Ao sul do Estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande é o tipo de lugar que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida! Quer entender por que? Olha só:
Por que ir para Ilha Grande?
1 – Isolada do resto do mundo
Lá não tem carro, moto, nem ônibus. Tudo é feito a pé ou de barco, o que não é nenhum problema, já que grande parte dos hotéis, restaurantes, lojas, agências de viagem e pier de onde saem os passeios fica no mesmo lugar: a vila do Abraão. Até tem TV, Internet, luz elétrica e telefone, mas na boa? Depois de passar um dia lá, a última coisa que você vai querer fazer é fuçar a vida alheia no facebook!
2 – Parece que você está em outro país
Pra quem queria pegar uma praia na Grécia e acabou desistindo por causa da crise, relaxa.. em Ilha Grande tem tanto gringo que parece que você está em outro país. Não que isso seja uma grande vantagem, mas o fato é que é muito mais fácil ter contato e conhecer uma cultura diferente enquanto estiver passeando por lá.
3 – Tem muitos lugares bons para mergulho
Com média anual de visibilidade da água em torno dos 12 metros, Ilha Grande é considerada um dos melhores pontos de mergulho do Rio de Janeiro. Pra quem já é certificado, as agências oferecem várias opções de passeios em naufrágios e ilhas mais isoladas, além do aluguel dos equipamentos.
Para quem está começando, também é possível fazer o curso e um primeiro mergulho lá na ilha, mas se preferir não passar da superfície, só com o snorkel já da pra ver uma quantidade enorme de peixinhos coloridos, estrelas do mar, corais e até tartarugas!
4 – Uma das praias mais bonitas do Brasil fica lá!
É a praia de Lopes Mendes, que realmente é linda, tem a areia bem branquinha e fina e um mar azul turquesa que chega a impressionar.
Dá pra chegar até lá por uma trilha de 2 horas, partindo de Abraão, ou de barco, o que demora cerca de 1 hora. Se você não tiver tanto pique ou quiser poupar energias para outra trilha, meu conselho é ir caminhando e voltar de barco. Nós fizemos isso e pagamos algo em torno de R$15 por pessoa.
5 – Tem muitas trilhas…
Além de Lopes Mendes, Ilha Grande tem 11 opções de trilhas de diferentes níveis. A nossa preferida foi a trilha para a praia de Dois Rios, onde ficava o antigo Presídio Cândido Mendes. Ela demora cerca de 2h30 e vale cada gota de suor! O lugar é realmente maravilhoso (pra nós, mais bonito até que a Praia Lopes Mendes) e ficou isolado até 1994, por conta dos presos que ainda eram mantidos na cadeia ou nas casas da vila que o circundam.
Outra trilha incrível, mas que requer um bom preparo físico, é o bico do papagaio, uma montanha de 982 metros de altitude, de onde dá pra ver toda a Ilha Grande, Angra dos Reis e até Marambaia.
6 – …muita história interessante
Apesar de ser um verdadeiro paraíso, Ilha Grande começou a ser frequentada por turistas no final dos anos 1990, depois da desativação do presídio Cândido Mendes, que recebeu seus primeiro presos em 1903, quando ainda era Colônia Penal de Dois Rios – hoje, a parte que não foi implodida funciona como um museu.
O Lazareto (construído na época da República para abrigar passageiros doentes que chegavam ao Brasil vindos de Portugal) também funcionou como prisão entre 1932 e 1954, quando foi demolido. Mas, ainda é possível visitar algumas ruínas subterrâneas que permaneceram de pé.
Isso sem falar nas histórias sobre os piratas que usavam a região para esconderem seus navios e depois saquearem os carregamentos de ouro que seguiam para Portugual, na época do Império.
Foto: www.ilhagrande.org.br
Foto: www.ilhagrande.org.br
7 – E ainda pode ser beeem barata
Se você seguir aquelas *regrinhas de ouro* que nós sempre falamos aqui, pode passar alguns dias incríveis gastando bem pouco dinheiro:
Hospedagem – escolha uma pousadinha em conta, albergue ou, melhor ainda, um camping. Olha aí algumas dicas bacanas:
Che Lagarto Hostel (Foi onde nós ficamos e é muito bom!)
Pousada D’Pillel
Pousada do Bugio
Pousada Albatroz
Pousada Armaçao dos Anjos
Porto Abraão Pousada
Alimentação – compre pão, frios, suco e frutas no supermercado e monte seu próprio café da manhã e lanche para a trilha.
Passeios – trilhas e praias são de graça! Você só vai gastar dinheiro se quiser fazer um passeio de barco, mas é super possível conhecer vários lugares tops e curtir muio sem gastar 1 centavo!
Transporte – neste post tem todas as opções de barco que levam até a ilha e o preço de cada um… mas a dica geral é: não tenha pressa, assim você pode ir de ônibus ou carona até Angra e depois pegar a balsa que demora mais, mas é muito mais barata!
Outros posts que você também vai gostar:
Os melhores passeios de Ilha Grande
Ilha Grande – como chegar
8 dicas sobre o que levar para Ilha Grande
Ilha Grande – O paraíso é logo alí
Como economizar em uma viagem – 5 dicas infalíveis