Quando fiz meu intercâmbio na Nova Zelândia eu sabia o que levar na mala, afinal só fiquei 2 meses. Quando fizemos nossos mochilões também foi tranquilo na hora de decidir o que levar, e olha que o espaço era bem mais reduzido. Mas agora, na hora de arrumar a mala para mudar para a Austrália a coisa foi bem mais complicadinha porque a gente veio pra MORAR e é muito difícil colocar a vida inteira dentro de duas malas de 23 kg (era o que a gente tinha) :/ .
No começo rolou uma crise, mas depois logo vi que o negócio era desapegar. O primeiro passo foi olhar todo o nosso guarda-roupa e doar grande parte das roupas (saíram uns 4 sacos lotados, juntando as minhas coisas e as do Ulisses). Depois, começamos a pensar nos objetos e aparelhos eletrônicos que não conseguiríamos trazer, colocamos tudo pra vender no facebook e na OLX (desapega, desapega!) e empacotamos outra parte das coisas, como utensílios de casa e decoração, pra deixar guardado no Brasil.
Foi trabalhoso, mas deu tudo certo! Resolvi escrever este post para passar algumas dicas sobre como arrumar a mala para seu intercâmbio porque já percebi que muita gente tem bastante dúvida em relação a isso. Mas olha só, eu escrevi o post com base na minha experiência antes e depois de chegar na Austrália, por isso vou focar muito mais nas dicas sobre este país. Mas, se você vai pra qualquer outro lugar e também não sabe muito bem o que levar, acho que este post pode te ajudar… é só ignorar os trechos mais específicos. hehe
O que nós levamos na nossa mala para a Austrália
Inventamos de trazer cachaça para vender aqui, o que aumentou ainda mais o peso. Foi um parto colocar tudo aquilo dentro das malas sem ultrapassar o limite, mas no final consegui trazer tudo que eu queria e praticamente TODAS as minhas roupas: vários casacos de frio, todas as calças, milhões de blusinhas de calor, shorts, saias, vestidos, 8 pares de sapatos entre tênis, chinelos, botas, sandálias e dois sapatos de salto, secador de cabelo, maquiagem, bijuteria, remédios, bolsas e etc..
Mas ainda teve muita coisa extra… Nós já sabíamos que teríamos que comprar roupa de cama e toalha de banho quando chegássemos aqui, por exemplo, então decidimos levar um jogo de cada pra não ficar gastando dinheiro com isso. O mesmo aconteceu com os capacetes e as trancas de bike (que a gente já sabia que ia acabar comprando pra usar como transporte). Ok, sei que parece loucura, mas nessa deixamos de gastar uns 100 dólares aqui, já que o capacete é obrigatório e, dependendo da qualidade, pode custar caro.
No final das contas, hoje eu assumo que nós exageramos um pouco e que não precisava de tudo isso já que muita coisa tem preços bem acessíveis por aqui. Me arrependi de ter trazido tanta roupa, por exemplo, pq podia ir comprando aos poucos, mas não acho que foi demais trazer roupa de cama e toalha de banho, até porque estamos usando só aquele jogo até hoje. Acho que ajudou a economizar no começo (pq vc vai gastar com mta coisa que não tinha previsto), mas se você não tiver espaço na mala não é assim tão fundamental… mas é só uma opinião pessoal.
O que levar na mala para um intercâmbio longo
Com base na experiência que tivemos arrumando nossas malas pra vir pra Austrália e com o que já passamos aqui durante o primeiro mês, montei este check list que pode te ajudar na hora de arrumar sua mala. Lógico que é muuuito pessoal e depende do país para onde você vai, mas vou dizer como eu arrumaria hoje se passasse novamente por isso:
Roupas e acessórios
Não precisa trazer todas as suas roupas nem ficar comprando aí antes de embarcar porque os preços aqui (pelo menos na Austrália) são melhores que no Brasil, mas para as roupas sem marca, lógico! O mais importante é pesquisar bem como é o clima do país para onde você está indo, levar opções suficientes para sobreviver pelo menos ao começo de cada estação e ter tempo suficiente de comprar roupas novas se for preciso. Só pra dar um exemplo, chegamos em Sydney no inverno e estava fazendo bastante frio. Se a gente não tivesse vindo preparado, com certeza teríamos que sair correndo pra comprar casacos e cobertores logo no primeiro dia.
