Quando fomos para Melbourne, em agosto de 2018, o ponto alto do nosso roteiro foi a viagem pela Great Ocean Road até os 12 apostles… Sabe aquele clichê que diz que “mais vale a estrada do que o destino final”? Pois é, essa é a pegada da Great Ocean Road… e que road!
Considerada a estrada mais linda do mundo, a Great Ocean Road surpreende a cada curva. Todo o caminho fica às margens da costas leste da Austrália, por isso você vai ver praias, praias e mais praias ao longo de todo o percurso. Mas não é uma praia qualquer, são praias com paredões gigantes de pedra, cidadezinhas super fofas e um mar azul turquesa que eu nunca vi igual em lugar nenhum do mundo. E eu estou falando isso mesmo depois de fazer 90% da viagem debaixo de chuva e céu nublado. Imagina com sol?!
Nós fizemos nossa viagem pela Great Ocean Road em dois dias, dormimos no meio do caminho e paramos em vários pontos interessantes. Neste post eu vou compartilhar com vocês todo este roteiro de viagem pela Great Ocean Road e passar muitas dicas para vc planejar a sua trip também.
Roteiro de viagem pela Great Ocean Road
Vou começar com um mapa para deixar tudo mais claro e fácil de visualizar (eu adoro mapas e só consigo planejar minhas viagens depois de visualizar tudo!). Os pontos em azul são a parte da viagem pela Great Ocean Road:
Como ir de Melbourne até a Great Ocean Road
Os 12 apóstolos ficam a 270km de Melbourne, o que leva em média 4h30 de viagem de carro. Até dá pra fazer um bate e volta, mas vai ser bem cansativo. Outra opção é dormir no meio do caminho e fazer todo o trajeto em dois dias. Foi o que nós fizemos.
Alugamos um carro logo que chegamos no aeroporto (descemos em Avalon) e como era de manhã, já seguimos direto para a Great Ocean Road, parando em vários lugares pelo caminho e dormindo em uma cidadezinha perto dos 12 apóstolos para poder aproveitar com mais calma. Vou contar os detalhes mais pra frente…
Para não quiser dirigir ou não tiver tempo suficiente para fazer a viagem pela Great Ocean Road em dois dias, também existem muitas opções de excursões bate e volta, que podem ser compradas nas agências de viagem de Melbourne.
Agora vou detalhar cada um desses pontos de parada e dizer o que tem pra falar por lá:
Onde parar na Great Ocean Road
Torquay
É a cidade onde tem os outlets das marcas de surf e o museu do surf, chamado Surf World, que nós só não fomos por falta de tempo. É lá que fica Bells Beach, a praia onde rola o Campeonato Mundial de Surfe. Quem tiver coragem de encarar a água gelada, existem opções de escolas de surfe por lá.
Torquay foi a nossa primeira parada e onde decidimos almoçar. É fácil encontrar cafés e restaurantes de frente para a praia principal, que aliás é muito bonita.
Lorne
É uma cidade mais famosa pela arte, festivais de música e tem muitos cafés de frente para o mar, por isso também pode ser uma boa opção para fazer uma parada. Nós decidimos seguir em frente por conta do tempo, por isso não tenho nem foto para mostrar.
Cape Otway
Fica em Apollo Bay. Lá tem um parque Nacional com praias, cachoeiras, trilhas e um farol que dizem ser o mais antigo da Austrália. Para entrar no parque e fazer a trilha até o farol é cobrada uma taxa de $20 dólares, mas como estava muito frio e chovendo, nós desistimos.
Para os aventureiros de plantão, de lá também é possível começar a Great Ocean Walk, uma caminhada que pode ser quebrada em várias trilhas menores ou mesmo levar dias e ir direto até os 12 apóstolos. Para quem quiser mais informações, neste link tem muita coisa interessante,
Coalas solto na natureza
Nesta região também é possível ver coalas soltos na natureza! Pra ser sincera, a gente já estava até desanimado por conta do tempo feio nessas alturas do campeonato e desacreditados de encontrar qualquer ser vivo exposto naquela ventania… Mas encontramos! Por muita sorte (e olhos de lince da nossa amiga Noelle) encontramos um coalinha todo encolhido e agarrado à árvore para não sair voando hahaha paramos o carro e fomos lá olhar mais de perto. Muito fofinho! *-*
Nesta região é fácil ver um coala na natureza assim. Para vocês terem noção, entre os anos de 2013 e 2014 tinha um número tão grande de coalas em Cape Otway que eles começaram a morrer de fome. Eles depenavam todas as árvores à ponto de matá- las e por isso ficavam sem comida. O governo precisou intervir e começou a castrar as fêmeas, transferir os animais pra outras regiões onde eles estavam em extinção, ou até mesmo matá-los!
É mais raro ver um coala na natureza nos estados de Queensland e South Australia por exemplo, mas em Victoria eles são muitos. Hoje em dia, depois da intervenção do governo, a situação já está mais controlada, mas ainda assim é fácil ver os bichinhos vivendo soltos nos parques nacionais e áreas mais preservadas. Ao longo da Ocean Road existem vários pontos de observação. Neste post tem mais dicas sobre isso.
