Ano novo, vida nova e a gente sabe que a resolução de muita gente para o ano de 2020 é imigrar para a Austrália! Nós recebemos mensagens no Instagram, Blog e Youtube todo santo dia com várias perguntas relacionadas à esse tema e foi exatamente pensando nessas pessoas que nós decidimos escrever esse texto.
E para que as informações sejam 100% confiáveis, este conteúdo foi feito em parceria com a Bravo Migration, que é uma empresa de agentes de imigração aqui da Austrália que já está no mercado desde 2008.
Mas vamos ao que interessa:
Como sair do Brasil e imigrar para Austrália em 2020?
Existem vários caminhos e tipos de vistos para imigrar para a Austrália em 2020, mas quando falamos de vistos ligados à profissões, de uma forma geral é necessário atender à alguns requisitos do governo australiano:
- Ter menos de 45 anos;
- Ter sua profissão na lista de demanda do governo (MLTSSL) *Mas atenção, não existe apenas uma lista e elas são bem complexas de entender, por isso eu recomendo sempre procurar a orientação de um profissional.
- Ter experiência na área;
- Validar seu diploma em um órgão específico aqui na Austrália;
- Comprovar domínio do inglês.
Só lembrando que essas são exigências gerais e que podem mudar ou aumentar de acordo com cada Estado, no caso de vistos regionais.
Se a pessoa já tiver 100% do que o governo exige, é muito provável que ela já possa vir do Brasil com um visto temporário que vai levar à residência permanente depois de alguns anos, ou às vezes até vir com o permanente direto.
Mas se este não for o caso, é preciso correr atrás do que está faltando antes de poder aplicar. Em outras palavras: vc não fala inglês ainda? Então não rola! O caminho é estudar até alcançar o nível exigido, para só depois poder aplicar.
E aí vc vai me perguntar:
“Mas é melhor estudar na Austrália ou no Brasil?”
Nós fizemos essa mesma pergunta para a Érica da Bravo Migration durante um vídeo no nosso canal do Youtube e a resposta dela foi: Aqui na Austrália!
Além de aprender muito mais rápido por causa do contato diário que vc vai ter com o idioma, vc ainda abre portas para outras possibilidades de imigração (como um visto por uma empresa, por exemplo, o chamado sponsor), uma vez que com o visto de estudante vc tem a permissão de trabalhar meio período. Muita gente consegue uma oferta de sponsor (e começa a trabalhar em período integral) depois de ter começado na empresa com visto de estudante trabalhando meio período.
Em alguns casos o visto sponsor leva para um visto permanente depois de 3 anos – se sua profissão estiver em demanda ou se você pegou o sponsor em uma área regional que tenha um acordo especial com o governo (os famosos DAMA) ou ainda se seu sponsor for em uma área regional e o governo do estado ou território em questão estiver dando vistos Skilled para quem estiver trabalhando por lá.
E essa mesma ideia vale para formação profissional ou experiência de trabalho. Muitas vezes vale a pena fazer a faculdade aqui e se qualificar em uma área que esteja em demanda no país, assim as suas chances de conseguir um visto permanente aumentam, já que além do Diploma você também terá o inglês e talvez até um emprego na área.
E é aí que entra uma informação importante: para poder reconhecer seu diploma do Brasil aqui na Austrália, algumas profissões exigem experiência de trabalho na área, que pode variar de 1 a 3 anos de experiência no mínimo depois da sua graduação.
Outras profissões não requerem experiência depois de formado mas independente do caso, quem terminar sua formação universitária na Austrália ou faz um upgrade com uma pós/mestrado de 2 anos, pode pedir um visto por mais 2 anos para ficar aqui trabalhando em período integral depois. Nesse caso, se sua profissão exigir trabalho depois de formado, você pode adquirir a mesma enquanto trabalha aqui. Isso pode também abrir portas para outros vistos que até sejam permanentes.
Estudando no Brasil essas oportunidades não acontecem. Isso sem contar que para os novos vistos regionais é necessário já estar morando (e estar estudando ou trabalhando) na área em questão, então vindo estudar aqui esse tempo já começa a contar.
Mas independente do caso, a dica é SEMPRE falar com um Agente de Imigração Registrado (que não é a mesma coisa que agência de intercâmbio!!) antes de tomar qualquer decisão, assim vc evita perder tempo e dinheiro.
QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
Outros posts sobre imigrar para Austrália que vc também vai gostar:
- Como imigrar para a Austrália – possibilidades e tipos de vistos
- Morar na Austrália com filhos – é possível? Como?
- Imigrar para Austrália -10 mitos e verdades que vc ainda nao sabe!
- Os principais tipos de visto para Austrália – 7 mais comuns entre os Brasileiros
- Como conseguir Residência Permanente na Austrália se minha profissão não estiver na lista?
- Qual é a melhor cidade para morar na Austrália?
- Como funicona o Visto de Partner na Austrália
- Por que nós escolhemos a Austrália e por que mudamos de ideia sobre este país?
- Os melhores bairros de Sydney para morar durante seu intercâmbio na Austrália