Fazer uma viagem pelo deserto da Australia, o tão famoso Outback, sempre foi um sonho pra mim. Antes mesmo de vir morar aqui, eu já pesquisava muito sobre o que fazer na Australia, lia guias de viagem sobre o assunto e ficava viajando muito nas fotos e na decoração toda vez que saía para comer naquele restaurante, este mesmo que vc pensou: o Outback Steakhouse hahaha. Vai dizer que vc nunca pensou em conhecer a Austrália enquanto ficava sentadinho lá tomando uma caneca de cerveja e esperando seu prato chegar?
Eu finalmente consegui realizar esse sonho em dezembro de 2018 – junto com o Ulisses – quando a gente teve o privilégio de conhecer o Outback Australiano, visitar Uluru, Kata Tjuta, fazer uma trilha pelo Kings Canyon, aprender um pouco mais sobre a cultura do povo aborígene e passar a noite em um saco de dormir olhando as estrelas. Foi demais! E eu decidi escrever este post para compartilhar com vocês tudo sobre o nosso roteiro de viagem pelo deserto Australiano e passar todas as dicas sobre o que fazer por lá em uma viagem de 5 dias. Acompanha aí:
Neste post vc vai ver:
- Porque incluir o Outback no seu roteiro de viagem pela Austrália
- Como chegar ao deserto australiano
- O que fazer no Outback – passeios e tours
- Uluru
- Kata Tjuta
- Kings Canyon
- O que fazer em Alice Spring em um dia
- Como é dormir olhando as estrelas
- Dicas gerais para quem vai ao Deserto da Australia
- Quanto custa uma viagem para o Outback
Tudo que vc precisa saber para fazer uma viagem pelo Deserto da Austrália
Por que incluir o Outback no seu roteiro de viagem pela Austrália?
Ainda pouco presente nos documentários, guias de viagem ou vídeos do youtube – agora tem no Vamos Fugir! ;) – o deserto Australiano é um daqueles destinos que merecem ser visitados uma vez na vida, principalmente por quem gosta de aventura. Por isso, se vc está planejando uma viagem pela Austrália e ainda não definiu o que fazer por aqui, dê um jeito de incluir Uluru e o Outback no seu roteiro!
Como chegar ao deserto australiano
Voos diários ligam as principais cidades da Austrália até o deserto. Vc pode escolher voar até Alice Springs e começar o rolê de lá, mas uma informação importante: a cidade fica a cerca de 5h de carro de Uluru e os voos costumam ser mais caros pq essa é a única cidade com estrutura da região.
A segunda opção seria pegar um avião até Ayres Rock e já começar o tour por Uluru logo em seguida, já que o aeroporto fica do lado. Foi o que nós fizemos e não nos arrependemos.
O que fazer no Deserto da Austrália – passeios e tours
Existem muitas opções de empresas que fazer tours pela região. Alguns são mais aventureiros, outros mais tranquilos, vai de vc escolher qual tem mais a ver com seu perfil. Nós escolhemos o mais aventureiro e roots justamente pq gostamos disso e queríamos ter essa experiência. Fizemos com a Backpackers World (uma agência de viagens bem conhecida aqui) em parceria com a Wayoutback (que é a operadora do tour). Gostamos bastante e recomendados pra quem estiver pesquisando.
Na verdade, fomos até lá à convite dessas empresas em uma parceria que fizemos para divulgar o destino e o trabalho delas, mas gostamos de verdade. Quem acompanha o blog sabe que a gnt só faz parceria com agências em que confiamos e que, ainda assim, sempre falamos a real nos posts. Mas acho importante ser transparente e deixar claro caso vc tenha acabado de chegar aqui.
