Fazer uma viagem pela Austrália é sem dúvida uma experiência incrível, mas pode não ser das mais baratas. Como já falamos aqui no blog, o custo de vida na Austrália é bem alto e gastos como hospedagem e alimentação vão acabar encarecendo muito seu roteiro. Mas calma que nem tudo está perdido! É possível se divertir e conhecer várias cidades da Austrália sem gastar valores absurdos, principalmente se vc optar por fazer passeios gratuitos e seguir as dicas de como economizar em uma viagem, que a gente já falou neste outro post.
Nós, como bons mochileiros e mãos de vaca que somos, fazemos questão de explorar todos os cantinhos de uma cidade da forma mais barata possível, ou seja, se é de graça, estamos dentro! E pra ajudar vc a montar seu roteiro de viagem pela Austrália, nós convidamos 3 outras blogueiras que também moram aqui há um bom tempo e já viajaram bastante por esse país, pra compartilhar dicas dos melhores passeios gratuitos que elas já fizeram nas 3 principais cidades daqui: Sydney, Melbourne e Gold Coast!
Bora para as dicas então:
9 passeios gratuitos que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem pela Austrália
Sydney
Watsons Bay e Federation Coastal Walk
Por Graziela Bastos – Blog Soul Viajero -> Instagram: @soulviajero
A dica do SOUL Viajero para Sydney é a imperdível Watsons Bay. Este charmoso bairro de Sydney, escondido bem na pontinha do “eastern suburb” é, sem dúvida, uma escolha assertiva para aqueles que gostam de um uma certa quietude, belos cenários, praias tranquilas, pontos turísticos importantes e caminhada costeira.
Neste local, o visitante encontra o pequeno porto de Watsons Bay, de onde partem e chegam os ferries da Circular Quay, um parque que constantemente têm feirinhas de artesanato local, a charmosa Camp Cove Beach, uma prainha quase particular que abriga águas calmas, o Hornby Lighthouse, um farol com história pra contar, nessa área próxima ao farol o turista ou morador pode encontrar uma praia de nudismo, a região do The Gap, onde a vista fala por si só e o Federation Coastal Cliff walk (esta caminhada pode ser feita até Bondi ou até o ponto que o visitante se sentir mais confortável em caminhar).
Tem muita atração boa num só canto de Sydney. Não perca a oportunidade de conhecer esse bairro que muitas vezes não está incluso nos roteiros tradicionais do turismo da cidade.
Valor: Gratuito (caso você opte por fazer a visita no domingo e for usar o transporte público pagará somente o valor fixo do dia: $ 2,70 dólares australianos – ida e volta)
Veja mais sobre o local: https://www.sydney.com/destinations/sydney/sydney-east/watsons-bay
Veja mais sobre a Federation Coastal Cliff walk: https://www.sydney.com/destinations/sydney/sydney-east/watsons-bay/attractions/the-federation-cliff-walk
Mrs Macquaries Chair
Por Giulia Sampogna – Blog https://www.likewanderlust.com/ -> Instagram: @likewanderlust
Quem vai para Sydney quer ver o Opera House, não dá para escapar. Mas aí você chega ali no meio de Circular Quay, cheio de turista e não consegue tirar uma foto bonita sem ninguém no fundo. Bom aí vai a minha dica Wanderlust: o Mrs Macquaries Chair tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Além de tudo você verá não só o Opera House, como a linda Harbour Bridge completando o cenário.
Comece em Circular Quay e vá caminhando para atrás do Opera House. Verá a entrada do Botanic Garden, um lindo e gigantesco parque bem no meio da cidade. Continue caminhando perto da água e em menos de 10 minutos estará no Mrs Macquaries Chair. Tire muitas fotos e apaixone-se por Sydney.
