É verdade que o custo de vida em Sydney é um dos mais altos do mundo? Sim, é verdade, mas não é assim tão impossível de se viver aqui. Calma que eu vou te explicar o porquê neste post!
Se você acabou de chegar nesse blog, muito prazer! Meu nome é Lígia e eu moro na Austrália desde 2016 com o meu marido, Ulisses. Como pode imaginar, nós fizemos muitas e muitas contas para continuar dentro do orçamento morando aqui há tanto tempo, mas vou te contar uma coisa: sempre deu tudo certo!
Então nesse post eu vou te contar qual é o custo de vida aqui em Sydney e passar uma noção de valores médios dos gastos essenciais que temos por aqui:
Custo de vida em Sydney – a maior cidade da Austrália
Antes de começar a te passar os valores, preciso fazer duas observações muito importantes:
1 – Tudo na Austrália é cobrado por semana: A maioria dos aluguéis são pagos toda semana e os salários que recebemos também. Por isso, fique atento aos valores que eu citar aqui, por que a maioria deles vai ser para a semana, ok?
2 – Todos os valores listados nesse post estão em dólar Australiano. Afinal, estamos na Austrália! Eu não recomendo que vc fique convertendo para real, pq o valor não vai ser verdadeiro e o poder de compra fica injusto. Mas, se vc quiser muito saber quanto custaria em real, a cotação de hoje (04/06/2020/) é de R$1 = AUD$3,58.
Valor dos aluguéis em Sydney
O valor do aluguel aqui em Sydney vai depender do bairro e do tamanho do apartamento que vc escolher. Mas em linhas gerais, ele é de fato o mais caro de toda a Austrália.
Eu pesquisei os preços no aplicativo Domain (#ficadfica) que une diferentes imobiliárias. Assim, eu consegui calcular uma média de valores para passar pra vcs de forma bem objetiva:
- Apê de 2 quartos na city – CBD (o lugar mais caro da cidade): média de $500 a $700 por semana. Mas existem MUITAs opções mais caras que isso, pra vcs terem noção, o valor máximo de aluguel que eu encontrei no app foi de $2mil por semana.
- Apê de 2 quartos em outros bairros não tão centrais: média de $350 a 500.
Mas é claro que existem muitos bairros luxuosos e outros mais simples ou ainda mais afastados da city e por isso a variação de preço vai ser ainda maior. Se você estiver interessado e quiser ter uma noção mais a fundo do que eu estou falando, indico ler esse post sobre os melhores bairros para morar em Sydney.
Valor da alimentação em Sydney (supermercado e restaurante)
Comer em restaurante é uma das coisas que vai vai encarecer seu custo de vida na Austrália. Você até encontra alguns restaurantes mais acessíveis com preços entre $15 e $30 o prato, mas se colocar na ponta do lápis o custo vai ser sempre mais alto do que cozinhar em casa e isso com certeza vai elevar seu custo de vida em Sydney. Já os restantes mais caros ficam entre $20 e $40 o prato, fora a bebida e outros gastos possíveis.
Já uma compra no supermercado para um casal fica uma média de $100 a $120 por semana. Isso já considerando tudo: carnes, vegetais, frutas, produtos de limpeza e até itens supérfluos como chocolate, sorvete, vinho, queijos. Aliás, esses últimos itens são bem acessíveis por aqui.
Valor do transporte público em Sydney
Aqui em Sydney a gente usa um cartão chamado Opal Card, que funciona em toda a rede de transporte público, incluindo ônibus, trem, metro, lightrail e ferry. O opal tem um sistema que limita seus gastos a $50 por semana. Quando a gente atinge esse valor, o cartão passa a não cobrar mais pelas próximas viagens e aí você pode continuar andando infinitamente sem pagar.
Mas só para vocês entenderem, o valor de cada viagem é cobrado de forma diferente. Eles levam em consideração a distância que você percorreu e se vc pegou no horário de pico ou não. Essa tabela abaixo é do site oficial do Transport NSW e mostra direitinho essa variação de preços. Pra quem quiser saber mais, esse é o link do site.