Mas voltando ao roteiro e aos passeios pelo deserto… nosso roteiro de viagem foi assim:
Dia 1
- Pick up no no aeroporto às 13h (logo que chegamos)
- Cultural Centre
- Uluru e trilhas por lá
- Pôr do sol
- Jantar
- Noite no camping
Dia 2
- Café da manhã
- Trilhas por Kata Tjuta
- Almoço + piscina
- Jantar ao redor da fogueira
- Noite no camping em kings creek Station
Dia 3
- Trilha pelo Kings Canyon
- Almoço
- Viagem para Alice Springs
- Piscina +jantar no hostel
Dia 4
Esse já não estava mais incluso no tour. Era teoricamente um dia livre em Alice Springs, mas nós alugamos um carro e fizemos uns rolês:
- Ormiston Gorge
- Glen Helen
- Ellery Creeck big hole
- Simpsons Gap
Dia 5
Volta para Ayres Rock bem cedinho a tempo de pegar o avião às 12h.
Antes de começar a passar as informações de cada passeio, vou colocar o vídeo com o resumo dos melhores momentos da nossa viagem pelo deserto da Australia. Ah! Pra quem não sabe, nós temos um canal no youtube.. vai lá seguir a gente e ver os outros vídeos sobre o Outback! ;)
Informações importantes e interessantes sobre cada passeio
Uluru
Com quase 10km de circunferência, 348 m de altura e incríveis 6km pra dentro da terra (é como um iceberg), Uluru é um local considerado sagrado pelos aborígenes e tido como o coração espiritual da Austrália. A melhor forma de explorar Uluru é fazendo as caminhadas por sua base e ouvindo as histórias e lendas sobre o povo Anangu, os aborígenes que são os donos da terra e habitam a região há mais de 10 mil de anos.
O lugar é realmente incrível e tem uma energia muito forte! Caminhando pela base a gente consegue ver os recortes na pedra (que não é um bloco único como eu pensava!), pequenas piscinas naturais, marcas do que um dia foram cachoeiras, cavernas e até pinturas aborígenes na rocha.
Eu poderia escrever mais de 3 páginas só sobre o assunto e com dicas sobre todos os passeios de lá, como chegar em Uluru, como planejar sua viagem para Uluru… mas prefiro deixar isso pra outro post, assim quem quiser se aprofundar um pouco mais pode ficar à vontade e quem não quiser, pode seguir em frente.
É permitido escalar Uuru?
Muitos turistas escalam e de fato não é proibido por lei, mas é um local sagrado para os aborígenes. Eles respeitam aquilo como os católicos respeitam uma igreja e os budistas, uma imagem de buda. Por isso, escalar Uluru é não só perigoso (mta gente já morreu lá) como também muito desrespeitoso, por isso eles pedem para que os turistas não façam.
Kata Tjuta
Kata Tjuta ou The Olgas, que no idioma dos aborígenes significa muitas cabeças é outro conjunto de pedras/ montanhas próximo à Uluru, que também é considerado sagrado para o povo Aborígene. O local foi reconhecido Patrimônio Mundial da Unesco pela Natureza e importância cultural.
Existem várias caminhadas interessantes pelo parque Nacional Kata Tujta, mas nós fizemos uma chamada Valley Of The Winds, que tem um total de 8km. E nossa, que lugar incrível! Não sei se foi pq nossa expectativa não estava tão alta quanto em relação a Uluru (na real nem sabíamos o que esgotar desse lugar), mas nos surpreendeu demaaais!! Os paredões de pedra são gigantes e vc realmente tem dimensão da força da natureza.
Curiosidade: se a temperatura bater 36 C, eles fecham a trilha por motivos de segurança.
Kings Canyon
Uma região enorme que se formou na época de formação da terra, ou seja, há 4 bilhões de anos!! É uma caminhada um pouco mais puxada que as outras (principalmente se estiver muito calor), mas igualmente linda e repleta de natureza!
