O post de hoje é o primeiro da série Morar na Holanda! :) Ele foi escrito pela Paulinha, nossa amiga e correspondente internacional (chiquérrimo! hahaha) que há alguns dias enviou seu primeiro post para nós, falando sobre o processo de retirada do visto (pra quem perdeu, é só clicar aqui). Agora que ela já está instalada por lá, é hora de contar quais foram as primeiras impressões e falar sobre os primeiros passos como moradora. Acompanha aí:
Morar na Holanda
Por Paula de Almeida
Hoi!! Estou em Nijmegen – Holanda há 1 semana. A maioria da burocracia já foi resolvida, como pegar minha carteirinha de residência, abrir conta no banco, me registrar na prefeitura, integrações na universidade, etc. Descobri que brasileiros não precisam fazer o teste de tuberculose para o IND – o Serviço de Imigração e Naturalização! Ufa!!
O que tem que ser feito ao entrar na Holanda?
A entrada, entrada mesmo, no território holandês foi muuuito tranquila. A imigração olhou meu passaporte, viu o selo de permissão de residência e me desejou às boas-vindas. Não precisei tirar da mochila meu contrato de trabalho, endereço do B&B que estou hospedada e nada. Passado a imigração, a papelada começa:
Ir ao IND pegar a carteirinha de residente – Fui em Den Bosch, perto de Nijmegen. É preciso levar o passaporte e a carta do IND de que a carteirinha está pronta e pode ser retirada. Quem recebeu essa carta foi a Universidade. Foi muito rápido, é só chegar lá e não precisa de agendamento (e se tem uma coisa que percebi que os holandeses adoram é agendamento).
Ir ao City Hall fazer o BSN number – A universidade agendou pra mim (não disse que eles gostam de agendamento?) e fui atendida exatamente na hora marcada. É preciso mostrar a certidão de nascimento, passaporte e o contrato de aluguel, que eu ainda não tinha. Não tinha por que estes documentos fazem um looping, e para ter um contrato de locação é preciso o BSN number. E pro BSN preciso do contrato. Complicado! E neste ponto se fez verdade o que uma holandesa tinha me dito um dia antes: “temos muitas regras aqui, mas para ninguém seguir”, hahahaha. Os funcionários simplesmente aceitaram o comprovante de pagamento do B&B em que estou, dizendo seriamente que estavam abrindo exceção pra mim, mas que eles nunca fazem isso pra ninguém. Ahan… sei… e o mais um monte de expat que vive aqui? Para fazer o BSN tive o custo de 11 euros.
Abrir conta no banco – Perguntei para 3 holandeses qual o melhor, ou pior, banco. Disseram que é tudo a mesma coisa e que não faz diferença nenhuma. Eu abri conta no ING, porque também me disseram que é o único que não precisa de agendamento prévio. É só chegar com o passaporte, BSN e um endereço e abrir. As taxas são bem baixas: uns 16 euros por ano, mais ou menos, para uma conta eletrônica (o internet banking via web é em holandês. Felizmente o app do Android tem a opção em inglês :)
Minha impressão até agora da Holanda – Os holandeses são muito solícitos e educados. Todos que conheci até agora foram muito simpáticos e amigáveis. Nijmegen é uma cidade com muitos estudantes internacionais, o que torna bem fácil conhecer novas pessoas em eventos organizados pela própria universidade. Aqui chove quase todos os dias, e assim eu já tive meu primeiro achievement holandês: pedalar no inverno e embaixo de chuva. É possível! Mas não é a coisa mais confortável do mundo. Incrível como o semáforo fica sempre vermelho nessas horas. Ah sim, o país tem uma excelente infra-estrutura de ciclovias, incluindo sinais de trânsito e semáforos para bikes e um sistema de setas: tem que apontar com o braço pra qual lado vai virar. Mas na prática só vi sendo usado em rotatórias… vou perguntar o porquê!
Vai uma bike aí?
Eu já conhecia a Holanda, mas duas coisas me deixaram bem impressionadas: vi um homem correndo na rua a noite com um cinto de LED em torno corpo, com o objetivo de se iluminar e tornar mais segura sua corrida. Achei muito diferente! Como se não bastasse, poucos minutos depois vi um cachorro com uma coleira de LED!!!! Hahahaha!
—-
Tem alguma dúvida sobre o país ou como é morar na Holanda? Pergunte para a Paulinha! É só deixar um comentário aí! =)
Se você gosta das nossas dicas e quer ver o blog sempre bombado, uma forma de contribuir é reservar sua hospedagem, pela caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou por este banner aqui em cima. Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais.. Dá uma força aí! =)
8 comments
Tenho a mesma opinião sobre os Holandeses, pessoas simpáticas e educadas! Se eu pudesse moraria ai tb kkkk
Olá! Vou fazer mestrado em Wageningen, Holanda. Estou confusa sobre BSN e BRP. Preciso tirar os dois documentos? Grata
Bom dia, Paula.
Por favor, gostaria de saber se você conhece algum brasileiro ou brasileira em Nijmegen que esteja procurando alguém para dividir apartamento ou alugar um quarto. Cheguei há uma semana para fazer um período de doutorado-sanduíche na Radboud, não estou conseguindo alugar um quarto, tenho agendamentos, mas nada certo. Por favor, aguardo retorno. Muito obrigado. Abraço.
Marcone, possivelmente eu irei passar um tempo morando em Nijmegen a partir de setembro. Você poderia me passar seu contato para conversamos?
O meu intuito é ficar mais de 3 messes aqui..
Olá Paula! Estou ha Holanda há três semanas, morando na casa dos meus tios. Vim estudar inglês durante 3 messes, em Amsterdã, pois meu visto é de turista. Gostaria de ter informações sobre o BSN number. Consigo tirá-lo apenas estando matriculado num curso de inglês?
Olá Anderson, tudo bem?
Conversei com a Paulinha é ela me disse que como turista você não precisa e provavelmente não vai conseguir tirar este registro… :/
Boa sorte no seu intercâmbio! :)
Que legal, Paula!! Adorei! Te desejo ótimos momentos nessa nova etapa e muito sucesso!!!!!! (tire muitas fotossssss!! Assim que puder eu vou com a camera haha)