Se vc chegou neste post, imagino que já tenha vontade de morar fora do Brasil por um tempo ou até mesmo imigrar e ficar pra sempre em outro país, certo? Então o próximo passo é colocar o plano em prática. Mas como? Pesquisando, se informando, conhecendo suas possibilidades e procurando formas de morar legalmente no exterior.
Eu moro na Austrália desde 2016 com o Ulisses, meu marido. Nós passamos por todas as etapas que vou listar abaixo, por isso decidimos fazer esse post pra compartilhar a experiência que tivemos durante esse processo:
Como morar fora do Brasil legalmente – sozinho ou com a família
1 – Por onde começar
Antes de tomar qualquer decisão de sair vendendo tudo e contando pra Deus e o mundo que vai morar fora, pense nos seus objetivos e necessidades. Por exemplo:
- Você precisa trabalhar para se manter?
- Você tem qualificações que te permitam conseguir um emprego no exterior? (O que eu quero dizer com qualificações são cursos, faculdade, especializações, experiência de trabalho e o mais importante: vc já fala outros idiomas?)
- Ou você quer estudar? O que vc gostaria de estudar?
- Seu objetivo é imigrar? Será que vc qualifica para o programa de imigração de algum país?
- Você vai sozinho ou em família?
Se vc tiver algumas respostas, já temos um bom começo!
2 – Como escolher o país para morar?
Eu coloquei todas essas perguntas antes mesmo de falar sobre escolher o país pra onde vc quer ir, pq as respostas que vc der acima podem mudar tudo. Se o seu objetivo é morar fora do Brasil, mas você ainda não definiu um país, essa é a hora de investir um tempinho no Google ou Youtube e entender as regras que existem por aí.
Minha dica é que vc selecione alguns países que mais te interessam e têm a ver com seu estilo de vida (levando em conta clima, cultura e outros fatores que não só o financeiro) e comece a entender como funciona cada um. Ainda que essa pesquisa seja mais superficial neste primeiro momento, ela vai ser fundamental pra vc entender onde seus planos dariam certo ou não.
—> Veja aqui 4 países para estudar inglês e trabalhar
Alguns exemplos:
- Se vc quer estudar inglês e trabalhar pra se manter, mas seu plano é ir para os EUA, é melhor rever pq lá estudante de inglês não tem a permissão de trabalhar legalmente no país.
- Ou então se você quer imigrar para Austrália com a família, mas não fala nada de inglês, é melhor dar um passo atrás e pensar em estudar (aqui, no Brasil ou em outros país) antes de qualquer coisa.
3 – Documentos necessários para morar fora do Brasil
Agora que vc já pensou nos objetivos que quer alcançar morando fora do país, pesquisou as possibilidades e já tem uma ideia mais concreta do que poderia fazer, é hora de entender sobre vistos e requerimentos mais específicos pra ver se é realmente viável.
Uma dica, dos países que vc tinha listado, escolha 2 ou 3 que vc mais gostou e estude essas questões mais burocrática. Não precisa ir super a fundo, é mais pra ter uma noção mesmo.
Mais exemplos:
- Você já viu que precisa melhorar o inglês e por isso decidiu passar um tempo estudando na Austrália antes de conseguir a imigrar. Mas vc sabe como funciona o visto de estudante aqui na Austrália? O que vc precisa para aplicar? Quanto tempo pode estudar? E quais são as regras de trabalho durante o tempo que estiver aqui?
- Ou então você escolheu ir para o Canadá pq já fala inglês e descobriu que poderia conseguir um emprego na sua área por lá. Mas como funciona o visto nesse caso? Quais documentos você precisa apresentar?
E por aí vai…. eu tô usando esses exemplos só pra deixar mais claro, mas as possibilidades de países, vistos e objetivos são infinitos. Eu não citei como exemplo, mas existem também muitas oportunidades de conseguir bolsas de estudo em universidades no exterior, seja para fazer faculdade, pós graduação, Mestrado, Doutorado e etc..
4 – Como fazer o processo
Beleza, vc já tem uma ideia de um ou mais países, mas continua com dúvidas… uma dica é procurar agências de intercâmbio ou imigração especializadas no assunto. Mesmo que vc more no Brasil, existem muitas agências especializadas nas leis de cada país e que fazem atendimento por skype para qualquer lugar do mundo (muitas vezes em português mesmo!).
Falando especificamente daqui, muita gente nos pergunta se vale a pena fazer intercâmbio ou imigrar para a Austrália sem agência e a gente costuma dizer que não. Tem até outro post aqui no blog onde a gente explica os motivos, mas em linhas gerais, vale a pena trocar uma ideia com profissionais para ter uma clareza dos detalhes e não perder tempo ou correr o risco de dar errado por falta de conhecimento.
É neste momento que vc vai ficar sabendo todos os documentos que precisa apresentar, como eles devem ser apresentados (se é preciso fazer uma tradução ou não), quais são os prazos e os valores. E assim seu plano de morar fora do Brasil começa a ficar mais concreto.
5 – Faça uma organização financeira para mudar de país
Pegue todas essas informações que vc já tem e faça as contas. Vale a pena pesquisar também o custo de vida no país pra onde vc está indo (se for Austrália, tem muitos vídeos no nosso canal do youtube), dar uma olhada nos preços dos aluguéis, alimentação, transporte e etc e colocar tudo na ponta do lápis (ou em uma planilha) para ter uma noção do quanto gastaria nos primeiros meses até conseguir um emprego. Assim, vc já pode se organizar para entender quanto tempo vc vai levar para juntar esse dinheiro. Só aí vc terá a real noção de quando vai poder de fato morar fora.
6 – O que fazer antes de embarcar
Minha dica é deixar sua vida organizada no Brasil antes de ir morar fora. Faz toda a diferença deixar uma procuração pra alguém da família resolver qualquer burocracia pra vc enquanto estiver fora. É bom também confirmar se vc vai pode fazer movimentações bancárias de outro país ou se precisa pegar um token, avisar o banco, etc..
Fora isso, pense no que vc vai fazer com sua casa ou aluguel, carro e qualquer outro bem que possa vender ou alugar pra fazer uma grana a mais e não deixar lá parado.
Ah! E não esqueça também da preparação psicológica que, pode não parecer, mas é muito importante! Vc vai ficar meses, talvez anos sem ver sua família e amigos e isso é bem dolorido. Não tem muito como se preparar pra não sentir saudade, pq isso vai acontecer! Mas acho que estar ciente e saber lidar com esse sentimento é o que faz toda diferença.
7 – Se joga!
Desde o momento da decisão até passar por todas essas etapas que eu listei e chegar o dia do embarque, pode demorar um pouco. Mas esse dia chega! Aí o negócio é se jogar de cabeça e coração abertos para viver essa nova fase da melhor forma possível. Aproveite que vc está recomeçando sua vida em outro país e deixe seus preconceitos e intolerâncias para trás, assim sua adaptação e aprendizado serão muito maiores.
Se você caiu de paraquedas neste post e quer saber mais sobre nossa história, dá uma olhada nesse vídeo que fizemos para o Youtube:
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE
———–
Outros posts que você também vai gostar:
- A realidade sobre morar no exterior que ninguém vê no Instagram
- Quando decidimos trabalhar menos e viver mais…
- As perguntas que mais recebemos sobre Intercâmbio Austrália – Q&A
- Como imigrar para Austrália
- Qual é o custo de vida na Austrália?
1 comment
[…] Como morar fora do Brasil – passo a passo em 7 etapas […]