O Vivid Sydney é um festival de arte, música e idéias (como eles mesmo se intitulam) que acontece todos os anos aqui em Sydney, na Austrália. Em 2018, o evento começa no dia 25 de maio e vai terminar dia 16 de junho, ou seja, tempo suficiente pra aproveitar cada uma das mais de 400 atrações espalhadas pela cidade. É um prato cheio pra quem gosta de luzes, cores e fervo, como eu! haha
Com enormes projeções de luz, cores e esculturas desenvolvidas por 180 artistas australianos e internacionais, além de apresentações musicais e workshops com profissionais da indústria criativa, as atrações estão em vários bairros, espaços públicos e pontos turísticos da cidade e – a maioria delas – são totalmente de graça! \o/
Mas o que é exatamente o Vivid Sydney?
As atrações mais famosas e divulgadas mundo afora (até mesmo no Brasil. Vi no Jornal Hoje ano passado! hehe) são as projeções de luz que acontecem durante o festival. Mas pra quem não sabe o Vivid é muito mais que isso… De acordo com o que eu pesquisei no site do evento, eles mesmos se definem como “o momento em que arte, tecnologia e comércio se encontram”. O Vivid Sydney é um festival que reúne os mais importantes fóruns da indústria criativa do mundo, exibições gratuitas de esculturas e projeções de luzes ao ar livre e uma série de apresentações de música contemporânea.
Pra vocês terem uma ideia, algumas das palestras que vão rolar por aqui durante esses 23 dias de evento trazem profissionais ligados à indústria criativa como artistas, jornalistas, publicitários, escritores, cineastas, confeiteiros, diretores de Universidades, atores, inventores, designers, fotógrafos e por aí vai… Algumas dessas palestras são pagas, então vale consultar este link oficial do Vivid antes de se planejar.
Veja abaixo o vídeo que nós postamos lá no nosso canal do Youtube e aproveita e já segue e gnt também ;)
Onde rolam as apresentações?
As principais atrações relacionadas às projeções de luzes estão espalhadas principalmente pelos pontos mais próximos à city, como por exemplo Circular Quay, Martin Place, Darling Harbour, The Rocks, Kings Cross, Royal Botanic Garden e Barangaroo. Mas, também vão rolar apresentações no Tanronga Zoo e Chatswood, por exemplo. Cada um desses locais tem atrações e propostas totalmente diferentes entre si, por isso vale a pena conferir mais de um.
2017 nosso primeiro Vivid, já que chegamos em Sydney em agosto de 2016. Em poucos dias de festival, vimos muita coisa linda no Circular Quay e Martin Place, olha só algumas das fotos que tiramos por lá:
Prédios do Circular Quay e City
Urban Tree – Martin Place
Mas ainda teve muito mais pra ver… Essas são fotos do site oficial do Vivid:
Vivid Sydney 2017, Royal Botanic Gardens preview, The Sun Flowers. 25/5/2017
Photo James Horan/Destination NSW
Vivid Sydney 2017 The Rocks, preview, Organic Vibrations. 25/5/2017
Photo James Horan/Destination NSW
Vivid Sydney 2017, The Rocks, preview, Freedom of Movement. 25/5/2017
Photo James Horan/Destination NSW
Vivid Sydney 2017, Darling Harbour preview, Tumbalong Lights. 25/5/2017
Photo James Horan/Destination NSW
Vivid Sydney 2017, Darling Harbour preview, Magicians of the Mist. 25/5/2017
Photo James Horan/Destination NSW
Vivid Sydney 2017, Barangaroo preview. 23/5/2017
Photo James Horan/Destination NSW
Aplicativo do Vivid Sydney
O festival é tão organizado que existe até um aplicativo onde você pode consultar toda a programação, local e horários não só das projeções, mas também dos shows e palestras. Além disso, pelo app você consegue ter acesso à áudios guiados que explicam cada uma das obras de arte expostas e também as figuras que estão sendo projetadas pelas luzes. Muito interessante né?! Pra quem quiser baixar, o link do app na Play Store é este e na Apple Store é esse.
Se você ficou curioso pra saber o que vai rolar esta ano e planejar sua visita, no site oficial do Vivid tem todas as informações: https://www.vividsydney.com/
ver como essas projeções funcionam, afique de olho no nosso Instagram pq vamos postar muita coisa lá, no Insta Stories e depois deixar os vídeos nos Highlights!
Tudo sobre Austrália:
Você já viu nossa página sobre a Austrália? Lá nós falamos tudo sobre a nossa decisão de vir morar aqui, como conseguimos, quais foram as partes mais difíceis e as mais gostosas, além de muitas dicas de viagens pelo país e passeios baratos em Sydney. Acessa lá!!