História, arquitetura, natureza, tecnologia e muito conhecimento sobre produção de vinhos, isso é só um pouquinho do que o tour pela vinícola Santa Rita, em Santiago, tem pra oferecer. Pra começar que a paisagem do lugar já é linda! A sede deles fica numa fazenda enorme localizada no Valle del Maipo, a cerca de 40 Km do centro de Santiago e aos pés da chamada pré-cordilheira, uma cadeia de montanhas mais baixa que compõem muito bem a paisagem.
Nós fomos de metrô por conta própria (lá no final eu explico como) e quando chegamos fomos recepcionados por uma charrete que nos levou até a casa principal, sede da vinícola… parecia que a gente tinha voltado no tempo e estava indo visitar o barão hahahaha Chegando lá já gostamos logo do estilo colonial das construções… tudo muito preservado e cuidado. Depois descobrimos que todos aqueles prédios bonitos tinham muita história pra contar…
Como já disse no post sobre a Rota do Vinho, nós nunca fomos muito entendedores do assunto, apenas gostávamos de beber e ponto. Mas depois dessa viagem para Santiago e especialmente depois da visita às vinícolas e principalmente à Santa Rita, nós passamos a gostar ainda mais! Lógico que ninguém sai de lá um sommelier, mas já dá pra começar a ter uma noção dos tipos de uvas e de como toda essa produção acontece.
Como é o tour pela vinícola Santa Rita?
Existem vários tipos de tours bacanas por lá. Nós fizemos o Tour Clássico à convite do pessoal da Santa Rita e gostamos demais! Pra resumir, funciona assim: um guia da própria vinícola acompanha o grupo por toda a linha de produção do vinho e vai explicando como funciona cada etapa. Ele começa desde os parreirais, onde fala sobre a plantação, colheita, irrigação, tipo de solo da região, tipos de uvas produzidas lá e etc… e vai passando pelos setores onde o vinho fica armazenado para fermentação, decantação e etc (inclusive nas salas onde ficam aqueles barris de madeira iguais aos que a gente vê nos filmes), até chegar no local onde ele é engarrafado e finalizado para o comércio. De acordo com nosso guia, a Santa Rita produz 80 milhões de garrafas por ano e exporta 40% deste total!
Depois disso, o grupo da uma volta pelos jardins e construções históricas da vinícola, até chegar em uma casa onde o guia conta um pouco mais sobre a história do lugar e do porquê ela está diretamente relacionada à da independência do Chile (já vou contar!). Foi no porão desta casa que fizemos a degustação (vc já vai entender o porquê) e depois ganhamos uma taça com a logo da Santa Rita para levar pra casa! =)
Depois do tour a gente ainda pode visitar o Museu Andino, o Restaurante Dona Paula, a loja e a Padaria ou ainda fazer mais um dos vários tours que eles oferecem por lá.
História da Vinícola Santa Rita
Sabe aquele vinho 120 que tem pra vender nos supermercados brasileiros? Então, ele é produzido lá na Santa Rita! Na verdade a vinícola produz várias marcas e tipos de vinhos, mas este é o mais famoso (pelo menos era o único que a gente já conhecia e tomava! hehe) e teve seu nome escolhido como uma homenagem à história da fazenda.
Segundo nosso guia contou durante o passeio, no ano de 1814, após uma batalha contra soldados espanhóis em busca da independência do Chile, 120 homens muito feridos, cansados e famintos chegaram até a fazenda, onde hoje funciona a vinícola, precisando de ajuda e foram abrigados e tratados por Dona Paula, a dona da fazenda. Ela os escondeu no porão de sua casa (o mesmo porão onde fizemos a degustação!! ;) e deixou que passassem a noite, comessem e descansassem para conseguir continuar a lutar.
Só de contar assim já é interessante, mas estar lá, entrar no porão onde eles ficaram e imaginar que tudo aquilo um dia foi real – com uma degustação deliciosa de vinhos para acompanhar – é ainda mais emocionante!
Ah, outra coisa interessante! Lembra que eu falei da sala onde ficam os barris de carvalho? Então, ela foi construída em 1880 e permanece igual até hoje! Lá dentro, a temperatura é mantida sempre entre 16 e 17 graus, já que é uma sala subterrânea construída com uma mescla chamada cal y canto, que leva areia, clara de ovo e cal para substituir o carvão, o que é resistente a terremotos e mantém a temperatura assim fresquinha para conservar o vinho.
Como chegar à Vinícola Santa Rita de metrô
Quem quiser ir por conta é bem fácil e barato, só um pouquinho demorado: 2h do bairro Bellavista até lá. As instruções são: pegar metrô na estação Baquedano, sentido “Los Dominicos” e descer na estação “Tobalaba”. Lá, é só fazer baldeação para linha azul 4 e ir até a estação “Las Mercedes”. Logo na saída da estação tem um ponto de ônibus, é só pegar o que vai para “Alto Jahuel” (MB81) e pedir para o motorista indicar o ponto para a vinícola Santa Rita. Todo esse trajeto de busão demora 40 minutos. Se preferir ir de táxi, o corrida fica em torno de 20 mil pesos.
Informações importantes sobre o tour clássico da vinícola Santa Rita
Preço: 12.000 pesos chilenos por pessoa, incluindo a degustação de 4 tipos de vinho e a taça.
Duração: 1h
Horários: Terça à domingo – Espanhol: 11:00 e 16:00/ Inglês: 12:00 e 15:00/ Português: 12:30 e 15:30. É preciso agendar!! Os agendamentos podem ser feitos diretamente pelo site da vinícola.
Contatos:
Site: http://www.santarita.com/international/
Facebook: https://www.facebook.com/120SantaRita/Telefones: (+56 2) 2 362 2594 / (+56 2) 2 362 259Endereço: Camino Padre Hurtado 0695, Alto Jahuel – Santiago, Chile
*Este é um publipost, ou seja, um texto escrito especialmente em parceria com a Vinícola Santa Rita.
Outros posts que você também vai gostar:
- O que fazer em Santiago – roteiro de 5 dias ou mais
- Tour panorâmico pelas estações de esqui de Santiago – um dia para conhecer a neve!
- Rota do Vinho pelo Vale Casablanca em Santiago, no Chile
- O que fazer no Deserto do Atacama? – O Guia completo para montar seu roteiro de viagem
- Como planejar um mochilão pela América do Sul
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
2 comments
Mais um passeio a entrar pra minha lista de “to do” no Chile kkk
Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!
Boa!! Esse passeio eh sensacional!! =)