O passeio para os templos de Ayutthaya foi um dos que nós mais gostamos de fazer durante o tempo que estivemos em Bangkok. É tanta história presente naquelas ruínas que você acaba aprendendo mesmo sem querer. O lugar é enorme e os templos ficam espalhados onde hoje cresceu uma cidade moderna, a 80 Km de Bangkok. Na nossa opinião, este é um rolê imperdível e que deve ser colocado em seu roteiro, sem dúvida! Mesmo que já tenha conhecido outros templos de Bangkok, como o Grand Palace ou o Wat Pho, não deixe de visitar Ayutthaya porque a coisa lá é diferente. Você viaja na história e imagina como foi a construção de tudo aquilo e depois como teria sido a invasão, a guerra e o abandono da cidade… Acompanha aí:
História dos templos de Ayutthaya
Vou começar contando a história de Ayutthaya pra contextualizar e te deixar ainda mais interessado… A cidade começou a ser construída no ano de 1350 pelo rei U-Thong para ser a capital do reino Sião (que deu origem à Tailândia). Em seus tempos de glória (por volta de 1760), ela chegou a ser considerada a maior do mundo, com 1 milhão de habitantes! Mais ou menos nesta mesma ápoca, a cidade foi invadida, saqueada e destruída pelo exército da Birmânia (atual Myanmar) e a população fugiu para outra cidade que se tornaria sua nova capital: Bangkok.
Wat Mahathat
Os invasores destruíram grande parte dos templos e cortaram a cabeça dos Budas em sinal de dominação. Uma dessas cabeças ficou caída e esquecida lá por muitos anos e foi envolvida pelas raízes de uma árvore, formando o principal e mais incrível ponto de visitação de Ayutthaya: o chamado Wat Mahathat. *-*
Wat Lokayasutharam
Outro monumento impressionante que você vai ver por lá é o impronunciável Wat Lokayasutharam, este buda reclinado gigante que tem 37 metros de comprimento e 8 de altura. E não é só por isso que ele é tão famoso… Além de ser uma imagem sagrada na cultura tailandesa, este é o cenário de uma das fases do jogo Street Fighter! hahaha Lembra?
Wat Yai Chai Mongkol
Ayutthaya tem muitos templos lindos e cheios de história, mas um dos que mais nos chamou a atenção foi o Wat Yai Chai Mongkol: ele é bem grande e super bem conservado. Tem dois budas enormes logo na frente e uma estupa – aquela torre pontuda onde eles guardam os restos mortais de pessoas importantes – de 60 metros de altura. Na frente tem uma escadaria grande, onde você pode subir apreciar a vista.
O templo é todo rodeado por um muro e várias estátuas de buda com roupinhas amarelas, bem bonitinho! Nós vimos um senhor trocando essas roupas com o maior cuidado para não deixar aparecer o corpo do Buda enquanto colocava os tecidos um por cima dos outros e só tirava o mais velho quando tudo estava bem cobertinho.
Viharn Phra Mongkol Bophit
Já o Viharn Phra Mongkol Bophit é um templo super moderninho se comparado aos outros. Ele foi construído para abrigar uma estátua também enorme e ryca de buda (já deu pra perceber que eles adoram estátuas grandes e phynas né), com mais de 17 metros de altura e feita de bronze! É que depois da invasão, este Buda ficou ao relento por muitos e muitos anos e acabou sendo bem danificado. É aí que entra a parte mais glamourosa da história: em 1990, o governo do país restaurou e cobriu o budão com ouro… e haja ouro! E ele ficou realmente lindo!
Lá dentro você vai ver também alguns bustos de Budas cobertos por pequenos quadradinhos de papel dourado, feitos de ouro, que são colados por fiéis como se fossem oferendas.
Como ir para Ayutthaya
A maneira mais fácil de visitar Ayutthaya, na nossa opinião, é com um tour de um dia comprado nos arredores da Kao San. Eles te buscam de van e te deixam no mesmo local na volta, normalmente próximo da Kao San ou da Rambuttri Road. Nós gostamos deste passeio porque não achamos que foi muito corrido nem chato como algumas excursões costumam ser e, como tínhamos pouco tempo, foi uma boa forma de otimizar e conseguir conhecer outros pontos próximos à Bangkok.
Pra quem preferir, existem outras opções para chegar até lá: Mini van: saem de um terminal próximo ao Victory Monumento BTS Station de 30 em 30 min – preço 60bth – 2h. Ônibus: linhas 3, 77 e 99 – Saem do Northern Bus Terminal de 30 em 30min – 50tbh. Trem: demoram de 2 a 3h. 2ª classe custa 300 bth e 3º 20tbh, mas não tem ar condicionado e pode acontecer de ir em pé.
Quanto custa
Nosso tour custou 600 Bath por pessoa. Ele saiu às 7h de Bangkok e voltou às 16h e já incluía o transporte entre os templos, todas as entradas dos templos, almoço e guia em inglês (que não dava pra entender nada, mas ok). Nós recomendamos esta opção, principalmente pela praticidade e pelo custo benefício, já que a entrada de cada templo custa cerca de 20 a 25 Bath por pessoa (economizamos pelo menos 100B por pessoa só nessa!).
Se você for com outro meio de transporte, pode até economizar mais dinheiro, mas vai ter um pouco mais de trabalho para se locomover por lá. Chegando em Ayutthaya, você vai precisar de um tuk tuk, taxi ou bike para andar entre um templo e outro – porque alguns são mais distantes – o que pode encarecer e deixar seu passeio um pouco mais demorado, mas aí é questão de gosto.
Dicas para quem visita os templos de Ayutthaya
#dica1: Nós estivemos lá em março de 2016 e o calor era I-N-S-U-P-O-R-T-Á-V-E-L! Pior que estar no meio da muvuca num sol de 40° no carnaval de Salvador! haha Sério, foi o dia mais quente da nossa vida. Então, se for de bike, considere…. e leve bastante água!
#dica2: Os homens podem ir de bermuda numa boa, mas é bom evitar a camiseta regata. As mulheres devem evitar blusinhas de alça e shorts muito curtos, mas como é muito quente, a dica é levar um lenço para cobrir os ombros e uma saia longa para as pernas, quando precisar.
#Dica3: assista nosso vídeo e veja o quanto este lugar é bonito e interessante:
Como contratar Seguro Viagem para a Tailândia
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que você também vai gostar:
O que fazer em Bangkok
Onde se Hospedar em Bangkok
Mochilão Sudeste Asiático, uma viagem marcante
Roteiro do nosso mochilão pelo Sudeste Asiático
Visto para os países do Sudeste Asiático
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)