Maravilhoso e extremamente marcante, o Templo de Uluwatu impressiona não pela sua arquitetura e riqueza de construção, mas pela força da natureza. Pra quem já visitou a Tailândia e passeou por todos aqueles templos gigantes, incríveis e totalmente trabalhados no ouro, sabe do que eu estou falando… Mas no Templo de Uluwatu é diferente. O templo em si é bem pequeno e tem até uma parte fechada, onde os turistas não têm acesso. A graça de lá está no entorno do templo: paredões gigantescos de pedra que formam um penhasco até o mar azul cristalino, cheio de corais e pedras que podem ser vistos lá de cima, mesmo a 70 metros de altura!
Nós conhecemos Uluwatu em uma passeio de um dia, saindo de Kuta, durante nossa viagem para Bali, em abril de 2018. Neste post nós compartilhamos todas as dicas que você precisa saber para visitar este lugar… é quase que um guia de viagem para Bali, só que focado em Uluwatu.
Onde fica o Templo de Uluwatu e como chegar até lá
Uluwatu é uma região que fica ao sul da ilha de Bali. Como já expliquei no post com o roteiro completo da nossa viagem, Bali não é uma cidade ou um país. Ao contrário do que muita gente pensa, Bali é uma ilha (dentre outras 17 mil) que compõem a Indonésia (este sim é país!). E dentro da Ilha de Bali existem diversas cidadezinhas… uma delas é Uluwatu!
Para conhecer o Templo de Uluwatu e as outras atrações que ficam ali perto, vc pode tanto se hospedar em Uluwatu, quando em outra região e fazer uma bate e volta até lá. Nós escolhemos a segunda opção, mas pra ser sincera, acabamos nos arrependendo um pouco…. Como chegamos em Bali à noite, decidimos dormir Kuta (que fica bem pertinho do aeroporto) e seguir fazer o passeio na manhã seguinte.
Kuta é uma cidade de praia, mas a beleza natural não é tão impressionante quanto em outras regiões. Além disso, Kuta tem muitas festas loucas e gringos em busca de cachaça e pegação. Essa não era a nossa vibe mas, apesar de saber de tudo isso, acabamos optando por ficar hospedados ali, por uma questão de logística e facilidade de deslocamento. Quando digo que me arrependi, não estou falando sobre Kuta, mas sim de Uluwatu, que tem uma vibe muito mais paz e amor, clima de praia e ritmo desacelerado… algo que combina muito mais conosco do que a badalação de Kuta. Acho que a experiência de ficar hospedado lá seria ótima, mas a da Kuta não foi ruim (aliás, ficamos em uma homestay ótima!)
Praia de Kuta
Vida Noturna em Kuta
Mas voltando ao assunto de como chegar ao Templo de Uluwatu: as melhores opções são alugar uma scooter ou contratar um motorista para passar o dia com vc. Como o trânsito era bem caótico em Kuta, optamos pelo motorista e achamos que a experiência valeu muito à pena porque ele também nos acompanhou como guia e foi explicando várias coisas interessantes sobre a cultura balinesa. Lá em Kuta (assim como em todas as regiões turísticas de Bali) é muito fácil encontrar taxistas oferecendo este serviço.
Dicas extras para quem visita o templo de Uluwatu
Dica 1: Lá tem muitos macacos e é bom tomar cuidado com eles, pq eles pegam chapéu, óculos, celular, qualquer coisa em busca de comida e às vezes podem ser violentos. Mas é só não olhar nos olhos deles e ficar sempre atento.
Dica 2: não precisa se preocupar em levar saia ou canga para cobrir as pernas. Todos os tickets de entrada dos templos já incluem um sarongue (tanto para homens quanto para mulheres).
Dica 3: muita gente deixa para conhecer o templo no final da tarde e ver o famoso pôr do sol. Nós resolvemos inverter e visitar o templo de manhã, já que ele fica mais vazio, e deixar o pôr do sol para outra parada igualmente linda.
Tempo de viagem de Kuta até Uluwatu – 1h de carro
Preço do motorista – 500 mil rúpias (algo em torno de R$120 e AUD$50)
Preço da entrada do Templo de Uluwatu – 30 mil rúpias por pessoa
*Absolutamente tudo em Bali é cobrado. Tudo baratinho, mas é bom se preparar.
O que fazer em Uluwatu além do Templo
Padang Padang Beach
A região de Uluwatu é muito famosa por causa das boas condições para o Surf. É lá que fica a famosíssima praia de Padang Padang, um lugar considerado a meca dos surfistas e praticamente uma parada obrigatória pra quem é amante deste esporte.
Nós não surfamos (ainda!) mas gostamos muuuito de conhecer essa praia. Seguimos para lá logo depois do templo e demos de cara com uma praia linda que lembra muito as praias da Tailândia. Para nossa surpresa, no lugar das ondas perfeitas, nós encontramos uma piscina de água cristalina e morna, deliciosa para relaxar e passar algumas horinhas só curtindo. Depois perguntamos para o nosso guia e ele nos explicou que a condição do mar ali varia muito (às vezes até mais de uma vez no mesmo dia) e que era normal ver a praia assim.
Dicas para visitar Padang Padang Beach
Tempo de deslocamento – 15 min de carro a partir do templo
Preço para entrar na praia – 1.000 rúpias por pessoa
Dica: almoce antes de ir para a praia, assim vc pode ficar mais tempo lá sem se preocupar. Peça para o motorista te levar em um restaurante local, pq a comida vai ser mais autêntica e o preço vai ser bem mais em conta. Nós fomos em um muito gostoso que ele indicou.
Blue Point
Saindo da praia, nós fomos para o Blue Pinot, uma região cheia de barzinhos construídos em uma encosta, virada para o mar… o lugar ideal para assistir o pôr do sol, tomando uma cerveja Bintang!
Neste região você vai encontrar muitos bares. O maior, mais famoso, mais badalado e mais claro (claro) é o Single Fin. Ele é realmente top e tem uma vista linda, mas depois de subir e descer por aquele caminho algumas vezes, nós percebemos que os outros também tinham a vista bonita (alguns até mais próximos do mar) e era muuuito mais baratos. Então não restou dúvida para este casal de mochileiros né :p hehehe
Olha o resultado da escolha:
Dicas para conhecer o Blue Point
Tempo de deslocamento – 5 min de acrro a partir de Padang Padang
Preço para entrar na praia – $500 rúpias por carro
Espero que vcs tenham gostado das dicas e que continuem acompanhando o Vamos Fugir, pq logo logo tem mais post falando nosso a nossa viagem por Bali. Qualquer dúvida, é só deixar um comentário aqui embaixo! 😉
Outros posts que vc também vai gostar:
Quanto custa uma viagem para Bali – valores detalhados
O que fazer em Bali – roteiro de 8 dias
Como planejar seu mochilão pelo Sudeste Asiático
Roteiro de 20 dias pela Tailândia
Quanto custa um mochilão pelo Sudeste Asiático
Como planejar uma viagem independente
Roteiro de 20 dias pela Austrália
1 comment
Olá, muito bom seu blog. Vou para Bali mês que vem e estou pensando em passar 2 noites em canggu ( meu voo chega às 23:45), 4 noites em Ubud, 4 noites em nusa e uma noite em uluwatu. O que vocês acham dessa logística?
Abraço,
Rodrigo