Entre as praias de Lagoinha e Fortaleza, a trilha das 7 praias, em Ubatuba, tem 10km de pura belezura. Ao longo do caminho a gente passa por praias (7 né, como o próprio nome diz), encostas, mata atlântica e tem muito contato com a natureza. É uma ótima forma de curtir Ubatuba e recarregar as energias.
Depois de muitas tentativas frustradas por causa da chuva, nós finalmente conseguimos fazer a trilha das 7 praias em setembro de 2017 e demos sorte de o tempo estar muito bom. Além de seco (sem chuva há algum tempo), estava sol e um calor gostoso mas não muito forte, o que facilita bastante a caminhada. Neste post nós vamos contar como foi fazer essa trilha e passar todas as dicas, porque vale muito a pena!
Tudo sobre a Trilha das 7 praias, em Ubatuba
Apesar de não ter placas indicando os nomes das praias, o caminho da trilha é super bem sinalizado e não tem como se perder. Começando na Lagoinha, dá pra dizer que o começo é bem tranquilo e que da metade pra frente é que a coisa aperta por conta das subidas…
Mas vai acompanhando aí as paisagens lindas pra ir se animando:
1- Lagoinha
A primeira (ou última) praia da trilha é uma das mais estruturadas de todo o caminho.. Lá você vai encontrar barzinhos, cadeiras na areia, estacionamento e etc.. Por isso, se você pretende comprar algum lanchinho, aproveite.
A trilha começa no canto esquerdo da praia (olhando para o mar e segue por um caminho pequeno e bem fácil de caminhar que vai te levar até a praia do Oeste.
2 – Oeste
Apenas alguns minutos de caminhada depois da Lagoinha, a praia do Oeste é tão pequenininha que chega até a rolar uma dúvida se ela faz mesmo parte de uma das 7 praias… mas faz.
3 – Peres
Também fica bem pertinho e faz parte do trecho mais fácil da trilha, já que tem o caminho todo plano. Por ali até é possível encontrar alguns barzinhos abertos na temporada, mas aos poucos eles vão desaparecendo e dando lugar à natureza.
4 – Bonete
Do caminho já dá pra ver um pouquinho do que a praia reserva lá embaixo… A praia do Bonete é a primeira da lista das desertas, de água clara e rodeada por mata atlântica. Linda demais!
5 – Deserta
Com o próprio nome diz, a praia era só nossa! Que delícia estar numa praia tão grande e tão linda sem ninguém por perto…! Nós paramos lá por um tempo para descansar, comer nosso lanchinho e entrar no mar, afinal ninguém é de ferro né?! 😉 hehehe E foi uma ótima escolha, porque daí pra frente o caminho começou a ficar bem mais puxado e as distâncias até as próximas praias, mais longas.
6- Cedro
Ela já começa a mostrar sua beleza de longe. Lá de cima do morro é possível ver o contorno da praia e transparência da água…
Linda e muito tranquila, a praia do Cedro é daquelas que dá vontade de parar e ficar ali só observando por horas e horas. No dia em que passamos por lá vimos uma galera acampando e ninguém mais… Só as árvores, o mar e uma piscininha natural que se forma quando a maré sobre. Sensacional!
Obs.: Há uma outra praia do Cedro em Ubatuba, mais próxima ao centro da cidade, também conhecida como praia do Cedrinho. Não deixe ler sobre ela aqui neste post.
*bônus – Pontão
Depois de andar por um bom tempo pela mata, a trilha passa por uma bifurcação que chega no pontão, uma pedra gigante de onde é possível ver toda a praia da Fortaleza. A vista é bem bonita!
7 – Fortaleza
A última praia da trilha (ou primeira né) também é bem bonita. Tem o mar bem tranquilinho e a areia mais dura e muitos barzinhos com estrutura ótima para finalizar seu dia.
Como chegar
De carro – seguir pela Rodovia Rio-Santos até a praia da Lagoinha e de lá seguir a trilha que começa no canto esquerdo da praia. Na volta é possível pegar um barco na praia da Fortaleza para voltar para pegar o carro na Lagoinha.
De ônibus – saindo do Centro, pegue os ônibus “Maranduba” ou “Caraguatatuba” e desça na Lagoinha. Na volta é possível tanto pegar o barco para voltar até o ponto inicial quanto voltar de ônibus para o Centro (ou o local onde vc estiver hospedado) saindo da praia da Fortaleza. Para isso, existem duas opções:
1 – Pegar um ônibus ali mesmo na Fortaleza – neste caso, é só perguntar que o pessoal te indica onde fica o ponto e qual é o horário dos ônibus, mas fique esperto porque os ônibus demoram bastaaaaaante pra passar.