Agora vamos à lista:
- Casaco bem quente (se fizer frio no seu destino)
- Jaqueta corta vento ou de nylon (pelo menos aqui em Sydney é bem importante, pq venta mto)
- Blusa de lã
- Segunda pele (opcional, mas ajuda mto!)
- cachecol
- gorro
- luva
- meias
- Casaco mais leve
- Casaquinho meio estação (tipo cardigan)
- camisetas (manga comprida, curta e de alça/regata)
- calça jeans/ legging
- Short/ bermuda
- saia/vestido (eu trouxe um preto mais fino pro caso de uma festa social)
- acessórios no geral (lenço, bijuteria, etc…)
- maquiagem
- cinto
- bolsa
- calcinha/cueca/sutiã
Dica 1: Devo levar roupa social? Sim, pelo menos uma camisa branca e uma calça preta, porque vc não sabe com o que vai trabalhar. A calça preta, por exemplo, é bem útil pra quem procura emprego de garçom e garçonete, porque os restaurantes pedem pra vc usar logo no dia do trial (o teste que você faz pra ver se consegue o trampo).
Dica 2: Mas essa calça preta pra trabalhar tem que ser social ou pode ser legging? Na maioria das vezes pode ser legging, mas é bom checar com o chefe porque tem restaurante que não gosta. Se você for fazer trial de cleanar, também vai precisar de uma calça preta, mas aí é melhor que seja legging ou de academia mesmo.
Dica 3: faça rolinhos com suas roupas que fica muito mais fácil de organizar e ganhar espaço.
Sapatos
É melhor optar por um de cada tipo do que trazer muitas opções. Por exemplo, se você tiver acostumada a usar muito salto no Brasil, não deixe de trazer. Eu – como nunca gostei muito – só trouxe dois, um plataforma e outro de salto mesmo pra ter opção.
– Tênis
– “sapatenis”
– Sapatilha/alpargata
– sandália/ rasteirinha
– chinelo
– salto
– bota
Dica 1: Vou falar novamente sobre trabalho na Austrália. Além da calça preta, aqui em Sydney eles pedem pra vc usar um sapato preto (se for pra trabalhar em eventos é melhor que seja sapato social para os homens, mas no geral pode ser até tênis), então se você já tiver, é bom trazer. Se não tiver, deixe pra comprar aqui porque é bem barato!
Dica 2: Coloque os objetos pequenos dentro dos sapatos para economizar espaço na mala ;)
Remédios
Nós trouxemos os remédios mais “comuns” como para dor, gripe, cólica, anti-inflamatório, relaxante muscular, anti alérgico, band-aid e etc na mala despachada e não tivemos problema nenhum. É super fácil comprar tudo isso aqui (vende até no supermercado), mas nem sempre tem todas as marcas iguais às do Brasil e você vai acabar gastando uma graninha a mais se precisar. Nós não trouxemos pastilha pra garganta, por exemplo, e tivemos que comprar logo na primeira semana porque ficamos gripados e, pelo que eu vi, muita gente fica logo que chega porque o organismo sente o fuso horário. Mas vai de você trazer ou não…
Mas e o anticoncepcional?
Essa era minha principal dúvida! Cheguei a perguntar lá no grupo do Facebook “Papo calcinha em Sydney” (mto bom por sinal #ficadica pra quem vem pra Austrália) e muitas meninas responderam, mas cada uma com uma opinião diferente. O fato é que se você quiser comprar pílula anticoncepcional aqui, vai precisar de uma receita e, pra isso, vai ter que ir ao ginecologista. Também depende de você, mas EU preferi trazer o suficiente para 1 ano. Pedi pra minha ginecologista fazer uma receita (em português mesmo) indicando o número de caixinhas e coloquei junto com elas, dentro da mala para despachar.
Dica: coloque 4 cartelas na mesma caixinha pra economizar espaço.
Cosméticos
Shampoo, condicionador, hidratante, sabonete, protetor solar e etc têm o preço bem acessível aqui. Nós trouxemos, mas hoje eu acho que faria diferente… Traria só o bem básico, suficiente para os primeiros dias e depois compraria tudo por aqui.