O passeio começou cedo, acordamos às 4h da manhã, tomamos café e seguimos para o Kings Canyon. Ainda era noite qndo a gnt começou a subir… e mais uma vez o deserto nos surpreendeu. Que lugar!! Fizemos uma trilha de 6km chamada Rim Walk, que passa por paredões de 100m de altura, lugares sagrados para os aborígenes e muita natureza completamente intacta.
Alice Springs
Confesso que a gente não queria ficar em Alice Springs esse dia inteiro pq ouvimos falar que não tinha nada pra fazer lá. Mas, como bons blogueiros que somos, pesquisamos um pouco e logo já tínhamos um roteirinho bem bacana do que fazer por lá em um dia. Eu vou fazer outro post só sobre isso para dar os detalhes de como chegar e o que fazer em cada ponto, mas resumidamente:
O que fazer em Alice Springs em um dia
Como estávamos em 4, alugamos um carro e fomos nos guiando com um mapa que pegamos no hostel e o Google maps que baixamos offline (pq a internet fora do centrinho e ruim). Sério, não tem erro nenhum! É tudo super bem sinalizado e as estradas são ótimas. Abaixo está o mapa do roteiro que fizemos. Passamos por 3 waterholes (que são piscinas naturais) e alguns lookouts:
Ormiston Gorge
A primeira parada já foi em um waterhole lindo! Ele fica a poucos metros de um parque com estrutura para piquenique, churrasqueiras e banheiros. Pra quem quiser, é permitido nadar ali (nós só não nadamos pa estava chovendo e um vento frio)
Glen Helen
A 132 km de Alice Springs, Glen Helen foi a nossa segunda parada, justamente pq lá tem restaurante :) Ele fica de frente para um rio (que segundo eles é o mais antigo do mundo) e um paredão de pedra gigante. A vista é linda e o restaurante é bem gostoso.
Ellery creek
Depois do almoço dirigimos 44km rumo à Alice Springs até Ellery Creeck Big Hole, que pra nós foi o ponto alto desse dia! Nadamos e curtimos bastante, o lugar é delicioso e também tem boa estrutura.
Simpsons Gap
Já a 18km da cidade, paramos em um último ponto, o Simpsons Gap. E, apesar de acharmos que não seria nada de mais, o lugar é outro ponto lindo que nos surpreendeu bastante! Também tem uma piscina natural onde é permitido nadar e paisagens lindas.
Obs: Existe um tour que faz basicamente o mesmo trajeto que fizemos, mas ele custa $140 por pessoa!!
O passeio durou o dia todo – fizemos das 9h às 6h.
Como é dormir olhando as estrelas
Uma experiência pra guardar pra vida! Na verdade, a primeira noite under the stars quase se tornou under the storm, pq começou a chover muito! Mas por sorte deu tempo de levar o swag (é tipo um saco de dormir bem grosso que eles dão) dentro de uma cozinha e dormir lá.
Já na segunda noite nós finalmente conseguimos dormir under the stars!! O céu não estava 100% limpo, mas mesmo assim dava pra ver bastante estrelas. Que sensação incrível! Nesse momento eu só consegui deitar, olhar pro céu e agradecer por estar ali e por a chance de viver essa experiência!
Dicas gerais e fundamentais pra quem visita o Outback
#1 clima
No verão faz muito, mas muito calor! Até mesmo à noite as temperaturas não ficavam abaixo de 20°C. Já no inverno o guia nos disse que chega a fazer -15°C à noite e uma média de 20°C durante o dia.
#2 roupas
Exatamente por essa questão do clima é muito importante pesquisar bem sobre a época que vc vai e se preparar. Na época em que nós fomos (verão) eu só levei shorts e blusinhas fresquinha, mas garanti um moletom levinho pra usar à noite e de manhã cedinho. Levei uma calça legging mas acabei só usando no avião.
#3 coisas úteis
- Não esqueça em hipótese alguma de levar uma garrafa de água (em todo lugar tem torneiras de água potável pra reabastecer) pq vc vai precisar.