2 – Subir até a praia Dura (que é a mais próxima da rodovia Rio-Santos) e de lá pegar um daqueles mesmos ônibus da ida. O detalhe importante é que esse caminho entre a Fortaleza e a Praia Dura tem 8km e bastante subida, por isso uma ideia é pegar uma carona no meio do caminho… foi o que nós fizemos 😉
Informações importantes
Percurso total: 10 km
Duração total: nós fizemos em 4 horas, mesmo parando por cerca de 40 min na praia Grande do Bonete e fazendo várias paradinhas pelo caminho para tirar fotos.
Intensidade: Começando na praia da Lagoinha, a primeira metade da trilha é bem tranquila, sem muita subida e com o caminho bem limpo e demarcado. Já da metade pra frente, começa a subida e a trilha fica mais puxada. Em alguns trechos têm degraus e algumas árvores caídas, mas não é nada muito absurdo.
O que levar: lanche e bastante água. No caminho, só algumas praias têm barzinhos, por isso é bom garantir.
Que roupa usar: o ideal é tênis, roupa confortável para caminhada e biquíni por baixo.
Quanto custa: esta é a melhor informação do post… nada, é de graça! Os únicos gastos são com o transporte e lanche.
Outros posts sobre Ubatuba que você vai gostar:
Qual praia você não pode deixar de conhecer em Ubatuba
O que fazer em Ubatuba com chuva
Melhores atrações do Centro de Ubatuba
6 motivos para se apaixonar por Ubatuba
ORGANIZE SUA VIAGEM! |
Agilize sua vida e organize toda sua viagem pelo Vamos Fugir! Quado você utiliza um dos nossos links afiliados, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso! Essa é a melhor forma de retribuir se você gosta do nosso conteúdo! :) Hospedagem→ Booking.com: Preços ótimos e opção de cancelamento gratuito. Seguro Viagem→ Seguro Promo: Compare os preços das seguradoras e ganhe 5% de desconto com o código VAMOSFUGIR05 Atrações→ Ticketbar: Compre ingressos e evite filas em atrações ao redor do mundo. Aluguel de carros→ RentCars: Para curtir aquela road trip ;) |
14 comments
Tem como levar crianças?
OI Juliana!
Tem como levar sim, mas a trilha é bem longa. e pode ser bem cansativa… Uma dica é voltar de barco para onde vc estacionar o carro ou ter alguém pra buscar vcs lá na última praia, aí fica menos cansativo.
Boa tarde!
Puxa, os posts me ajudaram mto, li quase todos de Ubatuba.
Mas tenho uma dúvida, vou com meu marido pra lá antes do carnaval, como fazem com as coisas q levam pra poder ir pro mar?
Sempre que fui pra praia haviam mais pessoas conosco, então ficavam cuidando das coisas, mas essa é a primeira vez que vamos só nós dois e fico preocupada em onde deixar bolsa ou no caso da trilha, a mochila.
Como fizeram?
Oi Nathalia… que bom que os posts te ajudaram 🙂
Então, essa questão da segurança é complicada.. 🙁 em alta temporada, quando estamos só nós dois, nunca entramos os dois ao mesmo tempo no mar. Infelizmente é a realidade do nosso pais, não da pra confiar em deixar pertences de valor na areia enquanto estamos no mar. Sempre que entramos juntos na água, ou estamos em mais pessoas, ou vamos numa praia perto q de pra ir a pé e não levamos carteira nem celular.. triste isso mas é a real 🙁
No caso da trilha, fomos fora de temporada e as praias estavam bem deserta… então deu pra arriscar um mergulho rápido mas sem tirar o olho da nossa mochila rs..
Olá! Tudo bem?
Primeiramente, ótimo post! Gostei muito das dicas e informações. Vou para Ubatuba em breve com a minha namorada e tenho algumas dúvidas em relação a trilha:
Na praia da Lagoinha é tranquilo/seguro deixar o carro mesmo em alta temporada? Chegando cedo, claro.
A trilha é movimentada e sinalizada? Há o risco de assalto durante a trilha, de alguém nos pegar de surpresa etc?
Abraços! Feliz 2018
Oi Francisco, tudo ótimo e vc?
Olha, infelizmente é bem difícil dizer que no Brasil algum lugar é 100% seguro né? Nós não tivemos problemas quando fomos… achamos até super tranquilo, mas não tenho como te afirmar, por que em qualquer lugar a gente está vulnerável né?! =/ Não acho que vcs precisam encanar ou deixar de ir, mas é sempre bom ficar de olho né…