Obs: assim como diz no rodapé da imagem, o valor do trem saindo ou entrando no aeroporto de Sydney é muito mais alto! Como a alinha é operada por uma empresa privada, o valor é $20 por adulto e $15 por criança.
Em outras cidades o preço e a forma como o transporte público é cobrado varia bastante. Mas pelas vezes que nós viajamos por aqui, dá pra dizer que Sydney é a cidade com o transporte mais caro da Austrália.
Plano de saúde na Austrália
Para vir pra Austrália com um visto de estudante (como é o nosso caso), é obrigatório contratar um seguro saúde de uma das empresas credenciadas pelo governo, o chamado OSHC, que não é nada barato.
O valor varia de acordo com o número de meses que vc vai ficar aqui e se vc vem sozinho, de casal ou em família. Como é algo que varia bastante, não vou entrar em valores nesse post, mas vou deixar um link de um site que faz a comparação de todas as seguradoras de acordo com seu perfil e tempo de permanência no país: OSHC Austrália.
Esse não é um gasto que fará parte do custo de vida como estudante aqui na Austrália, já que é preciso pagar o valor completo antes mesmo de aplicar o visto. Mas é bom estar preparado para a facada.
Pra quem vem com visto de turista o seguro não é obrigatório, mas é super recomendado, já que se algo acontecer enquanto vc estiver aqui, o atendimento será cobrado (e caro!). Nesse caso pode ser um seguro viagem normal mesmo, como os que são vendidos pela Seguros Promo. (alías, se vc for reservar po lá, use o nosso cupom para ganhar 5% de desconto: VAMOSFUGIR05!)
Já para quem tem residência permanente ou se torna cidadão australiano, aí o acesso ao Medicare (o sistema de saúde público deles) é gratuito. Tudo bem que nem tudo é de graça, mas as consultas de rotina, a maior parte dos procedimentos, alguns exames e muitos tratamentos estão inclusos.
Salário mínimo e médio da Austrália
A Austrália tem o maior salário mínimo do mundo! A maioria dos salários são pagos por hora e o valor mínimo até 1 de julho de 2020 é de$19.49 por hora. Isso responde a minha pergunta lá do começo do post: o custo de vida em Sydney é realmente bem alto, mas os salários são compatíveis.
É claro que para quem vem do Brasil e vem para a Austrália à turismo, gastando em real, os valores são altíssimos. Mas vivendo aqui e recebendo em dólar, as coisas ficam muito mais acessíveis e acabam não se tornando mais tão caras assim, porque o poder de compra também é muito alto.
Se você quiser ter uma noção de um salário médio para alguma profissão específica, uma dica é fazer uma pesquisa no site seek.com.au de acordo com sua área. Lá eles dão o valor anual (e as vezes por hora) para as vagas anunciadas.
Ah! E se a sua dúvida é se vai ser possível se manter em Sydney trabalhando apenas as 20h por semana permitidas no visto de estudante, a resposta também é sim. Mas eu te convido a assistir esse vídeo do nosso canal do YouTube para entender melhor:
Mais informações sobre o custo de vida em Sydney
Uma dica é consultar um site chamado Numbeo. Lá vc vai ver um mapa onde é possível escolher várias cidades do mundo e a média de preços de diferentes coisas como por exemplo pratos ou bebidas em restaurantes, itens no supermercado, aluguel, transporte e etc..
Eu chequei os valores que eles colocam para Sydney e estão bem dentro da realidade.
Esperam que tenham gostado do post! Se achou útil e ficou interessado em saber mais sobre a vida aqui na Austrália, quero te convidar para se inscrever no nosso canal no Youtube. Lá a gente compartilha nosso dia a dia e passa MUITAS dicas de como fazer intercâmbio ou migrar pra cá.
Outros posts que você também vai gostar sobre morar na Austrália:
- Intercâmbio para Austrália – por onde começar (Guia completo!)
- Quanto custa um intercâmbio para a Austrália – valores detalhados
- Intercâmbio sem agência, será que vale mesmo a pena?
- Como imigrar para Austrália
- As perguntas que mais recebemos sobre Intercâmbio Austrália – Q&A
QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
1 comment
Bacana suas informações, simples, objetivas e diretas.