Bondi Beach
Por Bia Molinari – Blog https://rodamundo.net.br/ -> Instagram: @rodamundo
Conhecer Bondi costuma fazer parte do roteiro obrigatório de Sydney. Eu sempre que vou a Sydney dou uma passadinha demorada por la. Adoro admirar os grafites (que estão sempre mudando), os skatistas fazendo manobras na pista de skate, o pôr-so-sol, caminhas nas pedras, os restaurantes e acais da região (que tem muiiiitos brasileiros). Eh um pouco clichê, mas como boa carioca não poderia ter escolhido outro passeio free favorito <3
Valor: Free
Caminhada pela Harbour Bridge
Por Ligia Antoniazzi – Vamos Fugir > Instagram: @vamosfugirblog (pq eu tbm vou participar da brincadeira ;)
Sabia que a ponte mais famosa dessa cidade não foi feita apenas para os carros? A Harbour Bridge tem uma passarela para pedestres posicionada estrategicamente com vista para a Opera House. Durante a caminhada de cerca de meia hora é possível apreciar toda a beleza da baia de Sydney e dessas duas construções que são o cartão postal da cidade.
No final, você vai chegar no bairro Kirribilli e a dica é caminhar mais um pouquinho até o Luna Park, que é um parque de diversões retro bem interessante. Ali do lado ainda tem uma piscina pública com dimensões olímpicas. Para nadar e só pagar $8,30 de entrada. Mais informações no site oficial neste link.
Valor: Free / $8,30 para a piscina
Gold Coast
Coolangatta e Kirra Beach
Por Graziela Bastos – Blog Soul Viajero -> Instagram: @soulviajero
Em Gold Coast o SOUL Viajero indica a região praiana de Coolangatta e Kirra. Coolangatta é o subúrbio mais ao sul da cidade mais famosa e ensolarada do estado de Queensland, e por lá o visitante encontra uma área rodeada de bares que em certos finais de semana recebe eventos e muitos visitantes (que fecham as vias de carros). A vista de toda a orla de GC observada deste ponto e maravilhosa e pode ser admirada com mais perfeição em um dia de sol, típico desta região da Austrália.
Além de aproveitar uma bela praiana, o visitante também pode divertir-se nos bares ou apenas aproveitar a caminhada entre Kirra e Coolangatta.
Kirra é outra praia que tem todo o seu charme e as fotos tiradas da sua escadaria de madeira bem no cantinho final ficam maravilhosas. As pedras que transbordam do mar dão o charme final deste pedaço de Gold Coast.
Valor: Gratuito (caso você opte por fazer a visita usando o transporte público pagará em torno de $4 dólares australianos ida a $4 a volta – saindo de Surfers Paradise)
Veja mais sobre Coolangatta Beach: https://www.destinationgoldcoast.com/places-to-see/coolangatta
Veja mais sobre Kirra Beach: https://www.destinationgoldcoast.com/places-to-see/kirra-beach
A bagunça de Surfers Paradise
Por Giulia Sampogna – Blog https://www.likewanderlust.com/ -> Instagram: @likewanderlust
Ir a Gold Coast e não passear por Surfers Paradise é não ter conhecido a cidade. Eu sei, eu sei que é bem turístico, mas vale a pena dar uma volta. Lá encontrará lojas, restaurantes, boates, bares, praia e muita gente animada.
As melhores festas acontecem por lá, incluindo a animação brasileira. Evite a época de Schoolies, que é quando adolescentes tomam conta da cidade e perdem controle. Eu já morei lá nessa época, e não é legal não.
Por-do-sol no Burleigh Hill
Por Bia Molinari – Blog https://rodamundo.net.br/ -> Instagram: @rodamundo
E onde os aussies se reúnem para assistir o pôr-do-sol. Aos domingo é possível ver muitos grupos de amigos e famílias fazendo um piquenique e curtindo a vibe. Um programa imperdível na Gold! Depois vale bater perna na James street que tem um espírito hippie chic com muitas lojinhas e restaurantes bacanas :)
Valor: Free
Burleigh Heads National Park
Por Ligia Antoniazzi – Vamos Fugir > Instagram: @vamosfugirblog
O Parque Nacional de Burleigh Heads fica no canto esquerdo da praia de mesmo nome. Ali passa um rio delicioso que deságua no mar e é o lugar perfeito para curtir um dia de sol e se refrescar em águas bem calminhas e com temperatura agradável (já que em Sydney e Melbourne isso é quase impossível!).
