Em agosto de 2017 fizemos nossa primeira viagem de Motorhome pela Austrália. O destino? Tasmânia, uma ilha ao sul do país que tem paisagens maravilhosas incluindo montanhas nevadas, praias, trilhas e animais diferentes (lá é a casa do demônio da Tasmânia!) Mas apesar de o local ser mega interessante e bonito, o que fez a nossa viagem ser tão especial foi o tal do Motorhome! Não sei se gostamos tanto por ter sido a primeira vez ou por ser algo que só estamos acostumados a ver em filmes, mas o fato é que viajar de Motorhome é demais!
Neste post eu vou contar tudo sobre como esse carro/ casa funciona e passar algumas dicas para quem quer alugar e viajar por aí também. Acompanha aí:
Como foi nossa viagem de Motorhome pela Austrália?
Como alugar um Motorhome?
Assim como para o aluguel de carro, na Austrália existem muitos sites para aluguel de Motorhomes, trailers ou campervans*, é só dar um Google que você acha vários. Ai é só escolher para quantas pessoas e quais funcionalidades mais se adequam à sua viagem e reservar.
*Mas qual é a diferença entre Motorhome, trailer e campervan? O primeiro é tipo um caminhãozinho que tem a cabine do motorista acoplada à parte de trás, que funciona como a casa. O segundo é bem parecido com isso, mas a diferença é que a parte da casa precisa ser rebocada por um carro, ou seja, é separada. Já a terceira é um quarto e uma mini cozinha adaptadas na parte traseira de uma van, o que normalmente fica menos espaçoso.
Como era o nosso Motorhome
Estávamos em 4 pessoas, mas alugamos pra 6 por que o preço acabou compensando. No nosso motorhome tinha uma mini cozinha toda equipada com panelas, pratos, copos, talheres, fogão, pia e microondas. Uma banheiro com chuveiro (que mais parecia banheiro de avião, mas dava pra quebrar o galho), duas mesas que se transformavam em camas de casal e mais uma cama de casal em cima da cabine, luzes, ar condicionado, cobertas, muitos armários e um toldo do lado de fora.
Olha aí o vídeo completinho que postamos no nosso canal do Youtube:
Como funciona um Motorhome:
Parte elétrica
As luzes e o rádio funcionam ligados diretamente na bateria do carro. Já o ar condicionado, tomadas e microondas, só funcionam quando o carro está conectado na tomada (daí a importância dos campings com powered sites.. vou explicar mais pra frente).
Água e esgoto
O carro tem um reservatório de água que pode ser usada na pia do banheiro e da cozinha. Ele pode ser controlado por um painel que mostra o nível de água restante e pode ser reabastecido nos campings ou mesmo em alguns parques nacionais (nós vimos na Cradle Mountain)
A água usada nas pias, a chamada Grey water, vai para um reservatório que pode ser esvaziado nos campings com auxílio de uma mangueira que já vem no motorhome. Já a descarga vai para outro compartimento que pode ser retirado pela parte de fora do carro e também jogado num local próprio. Depois de esvaziar o esgoto, é preciso colocar um produto químico dentro deste tanque junto com um pouquinho de água.
Água quente
O carro tem um aquecedor de água. Para que funcione é preciso ser ligado 15 minutos antes. Ele também só funciona com o carro ligado na tomada.
Cozinha
O fogão tem 3 boquinhas e é à gás. Para usá-lo é preciso abrir a válvula do botijão de gás na parte de fora do carro e fechar assim que terminar de cozinhar.
Parte interna
Todos os armários e gavetas tem uma trava para não abrirem quando o carro anda.
É possível estacionar e dormir em qualquer lugar?
Não. Existem Campings e Caravan Parks próprios para isso. Como a Austrália é um país que tem a cultura do camping mto forte, não é muito difícil encontrar opções pelo caminho, sites para fazer a reserva e até mesmo aplicativos como por exemplo:
WikiCamps
CampingsTasmania
CaranvanOnTour
https://www.big4.com.au/caravan-parks/tas
Free Camp sites neste link.
Entre os campings pagos, todos oferecem um banheiro compartilhado com chuveiros, às vezes áreas de lazer, churrascarias e etc, além da opção dos powered e unpowered sites, ou seja, com ou sem tomada para carregar seu carro. Obviamente os unpowered são mais baratos, mas a energia acaba fazendo muita falta, principalmente se você pegar o mesmo frio que nós pegamos.
Existem também as áreas de camping e motorhome gratuitas. Eles normalmente fazem parte dos parques nacionais e não têm quase nenhum recurso, nem mesmo banheiro (o que complica na hora de fazer o número 2). Mas eles são uma boa opção para revezar com os pagos e baratear o custo da viagem. Foi o que nós fizemos em uma das noites… foi uma experiência muito bacana e inédita estacionar no meio do nada, fazer uma fogueira, ver os cangurus chegando no finzinho da tarde, dormir sem uma única luz ao redor e acordar com as poças de água congeladas lá fora. Uma aventura que valeu demais e vai ficar na nossa memória pra sempre.
Seguro viagem para a Austrália
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que você também vai gostar:
Como planejar uma Road Trip pela Tasmânia
Roteiro de 20 dias pela Austrália
10 passeios imperdíveis em Sydney que custam menos de 10 dólares
Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?
Austrália – tudo que você precisa saber para morar, estudar e viajar por lá
2 comments
Onde alugaram o motorhome e qual o preço da diária. Obrigada
Oi Carlos,
Alugamos pela internet mesmo.. é só procurar que vc vai encontrar muitos sites de buscadores. Sobre os valores, tem tudo detalhado neste outro postÇ https://vamosfugir.net.br/2017/10/23/quanto-custa-uma-road-trip-pela-tasmania/