Muita gente tem vontade de fazer intercâmbio, mas não tem grana suficiente pra bancar os custos da escola, viagem e ainda o dia a dia no país. Mas sabia que é possível estudar inglês e trabalhar no exterior durante o tempo do curso? Siim, essa possibilidade ajuda demais quem quer passar um tempo fora e abre até novas oportunidades de praticar o idioma, conhecer pessoas diferentes e talvez até conseguir um visto mais longo de trabalho.
Foi exatamente isso que aconteceu com a gente e é por isso que eu montei essa lista de melhores países pra fazer intercâmbio e trabalhar. Quem sabe assim eu não te ajudo a tirar esse sonho do papel?
Então bora para as dicas!
4 países para estudar inglês e trabalhar
1 – Austrália
Vou começar falando sobre estudar e trabalhar na Austrália porque é onde eu moro desde 2016, por isso conheço todas as regras para o visto de estudante muito bem.
A Austrália está nesta lista porque aqui quem tira um visto de estudante tem o direito de trabalhar até 40h a cada 15 dias!
Isso é quase a mesma coisa que dizer 20h por semana ou meio período, mas a Imigração coloca desse jeito (40h a cada 2 semanas) pq vc pode trabalhar mais em alguns dias que em outros, desde que não ultrapasse este limite. Nas férias é permitido trabalhar ilimitado.
Mas veja bem, essa regra só vale pra quem vem estudar inglês (ou alguns outros tipos de curso) por mais de 12 semanas (3 meses). Se seu plano for estudar menos que isso, aí vc precisará de um visto de turista, que não te permite trabalhar.
Para conseguir um visto de estudante com permissão de trabalho na Austrália vc precisa:
- Estar matriculado em uma escola reconhecida pelo governo e para um curso com duração acima de 12 semana;
- Comprovar um valor pré-estipulado pelo governo para garantir que vc tem condições de se manter no país durante seu curso;
- Contratar um seguro saúde obrigatório (chamado de OSHC) e reconhecido pelo governo;
- Entre mais alguns critérios. Por isso, se sua intenção for estudar inglês e trabalhar na Austrália, nossa dica é que vc contrate uma agência para fazer o intermédio com a escola, te orientar e fazer a aplicação do seu visto sem correr riscos de ser negado.
Todas as informações foram retiradas do site da Imigração Australiana, então se quiser saber mais, recomendo dar uma fuçadinha lá.
2 – Nova Zelândia
A Nova Zelândia é o segundo país da nossa lista e também mora no meu coração! S2 Eu fiz intercâmbio pra lá me 2012 e me apaixonei pelo país e pela qualidade de vida inacreditável!
Assim como na Austrália, lá também é permitido trabalhar enquanto estuda inglês na Nova Zelândia, desde que ele tenha uma duração superior a 12 semanas. Quem vai estudar menos que isso pode entrar no país com visto de turista, que é concedido no aeroporto mesmo no momento da sua chegada (mas aí não pode trabalhar).
Mas atenção, além disso é preciso tirar o NZeTA, um visto eletrônico obrigatório para qualquer pessoa que entre na Nova Zelândia! Nesse post tem todas as informações.
Para aplicar para um visto de estudante com permissão de trabalho na Nova Zelândia vc precisa:
- Ter uma carta da sua instituição de ensino comprovando sua vaga em um curso com mais de 12 semanas;
- Comprovar fundos suficientes para pagar a escola;
- Comprovar renda para se manter no país;
- Ter um seguro saúde que cubra todo o tempo do curso/visto;
- Entre outras coisas que só uma agência especializada pode te ajudar.
Se quiser saber mais informações, este é o site oficial da imigração da NZ com todos esses detalhes.
3 – Irlanda
Pra quem sonha em morar na Europa, a Irlanda pode ser uma ótima opção! Brasileiros podem entrar na Irlanda e permanecer por até 90 dias sem precisar de visto, mas também sem a permissão de trabalho.
Se a intenção for estudar por mais tempo e trabalhar na Irlanda para se manter, aí as regras são diferentes dos países anteriores: Você pede o visto de estudante quando já está no País. E uma vez que seu visto for aprovado, vc terá a permissão de trabalhar 20h por semana e 40h no período das férias.
Para aplicar um visto de estudante com permissão de trabalho na Irlanda você precisa:
- Estar matriculado em uma escola por no mínimo 25 semanas e apresentar uma declaração deste escola (chamada de IRP Letter);
- Apresentar comprovante de endereço na Irlanda;
- Apresentar o seguro governamental obrigatório;
- Comprovar de renda de €3.000 no mínimo;
- Fazer uma entrevista pessoalmente com a imigração na data agendada;
Assim como a gente já disse antes, além desses requisitos existem vários outros detalhes super importantes, por isso a gente recomenda que vc procure uma agência de intercâmbio para te ajudar.
Mais informações no site oficial: http://www.inis.gov.ie/en/INIS/Pages/Study
4 – Malta
Quem não fica com vontade de conhecer Malta olhando uma foto com essa? Principalmente se existir a possibilidade de estudar inglês e trabalhar para manter os gastos por lá… E existe, mas não é tão simples quanto nos outros países que eu falei acima.
É possível estudar em Malta por até 90 dias sem precisar do visto, mas também sem ter a permissão de trabalhar. Para ter essa possibilidade e estender seu tempo de estadia no país, é preciso aplicar para o visto de estudante que permite trabalhar 20h por semana (sem extensão durante as férias).
Mas a principal diferença para quem quer estudar inglês e trabalhar em Malta é que lá não é tão simples quanto conseguir um emprego e começar a trabalhar. Além da ilha ser pequena e a oferta de empregos também, o estudante que conseguir uma vaga precisa submeter – junto com seu empregador – vários documentos, passar por um processo de contratação de cidadãos de países terceiros e pedir uma licença de trabalho válida para 1 ano.
Como todas essas questões envolvem muita burocracia, vocês já sabem qual é a minha dica né? Sim, entrar em contato com profissionais especializados no assunto ;)
Neste link oficial do Portal Consular tem mais informações importantes.
Por curiosidade
Países como EUA, Canadá, África do Sul e Inglaterra não permitem que estudantes de inglês trabalhem durante o intercâmbio. Para conseguir essa permissão você precisa estar matriculado em um curso de nível superior, então vale considerar isso na hora de decidir.
Esperam que tenham gostado do post! Se achou útil e ficou interessado em saber mais sobre estudar inglês e trabalhar em outro país, quero te convidar para conhecer nosso canal no Youtube. Lá a gente compartilha nosso dia a dia morando na Austrália e passa MUITAS dicas de como fazer intercâmbio ou imigrar pra cá.
Outros posts que vc também vai gostar
- Como morar fora do Brasil – passo a passo em 7 etapas
- Os principais tipos de visto para Austrália – 7 mais comuns entre os Brasileiros
- 6 motivos para parar de sonhar e fazer logo seu intercâmbio
- 5 motivos para conhecer e se apaixonar pela Nova Zelândia
- As perguntas que mais recebemos sobre Intercâmbio Austrália – Q&A
- Como sair do Brasil e imigrar para Austrália em 2020?
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
1 comment
Fiz um intercâmbio para a Irlanda 10 anos atrás e foi sensacional, melhor experiência que tive em minha vida!