Oba! Mais um post fresquinho enviado diretamente da Holanda. \o/ No texto de hoje a Paulinha conta um pouquinho sobre o passeio que eles fizeram em Den Haag e dá várias dicas de programas interessantes pra fazer por lá. Acompanha aí:
Por: Paula de Almeida
O que fazer em Den Haag – roteiro para um bate e volta
Den Haag, Haia ou The Hague é a capital da província da Holanda do Sul e a terceira maior cidade dos Países Baixos, ficando apenas atrás de Amsterdam e Rotterdam. Curiosamente, apesar da capital da Holanda ser Amsterdam, é em Den Haag que fica a sede do governo do Reino dos Países Baixos e o gabinete do rei Willem-Alexander. Algo como dizer que a capital do Brasil é Brasilia mas o Palácio do Planalto fica em São Paulo. Um rolo que só.
A cidade é uma gracinha e com certeza indico para um bate e volta. Há diversos prédios históricos muito fotogênicos, o centro comercial é bem grande e tem muitas lojas, até uma China Town e um shopping, coisa que não é muito comum na Holanda.
Gabinete do Rei
Escher in the Paleis
Um dos pontos mais divertido de Den Haag é o museu de Escher, o Escher in the Paleis, ou “Escher no Palácio”, dedicado ao artista gráfico holandês Maurits Cornelis Escher. Tenho certeza que vc já viu alguma imagem dele e pensou “cara, que coisa loca”. Suas obras são marcadas pelas construções impossíveis e metamorfoses, encantando qualquer nerds como eu _o/. O museu expõe um grande número de litografias, xilogravuras (woodcut) e imagens, além de exibir cronologicamente sua vida artística, tornando possível ver as influências e o desenvolvimento de sua arte. Facilmente dá pra gastar umas 2 horas no museu e se divertir muito. Site oficial: www.escherinhetpaleis.nl/
Escher in de Palace
The World Peace Flame
O monumento foi inaugurado em 2002 e fica em frente ao Palácio da Paz (o da foto de capa do post). É um símbolo de paz e liberdade entre os povos. A chama da paz está presente em diversas cidades da Holanda, incluindo Nijmegen, e também na Austrália, Estados Unidos, Bélgica e País de Gales. Em volta da chama há diversas pedras, sendo uma de cada país representado. Fofo, não?
Chama da paz
Scheveningen
É o point do litoral holandês. Nos arredores tem diversos restaurantes, cafés e lojas, achei o lugar muito agradável e bem moderno, apesar de eu ter sentido falta do calçadão e dos quiosques. Claro que a praia em si não é bonita como as brasileiras, nem de perto e nem de longe, mas num dia sol e no verão dá pra matar a vontade de sentir a brisa do mar, afinal, ver o mar é sempre muito bom =D. A faixa de areia é enoooormeee e a praia é de se perder de vista. Infelizmente o dia que conheci não estava ensolarado, como vcs podem ver na foto rsrs. O clima estava tradicionalmente holandês: cinza, chuvoso e frio, apesar de ser final de primavera. De qualquer forma, num dia quente aposto minhas fichas que deve ser muito divertido tomar uma Hertog Jan (uma das cervejas mais populares da Holanda) na areia.
Onde comer
Dica quente, especialmente aos brasileiros que moram na Holanda: em Scheveningen fica um restaurante brasileiro que se chama Rodízio! Comida brasileira, yummy!!! Ainda não conheci, mas quando for lá venho contar aqui como foi a experiência! Site: http://www.rodizio.nu/.
Se vc estiver de boa de comida brasileira, indico o restaurante vietnamita Little V. A comida e os sucos são maravilhosos! Vale muito a pena. Site: http://littlev.nl/.
Quando for reservar seu hotel, albergue, camping ou pousada, não esqueça de usar a caixinha do booking.com que está ali no canto direito do blog ou este banner aqui em cima! Para cada reserva feita por aqui, o Vamos Fugir recebe uma pequena comissão e você não paga nem um centavo a mais!
Se você gosta das nossas dicas, esta é uma ótima forma de retribuir e ajudar o blog a continuar bombado! Dá uma força aí! =)
4 comments
Muito bom o post, gostei bastante das dicas. Vou a Amsterdã no fim do ano e quero dar uma passada por Den Haag!
Oi Jonas, obrigada!
Que bom que gostou das dicas, espero que te ajudem na sua viagem =)
Adorei o post!!!. Me senti de novo em Haia. Fiz um bate-volta até lá e foi um passeio super agradável, apesar do tempinho holandês rsrs O Escher Palais é incrível, para mim foi o ponto alto da visita. Deixo uma dica: se alguém quiser ver algo bem diferente visitar o Panorama Mesgad. Fica em uma galeria com o mesmo nome, sendo uma pintura enorme e em 360 graus da área da praia de Scheveningen. Bem interessante. Nunca tinha visitado algo parecido.. Se quiser posso depois passar mais dicas sobre esse passeio.
Oi Lulu! tudo bem?
Que bom que gostou do post! Adorei saber que vc se transportou pra lá quando leu! <3
Ah, e obrigada pela dica, parece ser um passeio super interessante e diferente mesmo!!
bjo