- Protetor solar, óbvio
- Repelente
- Chapéu
- Óculos escuro
- Tênis de caminhada (se tiver botinha de treeking é melhor ainda)
#4 insetos/ animais
Vc estará no meio do deserto, é lógico que vai ter bichos! O que nós mais vimos foi pernilongo, batata, aranha e mosca, muuuuita mosca. Mas sinceramente, os únicos que de fato incomodaram foram as moscas. Elas ficam o tempo todo tentando entrar no seu nariz, boca, olhos.. é chato! Mas da pra comprar uma redinha de colocar no rosto se quiser.
Fora isso, é só passar repelente e desencanar… lembre-se: os animais estão na casa deles, vc é que é a visita.
#5 Comida no passeio
Tenho que ser sincera e dizer que a comida foi um ponto que deixou um pouquinho a desejar… Pra quem come bastante, alguns dias eu achei que foi pouco… E pra quem tem alguma frescura com comida, pode ser mais complicado. No geral a gente comeu bastante churrasco de hambúrguer e salsicha com pão de forma (que é o que eles curtem aqui), macarrão com carne moída de canguru, frango com vegetais, sanduíche com frios…. Nada era ruim, mas podia ser melhor e em mais quantidade sabe?! A dica é levar umas bolachinhas e barrinhas de cereal na mochila pra garantir.
Mas um ponto positivo é que pra quem é vegetariano ou tem alguma alergia, eles perguntam antes e sempre oferecem uma opção. Eu por exemplo não como carne vermelha nem frango, então avisei na hora da reserva e sempre tive substituições nas minhas comidas (hambúrguer vegetariano, tofu, queijo, etc..)
Quanto custa essa viagem pelo deserto da Austrália?
O tour que nós fizemos durou 3 noites e 4 dias. O valor e de AUD$500 por pessoa, já incluindo toda a alimentação, acomodação para as 3 noites, transporte, guia e passeios. Sinceramente, eu achei um preço muito justo, dado que as distâncias são bem longas e os passeios são muito interessantes. Para quem quiser saber mais, lá no site do Backpackers World tem todos os detalhes deste passeio e o itinerário, neste link. La vc também vai encontrar outras opções de passeios mais longos, mais curtos ou mesmo mais luxuoso que esse que nós fizemos. Aliás, esse e um assunto importante de falar: como disse antes, nosso tour foi bem roots e com nada de frescura, mas se vc prefere ficar hospedado em um hotel, tomar um champagne no final da tarde e fazer um role mais confortável, também existe a opção!
Seguro saúde para a Austrália
Um dica muito importante e inteligente é SEMPRE contratar um Seguros Saúde para sua viagem. Nós não viajamos sem e recomendamos a Seguros Promo. Ele é um buscador que compara o preço de vários seguradoras, assim vc pode pode ver a que mais te interessava – e tem preço bom – e contratar por lá mesmo. Das vezes que já contratamos, nunca precisamos usar (graças a Deus), mas como não poderíamos prever e não estávamos nem um pouco a fim de perder nossa férias e ainda gastar uma grana caso alguma coisa acontecesse, preferimos contratar e não nos arrependemos.
Ah! E seguidor do Vamos Fugir tem desconto! É só usar o código VAMOSFUGIR05! ;)
Outros posts que vc também vai gostar
- Roteiro de 20 dias pela Austrália
- Como chegar à Grande Barreira de Corais Australiana
- O que fazer em Airlie Beach
- O que fazer em Sydney
- O que fazer em Melbourne
- O que fazer em Brisbane
- O que fazer em Sunshine Coast
- O que fazer em Gold Coast
- O que fazer em Byron Bay
- O que fazer no Outback – o deserto da Austrália
- O que fazer na Tasmânia
1 comment
[…] Roteiro de viagem pelo Deserto da Austrália – 5 dias no Outback. Lígia Antoniazzi. Vamos Fugir. […]