Fazer uma viagem pelo Deserto do Atacama é se surpreender a cada nova paisagem… é tão lindo que nem parece real! Com 2.400 metros de altitude e 105 mil km² de extensão, o Atacama tem opções de sobra para montar um roteiro de, no mínimo, 4 dias de viagem. Não importa se vc é do tipo aventureiro, mais tranquilo, relax ou ligado no 220, se gosta de natureza, vai adorar o Atacama. Pelo menos nós ficamos apaixonados!
E pra te ajudar a montar um roteiro bem bacana, escrevemos um post super completão e cheio de dicas sobre o que fazer no Deserto do Atacama de um jeito mais prático e encontrando tudo no mesmo lugar. Por isso, fizemos um índice abaixo com tudo que vc vai ler por aqui, assim vc pode clicar e ser direcionado direto para a parte que te interessa.
O que fazer no deserto do Atacama? – O Guia completo para montar seu roteiro de viagem
Informações básicas
- Onde fica o Deserto do Atacama – Norte do Chile
- Cidade Base – San Pedro de Atacama
- Clima – Temperaturas mais altas durante o dia e frias à noite
- Altitude– 2.400 metros de altitude
- Extensão – 105 mil km²
- Curiosidade – O Atacama é o deserto mais alto e mais seco do mundo!
Melhores passeios do Deserto do Atacama
Quem diria que, em pleno deserto, seria possível nadar em um lugar onde ninguém afunda? E que existiria uma outra lagoa com água cor de rosa, onde centenas de flamingos andam (e voam) de um lado pro outro? Parece imaginação de criança ou paisagem de quadro surrealista, mas na verdade este lugar reserva muitas, muitas surpresas… O fato é que com certeza não faltará o que fazer no Deserto do Atacama! Vamos lá:
Geiser Del Tatio
A 4.200 metros de altitude, os Gêiseres del Tatio são considerados o maior conjunto de Gêiseres do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo! O passeio é feito antes do sol nascer, por isso a paisagem fica ainda mais incrível…A água fervendo que sai do interior da terra explode de tempos em tempos, alternando com colunas de fumaça com cheiro de enxofre. A paisagem composta por cerca de 80 gêiseres é incrível e, vista às 6h da manhã, vai ficando cada vez mais bonita à medida em que o sol começa a nascer.
O Gêiser del Tátio é um daqueles passeios que não podem ficar de fora da sua listinha de coisas para fazer no Deserto do Atacama. Apesar do esforço de acordar super cedo, sentir os efeitos do mal de altitude e passar um frio do cão (haha), a paisagem e a experiência de todo o tour (que não se restringe só aos gêiseres) é muito diferente do que estamos acostumados a ver, por isso chama a atenção.
A gente tem outro post que fala todos os detalhes do passeio pelos Geisers Del Tátio, está neste link!
Laguna Cejar
Eu sempre tive vontade de nadar no Mar Morto, só pra poder ficar lá de boa, boiando sem fazer nenhum esforço. Mas o que eu não sabia era que eu não precisaria voar quase 18 horas até o Oriente Médio pra isso… Tem uma lagoa desse tipo bem aqui pelas nossas redondezas, no Chile, mais precisamente no Deserto do Atacama!
A Laguna Cejar fica em uma planície formada por sal e tem uma concentração de minerais tão grande que seu corpo bóia sem que você faça esforço nenhum… É muito divertido! Só é importante tomar cuidado com os olhos, cabelo e a pele que fica bem ressecada quando a gente sai, mas aí os guias nos dão um banho de água doce pra ajudar.
Perto dali ficam os Ojos del Salar, duas piscinas naturais em formato de círculo, com água doce e muito gelada, onde é possível mergulhar. Já no fim da tarde, o mesmo tour para em um mini salar pra apreciar o pôr do sol, observando as montanhas e tomando um bom Pisco Sour – bebida típica do Chile – com bolachinhas.
Também tem um post contando mais detalhes e dicas sobre a Laguna Cejar, está neste link.
Valle de la Muerte
O Valle de la Muerte é um lugar inóspito e bem o cenário que se imagina quando vai para um deserto: tem dunas enormes de areia escura pra todo lado e praticamente nenhuma vegetação ao redor. É estranho, pq o resto do Atacama é bem diferente… mas nós achamos um passeio bem bacana e indicamos principalmente pra quem curte adrenalina, pq é lá que se faz o passeio de sandboard. Dá pra comprar o tour em San Pedro de Atacama e já ir com todo o equipamento necessário… é uma experiência super divertida!
