não sei se eu que dou azar, mas nunca tem papel em banheiro feminino nenhum!! hahaha
Outras coisas importantes são: cortador de unha; lanterna; mosquetão (porque chega uma hora que sua mochila tá tão cheia que tem que pendurar as coisas do lado de fora haha); suporte de pescoço pra dormi no busão/avião (tem uns infláveis que não ocupam espaço); máscara para dormir (parece frescura, mas faz diferença!); guaiaca pra levar dinheiro; toalha (melhor se for aquela que seca rápido e não ocupa muito espaço); caneta e um caderninho: eu nunca esqueço esses dois últimos! ;)
Todas essas dicas foram baseadas naquilo que a gente costuma fazer pra reduzir o tamanho e o peso da nossa mochila, sem deixar de lado coisas que julgamos importantes, mas essa é a nossa opinião. E você, como arruma seu mochilão? Compartilha aí com a gente!
Outros posts que você também vai gostar:
Roteiro de Mochilão pelo Sudeste Asiático
Como planejar seu mochilão pela América do Sul
O que levar na mala para um intercâmbio?
O que eu aprendi depois de fazer mochilão
11 comments
Boa tarde. Levar um sabonete que está usando para viagem é anti-higiênico?
Ótimas dicas! Será que em setembro e outubro as temperaturas tbm são baixas como vc descreveu?
Ola, tudo bem?! Adorei este post! Pretendo fazer minha viagem em breve e estou lendo tudo que possa me ajudar a montar o “meu mochilão”… rsss…. Você relata temperaturas baixas e queria saber se setembro e outubro tbm são assim.
BJsss
Oie… legal a postagem. Sou mochileira também. Três coisas que recomendo muitooooo que sempre utilizo na viagens, repito: sempre, rsrs: cutisanol (uma pomada para dermatite excelente), fralda G (fraldas de pano para usar como toalha, pois seca super rápido e não ocupa espaço) e lenços umedecidos (acho melhor que papel higienico, pois além de limpar, ele lava a área rsrss, até porque podemos passar por situação que não teremos como tomar banho e ele dá aquele banho de gato legal, além de tirar as impurezas do rosto a qualquer momento ).
Oi Marcia! Quanta dica boa!!
Nossa, essa da fralda de pano é bem legal! Nunca tinha pensado nisso, mas realmente não ocupa espaço e seca mil vezes melhor que essas toalhas de secagem rápida que eu falei!!
Gostei, vou adotar nas minhas viagem também!
Obrigada por compartilhar!!
bjos
já saiu o post da planilha de organização de valores? não encontrei mais o post em que vc fala que ia colocar pra download.. pra organizar o dinheiro em outras moedas e calcular mais ou menos o quanto vou precisar..
Oi Bruno! tudo bem? Ainda não saiu =/ Demoramos um pouco pq estamos tentando formatar de um jeito que fique fácil de usar… Mas logo logo vai sair! Fica esperto aí ;)
Oi Bruno! tudo bem? O post da planilha saiu hoje!! \o/ está neste link: https://vamosfugir.net.br/2016/05/22/planilha-de-gastos-de-viagem/ Dá uma olhadinha lá…
bjo
parabens. estou lendo o blog de voces inteiro rs…. Irei fazer um mochilão para os mesmo países, só mudando um pouco o roteiro, e tenho certeza que essas dicas da mochila são ótimas.
Oi, Hiego! Que bom que gostou das dicas, espero que te ajudem! Qualquer coisa é só gritar!
bjo!
Ótimo post!!!!!