Localizada no ponto mais ao norte da cidade de Sydney, Palm Beach é uma das praias que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Seja em um mochilão pela Austrália, uma passadinha rápida por Sydney ou mesmo para quem faz intercâmbio e vem morar um tempo por aqui, como é o nosso caso.
Apesar de um bate e volta ser mais que suficiente, o ideal é deixar o passeio até Palm Beach para um dia bem ensolarado e sair cedinho pra poder aproveitar sem pressa, já que a “viagem” até lá demora (principalmente se vc for de transporte público – já vou explicar como faz). Então, além de fazer a famosa trilha até o farol, também vale muito tirar umas horas pra sentar e ficar curtindo a praia sem pressa.
O que fazer em Palm Beach?
Além da praia, que por si só já é linda, você pode fazer essa trilha que eu falei até o topo da montanha (onde fica o farol) e de lá tirar aquela foto linda que todo mundo que mora em Sydney acaba tirando um dia. A vista é incrível e chega a lembrar o View Point de Koh Phi Phi, na Tailândia (olha a comparação nas fotos):
Palm Beach, em Sydney
View Point de Koh Phi Phi
Pra chegar até lá no topo você precisa pegar a trilha no canto esquerdo da praia (sentido farol). Existem algumas plaquinhas indicando a trilha que chama Barrenjoey Track e você pode começar tanto na praia do lado oposto à Palm Beach (sinalizada como Broken Bay) ou por um caminho de areia entre umas árvores, paralelo à Palm Beach. Parece confuso e confesso que a gente demorou um pouquinho pra se encontrar lá, mas depois que vc encontra as placas fica tudo bem fácil.
Depois que já estiver na trilha, você vai ver uma placa indicando duas opções para chegar ao Barrenjoey Lighthouse (o farol), uma chamada Smugglers Track – que corta caminho e é mais rápida, porém é só escada -, e outra chamada Barrenjoey Track – que é mais leve e suave, mas mais longa. Nós fomos pela escada e demoramos uns 15 minutos, mas posso dizer que é mais tranquila do que parece. Se você tiver um mínimo de preparo físico não é tão pesada.
Lá no topo você vai ficar encantado com a vista. Aí é só seguir um pouquinho mais e escolher uma pedra para sentar, apreciar e tirar fotos. Pra quem quiser, também é possível visitar o farol e conhecer sua história: existe um tour guiado que sai todo domingo às 11h (e termina às 3h) e custa 5 dólares por pessoa. Aliás, uma curiosidade: o Barrenjoey Lighthouse foi construído em 1881 em um ponto importante que já vinha sendo usado para orientar quem entrasse na baía de Broken e Pittwater e ainda identificar navios piratas que usavam a rota para chegar até Sydney.
Como chegar em Palm Beach
Saindo da estação Wynyard, estande B dos ônibus, é só pegar o L90 (que passa de 20 em 20 minutos) e seguir quase até os pontos finais. Você pode descer tanto no wharf e seguir caminhando pela praia, quanto no próximo ponto, que já é no parque em frente Palm Beach.
A viagem dura quase 2 horas e custa o preço normal de uma passagem de ônibus: $4,20 o trecho. Mas pra quem for no domingo, o preço é $2,50 o dia todo.
Uma dica pra quem pretende ir de carro para Palm Beach é aproveitar e seguir até o Morisset Park, um local (que na verdade é um jardim de um hospital) onde os cangurus ficam soltos. Lá você pode se aproximar deles e até interagir, porque eles já estão super acostumados com os turistas. Nós ainda não fomos, mas está na nossa listinha! O Morisset fica bem mais ao norte, já em outra cidade, mas pra quem está de carro o desvio acaba não sendo assim tão grande. Já de transporte público é mais complicado porque demora bastante.
Dicas para quem vai para Palm Beach
1 – leve lanche porque lá só tem uma lanchonete que fecha super cedo. (nossas amigas deixaram pra comer quando voltamos da trilha e já não tinha mais nada)
2 – não precisa se preocupar em ir com roupa de trilha, porque a maior parte é de areia então é até melhor fazer de chinelo que de tênis.
3 – Reserve um tempinho pra curtir a praia, porque ela é linda, super tranquila (bem diferente do fervo das praias mais centrais hehe).
Outros posts que você também vai gostar:
Blue Mountains, um bate e volta perfeito pra quem visita Sydney
Whale watching – como, quando e onde ver baleias em Sydney
10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
Como é o transporte público em Sydney?
Tudo que você precisa saber para se mudar para a Austrália
A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no facebook
Foto de capa: Flickr Creative Commons – Marc Dalmulder
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)