Outros itens que podem ser importantes
Se tiver pouco espaço na mala, deixe pra comprar tudo no seu destino. Mas, se quiser economizar, vale tirar algumas roupas pra abrir espaço e levar alguns itens que julgue importantes. No meu caso eu trouxe:
- secador de cabelo/chapinha (atenção, aqui é tudo 220!!! No final não consegui usar meu secador =/ )
- roupa de cama (lençol e fronha)
- saco de dormir/ cobertor de microfibra (SE vc já tiver, o saco de dormir pode substituir o cobertor. Mas se não tiver, uma dica é trazer o cobertor de microfibra que faz menos volume e colocá-lo naquele saco que faz vácuo pra reduzir ainda mais o espaço que ele ocupará na mala. Essa dica é importante principalmente pra quem chegar no inverno e não tiver tempo nem souber onde comprar uma coberta logo nos primeiros dias.)
- mochila para a escola (provavelmente já vai ser sua mala de mão)
- Toalha de praia
- Canga
Itens que você pode deixar pra comprar aqui:
Separei os preços médios de alguns itens aqui na Austrália, pra ajudar você a decidir se compensa trazer do Brasil ou deixar para comprar aqui:
- secador de cabelo: 19 a 40 dólares no Kmart
- adaptador de tomada: 10 dólares no supermercado woolworths
- Toalha de banho: de 4 a 12 dólares no Kmart
- Roupa de cama: de 15 a 50 dólares no Kmart
- Edredom: a partir de 30 dólares
- Cobertor de microfibra: 20 dólares
- mochila: chegamos a ver uma por 4 dólares no Kmart!
- Tênis preto para trabalhar (tipo kedis): 4 dólares no Kmart (mas é meio ruim, pelo menos o meu kkk)
- Bike: a partir de 100 dólares
- Caderno: 4 dólares
Dicas importantes para um intercâmbio na Austrália
Dica 1: como já deu pra perceber, essa loja Kmart é muito boa e tem muitas coisas baratas pra casa, além de roupas, móveis, utensílios e etc…
Dica 2: Se quiser comprar caderno, pasta, caneta, alguns utensílios de cozinha e todo tipo de “tranqueirinha”, procure a Daiso, uma loja japonesa onde tudo (ou quase tudo) custa 2,80!
Dica 3: a tomada daqui é totalmente diferente da nossa e um adaptador é fundamental! Se não quiser esperar até comprar um, tente encontrar no Brasil, mas não sei se vai ser fácil achar.
Dica 4: a voltagem aqui (pelo menos em Sydney) é 220!!
Dica 5: se for trazer bebida, enrole as garrafas em várias camadas de papel filme para evitar que quebrem dentro da mala. O máximo permitido são 2 garrafas por pessoa.
Dica 6: não se preocupe muito porque aqui tem tudo que você precisa e é bem tranquilo de comprar. Só não esqueça de trazer na mala muita disposição, curiosidade para o novo, respeito pelas culturas diferentes e muita vontade de aprender!
Boa viagem! ;)
Caminhada de Manly para Shelly Beach
Outros posts que você também vai gostar:
6 motivos para parar de sonhar e fazer logo seu intercâmbio
Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
As mil e uma dúvidas de quem pretende “largar tudo”
Primeira semana na Austrália – paixão, correria e oportunidades
Morar na Austrália – quando as coisas finalmente começaram a se acertar por aqui
Como é ficar em homestay durante o intercâmbio?
Intercâmbio – para onde ir?
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
3 comments
Oiii pq vcs levaram cachaça ? Seria para vender ? é tranquilo vender ai ?
Pra beber mesmo! hahahaha adoramos fazer uma caipirinha de vez em quando e aqui é mais difícil e caro de encontrar. Quando viemos até trouxemos duas a mais pra vender, já que aqui pagam 40 dólares por uma garrafa… Mas acaba fazendo muito peso na mala, aí nas próximas vezes só trouxemos para consumo mesmo.
Ligia e Lico!!!!
muito boa as dicas, ta me ajudando muito me preparar pro meu intercâmbio. Estou acompanhando tuuuudo!!
bjs
Jacque