Por ali também tem uma trilhazinha curta (so 1.6km) que liga a praia até a entrada do parque e vale principalmente pela vista do caminho.
Valor: Free
Melbourne
Pony Fish Island e margens do Yarra River (Pony Fish Bar)
Por Graziela Bastos – Blog Soul Viajero -> Instagram: @soulviajero
A dica na cidade mais cosmopolita da Austrália e sete vezes consecutivas escolhida como a melhor do mundo para se viver, vai para o charmoso Yarra River e suas margens muito bem estruturadas e cheia de atrações.
Nas margens deste rio muito importante para Melbourne, está situado a Pony Fish Island e o seu Pony Fish Bar. Este local e, sem dúvidas, um espaço a ser apreciado com certa calma e acompanhado de uma bela cerva, vinho ou qualquer drink gostoso que eles preparam. O bar fica exatamente dentro do rio e dispensar algumas horas por lá vai ser realmente especial para qualquer visitante ou local.
A Southbank Pedestrian Bridge fica bem acima da sua cabeça e muitos outros bares e pontos de interesse estão localizados neste ponto da cidade.
Valor: Gratuito (caso queira beber algo e aproveitar o local, irá pagar em torno de $8 a $10 dólares)
Veja mais sobre a Pony Fish Island: http://www.ponyfish.com.au/
Veja mais sobre a região do Yarra River: https://www.visitmelbourne.com/regions/melbourne/destinations/yarra-precinct
Southbank
Por Giulia Sampogna – Blog https://www.likewanderlust.com/ -> Instagram: @likewanderlust
Essa região é a minha favorita em Melbourne. Ela fica na beirada do Rio Yarra e tem tanto para fazer ao redor de graça. Caminhe por Southbank Promenade e curta o visual da cidade ao fundo. De noite essa região fica cheia de gente curtindo os barzinhos. Bem ali do lado está a Galeria Nacional de Victoria, um museu incrível que expõe todos os tipos de arte do mundo inteiro. O melhor de tudo, também de graça.
E para aqueles que querem fazer uma caminhada e curtir a paisagem, na frente da galeria está o Botanic Garden de Melbourne. Muito verde bem no meio da cidade. E não deixe de dar uma passadinha pelo Shrine of Remembrance, monumento em homenagem aos que deram suas vidas na guerra.
Pôr do sol de algum rooftop
Por Bia Molinari – Blog https://rodamundo.net.br/ -> Instagram: @rodamundo
Assistir ao pôr-do-sol em algum rooftop na cidade e minha dica em Melbourne! Se você for mais descolado, eu recomendo o Naked for Satan no descolado bairro de Fritzroy, se você for mais estiloso eu recomendo o The Lui, no centro da cidade e visual incrível!
Valor: Free (apesar o The Lui exigir consumação – sem valor mínimo).
Brighton Beach – a praia das casinhas
Por Ligia Antoniazzi – Vamos Fugir > Instagram: @vamosfugirblog
A famosíssima Brighton Beach – onde ficam aquelas casinhas fofas e bem tradicionais – é de graça e tem que estar no seu roteiro de viagem pela Austrália! Você pode ir até lá de transporte público pegando um trem na Flinders station, linha Sandringham, até a Brighton Station. De lá é só caminhar até a praia e curtir o passeio.
Valor: free – so vai pagar o transporte público.
Espero que tenham gostado das dicas e que este post ajude a montar seu roteiro de viagem pela Austrália de forma mais econômica. e ainda tiverem alguma dúvida, é só deixar aí nos comentários que a gente vai adorar responder e te ajudar nessa! ;)
Seguro Saúde para a Austrália
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts relacionados à viagem pela Austrália que vc também vai gostar:
Roteiro de 20 dias pela Austrália
Roteiro de 5 dias em Sydney – o que fazer na maior cidade da Austrália?
O que fazer em Melbourne – roteiro de 4 dias
O que fazer em Gold Coast, Austrália – roteiro de 3 a 5 dias
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)