12 apóstolos
O ponto mais famoso da Great Ocean Road é realmente lindo e impressionante por conta da beleza e da força da natureza que a gente consegue ver ali. Os 12 apóstolos são rochas com cerca de 45 metros de altura acima do oceano, que foram esculpidas pela erosão do mar e do vento. Na verdade, hoje só restam 8 dos 12, já que as outras 5 desmoronaram ao longo dos anos por conta dessa erosão. E quando estivemos lá, conseguimos entender bem isso… no primeiro dia o mar estava tão agitado que chegava a dar medo de olhar mesmo de cima da plataforma.
Como nós dormimos em uma cidadezinha ali perto (Peterborough), tivemos a oportunidade de ver os 12 apóstolos duas vezes: uma no final da tarde, um em dia em que o vento estava muuuuuuito forte (e o mar também), por isso foi quase impossível conseguir apreciar qualquer coisa ali – meu olho mal parava aberto! hahahaha E no segundo dia nós voltamos pra lá de manhã e só então conseguimos andar com mais calma pelas passarelas, ver, tirar fotos e observar a beleza e a dimensão daquele lugar. É muito lindo, mil vezes mais bonito do que é possível ver nas fotos.
Dicas: Para quem estiver por lá no final da tarde, da plataforma de observação dos 12 apóstolos dá para ver pinguins voltando do mar para dormir na praia. *-* nós não vimos por conta do horário, mas #ficadica pra vc.
London Bridge
Uma formação rochosa que antes era conectada à terra e caiu no ano de 1990, também graças às forças da natureza. No dia, dois turistas ficaram presos do outro lado da “ponte” e precisaram ser resgatados de helicóptero.
O lugar é bem bonito e merece a vista. Do view point que tem ali também é possível ver alguns pinguins no final da tarde.
Loch Ard Gorge
O lugar que eu mais gostei de toda a viagem pela Great Ocean Road! É uma praia onde a gente pode descer e ver a grandeza dos paredões de pedra ao redor… eu me senti uma formiguinha ali! E além de lindo, o lugar também é super interessante pq aconteceu um naufrágio no ano de 1878 com um navio que vinha da inglaterra. Dos 54 tripulantes, só dois sobreviveram e chegaram à essa praia, onde foram resgatados pela população local.
Para quem tiver mais tempo, também existem muitas trilhas e view points interessantes por lá. Neste link tem todos os detalhes.
Gibson Steps
Neste local existe uma trilha para descer até a praia, de onde é possível ver os apóstolos da de baixo, o que dá uma sensação ainda mais real da dimensão dessas formações. Mas antes de descer, é muito importante prestar atenção ao mar (se não está muito forte) e à maré, já que muda muito rápido e não são todos os dias que o caminho fica aberto ao público. Nós não descemos por conta disso.
Onde dormir na Great Ocean Road
Como eu disse, nós optamos por fazer o roteiro da Great Ocean Road em dois dias, parando para dormir em uma cidadezinha chamada Peterborough, a 20 min dos 12 apostles. A cidade era minúscula, mas como a região recebe muitos turistas é fácil encontrar um hotel ou camping.
Nós ficamos em um Caravan Park chamado Great Ocean Road Turist Park, que nada mais é que um camping que também disponibiliza chalés. O nosso cabia 6 pessoas e tinha 3 quartos, um banheiro e uma cozinha, o que ajudou a baratear os custos, já que fizemos nosso próprio café da manhã ali. Gostamos bastante da escolha e recomendamos pra quem também pretende passar uma noite lá. O valor da diária saiu $33 por pessoa.
Seguro viagem para a Austrália
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros post que você também vai gostar:
O que fazer em Melbourne – roteiro de 4 dias
O que fazer em Sydney – roteiro de 5 dias
O que fazer em Gold Coast – roteiro de 3 a 5 dias
O que fazer em Airlie Beach – a porta de entrada para a praia mais linda do mundo
Como conhecer a Grande Barreira de Corais
Roteiro de road trip pela Tasmânia
Roteiro de 20 dias pela Austrália
7 comments
O mapa sumiu :(
Obrigada pelo roteiro!!! Simplesmente Maravilhoso!! A primeira vez que tentei fazer a Great Ocean rd fui apenas pelo gps e foi um desastre!! Dessa vez fui me guiando aqui pelo teu roteiro e foi INCRÍVEL!!! ❤️ Inclusive fiz as paradas em Lorne e Cape Otway. Muito Obrigada!!
Oi Dandy! Que bom saber que se guiou pelo nosso roteiro e deu certo❤❤❤ obrigada por vir aqui contar pra gnt!😍
Pelas fotos dá pra ver porque a estrada por si só já vale o passeio, maravilhoso!
Vale muito!! E isso que nos fizemos em uma dia de chuva ein?! =)
Que fotos lindas!
Espero poder conhecer em breve. Já favoritei o post.
Obrigada! ❤️❤️ Eh maravilhoso mesmo!! :)