Se você chegou até esse post, imagino que vc já saiba que viajar não é coisa de rico, certo? Tem cada vez mais gente viajando o mundo com orçamentos super baixos e compartilhando isso pra provar que é possível viajar com pouco dinheiro. Nós inclusive!
E pra te ajudar nessa missão, vou compartilhar aqui as dicas do que a gente usa para viajar barato ou até mesmo de graça, fazendo trabalho voluntário em troca de hospedagem e até comida.
Como é possível viajar com pouco dinheiro?
1 – Faça seu próprio roteiro
As agências de viagem que me desculpem, mas os pacotes pré formatados acabam saindo mais caros do que se vc for por conta própria. Faça seu próprio roteiro e pesquise bastante sobre o destino para onde vc vai. Lendo blogs e relatos de pessoas que já foram, vc pode evitar de cair em roubadas ou perder tempo (e claro dinheiro).
2 – Planeje a compra das passagens
Se você for de avião, existem várias dicas que podem te ajudar a economizar bastante na hora de comprar a passagem. Nesse post a gente fala as 7 principais.
Considere também a opção de viajar de ônibus, carro ou mesmo carona. Tem muita gente pegando carona e viajando de graça tanto pelo Brasil quando no exterior!
3 – Use o transporte público local
Ainda sobre transporte, uma boa dica para viajar gastando pouco é usar o transporte público da cidade como ônibus, metrô ou andar a pé. Caso precise mesmo pegar um táxi, uma boa tática é tentar encontrar outros viajantes para dividir a corrida.
4 – Faça trabalho voluntário!
Existem plataforma incríveis que conectam viajantes com fazendas/ ONGs/ hostels que precisam de voluntários para trabalhar.
O melhor exemplo é a Worldpackers, um site criado por brasileiros em que você pode se candidatar à vagas de trabalho voluntário em qualquer lugar do mundo (inclusive no Brasil!) e trocar sua mão de obra por hospedagem e comida.
As vagas oferecidas vão desde trabalho em recepção de hostel, até dar aulas de inglês para crianças, passando por gerenciamento de redes sociais, fotografia e cultivo em fazendas orgânicas! Já pensou que incrível? Além de viajar de graça você ainda aprende várias coisas, cresce pra caramba como pessoa e conhece uma galera gente boa que vai estar voluntariando também.
Quando for se cadastrar na Worldpackers, use nosso cupom VAMOSFUGIR que dá $10 dólares de desconto!
Outras formas de viajar fazendo trabalho voluntário são através da Wwoof – em que você troca trabalho por hospedagem em fazendas ao redor do mundo; o House Sitting onde você se hospeda na casa de uma pessoa que vai viajar e assume a função de cuidar de seus pets e o Workaway em que vc também pode fazer trabalhos voluntários em diferentes funções.
5 – Procure hospedagens gratuitas ou compartilhadas
Sim, elas existem! Acho que a mais famosa e já popular é o Couchsurf, um site onde você se cadastra e troca hospedagens com pessoas do mundo todo. Além de ser uma forma de viajar totalmente de graça, ainda tem a vantagem de conviver com um morador local e conhecer de verdade a cultura daquele local e quem sabe até visitar lugares incríveis que só locais costumam ir.
Outras opções ótimas para quem viaja com pouco dinheiro é ficar hospedado em hostel ou em camping. Tanto no Brasil quanto no exterior, existem hostels maravilhosos, super equipados, limpos e confortáveis. A mesma coisa vale para os campings, mas a diferença é que aí vc vai dormir em uma barraca ao invés de compartilhar um quarto com outros viajantes.
6 – Dê preferência para passeios gratuitos
Faça uma trilha ao invés de pegar um barco para chegar em determinada praia; deixe para visitar aquele museu no dia ou horário em que não for cobrada entrada; ande pela cidade; observe a rotina da vida loca; inclua um passeio no parque em seu roteiro; vá à praia; sente para ver o pôr do sol, e por por aí vai. Muitas vezes, essas experiências são muito melhores que aquelas em que vc gastou uma fortuna e foi mais um no meio da multidão de turistas.
7– Alimentação
Comer em locais muito turísticos é sempre mais caro, então o ideal é procurar por restaurantes e lanchonetes mais afastadas do vuco vuco, locais onde os moradores daquela cidade costumam comer. Converse com as pessoas e peça indicação!
Você pode também levar um lanche para comer durante o dia. Se estiver hospedado em um hostel ou camping, melhor ainda! A maioria deles tem cozinhas equipadas com panelas, geladeira, fogão e etc.
Espero que o post tenha sido útil e se você tiver mais dicas de como viajar gastando pouco dinheiro, compartilha com a gente aqui nos comentários!
Outros posts que vc também vai gostar
- 4 países para estudar inglês e trabalhar
- Como morar fora do Brasil – passo a passo em 7 etapas
- 8 reações (desnecessárias) de quem não sabe o que é um albergue
- 9 motivos para fazer uma viagem pelo Sudeste Asiático nas suas próximas férias
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)