Vale de La Luna
Já o Valle de la Luna é um lugar com várias montanhas e solo parecido com o da lua (por isso o nome!). A paisagem é linda e fica ainda mais mágica no no final da tarde. Nós fizemos um mini trekking ali para ver o pôr do sol to topo da montanha, onde o guia preparou um pisco sour para o grupo. O visual é lindo!
Lagunas altiplânicas
São lagoas que mais parecem espelhos gigantes refletindo os vulcões ao redor! *.* A paisagem é realmente surreal de linda e se parece bastante com as lagoas pelo caminho do passeio que leva ao Salar do Uyunu. Nós infelizmente não tivemos tempo suficiente para fazer este passeio e, como estava programado fazer a travessia de 3 dias até Uyuni, optamos por deixar este de lado. Mas se vc tiver tempo suficiente, não deixe de conhecer!
Piedras Rojas
Mais uma vez eu vou ter que usar a palavra SURREAL pra descrever uma paisagem do Deserto do Atacama! Rojo em espanhol significa vermelho, ou seja, o nome do lugar já descreve boa parte do que vc vai encontrar: Pedras Vermelhas. Mas não é tão simples quanto isso… Além de um platô de pedras vermelhas lindas, a paisagem também é formada por montanhas enormes e uma lagoa de cor verde bem clarinho. Não tem como não se encantar com este lugar! Então #ficadica e já inclui este rolê na sua lista do que fazer no Deserto do Atacama!
Termas de Puritama
Um passeio mais relax, tranquilo e bom para apreciar a natureza sem pressa. As Termas Puritama são piscinas naturais quentinhas que ficam em um cânion entre montanhas enormes. Já deu pra imaginar a beleza deste lugar né?! Mas apesar de parecer super roots, as termas têm toda uma estrutura para o visitante: banheiros, vestiários, armários e etc..
Travessia do Atacama para o Salar do Uyuni
Com 10.582 quilômetros quadrados e a 3.656 metros acima do nível do mar, o Salar do Uyuni é considerado a maior planície de sal do mundo e foi formada pela transformação de vários lagos pré-históricos, durante milhares e milhares de anos.
Ele na verdade fica na Bolívia, mas é bem pertinho da divisa com o Chile, mais precisamente, do Deserto do Atacama. Por isso, é possível fazer a travessia saindo de San Pedro do Atacama. A Travessia dura 3 dias e você pode escolher entre do Atacama e chegar na cidade de Uyuni (já na Bolívia), ou voltar para o Atacama no segundo dia.
Como nós estávamos fazendo um mochilão pela América do Sul e nosso próximo destino era o Lago Tititcaca, essa opção de seguir em frente foi ótima. Mas se você estiver viajando só pelo Deserto do Atacama, vale a pena fazer ida e volta pq o caminho é lindo do mesmo jeito.
Laguna Colorada
A Laguna Colorada é um lugar que parece ter sido desenhado à mão de tão maravilhosa e de outro mundo que é. Só pra vc entender o que eu estou falando, ela é uma lagoa cor de rosa, lotada de flamingos e cercada por montanhas gigantes com neve na ponta. Deu pra entender o quão (de novo) surreal é este lugar?!
Na verdade a Laguna Colorada faz parte da travessia do Salar do Uyuni, mas existem alguns passeios que fazem o rolê em um dia só. Acredito que não seja tão fácil de encontrar, mas já li relatos de que é possível, então decidi considerar aqui como uma ideia pra quem tem menos tempo.
Além da Laguna Colorada, você vai passar também pelo Deserto de Dali e outras lagoas pelo caminho.
O que fazer no Deserto do Atacama à noite
Tour Astronômico
Por ser isolado e ter poucas luzes da cidade, o Deserto do Atacama é considerado o lugar perfeito para observar estrelas! Existe um passeio chamado tour astronômico que leva grupos de turistas para observar o céu diariamente, tanto a olho nu, quando pelo telescópio acompanhados por um astrônomo que vai passando todas as informações sobre as estrelas, planetas, galáxias e etc.
Até hoje sou frustrada porque, bem no dia que escolhemos para fazer o passeio, o céu estava nublado e não dava pra ver nada! =( Então #ficadica: se o céu não estiver 100% limpo, o passeio não sai. Eles confirmam isso já bem próximo da hora do passeio, por isso não tem como pagar antes, só reservar o lugar.
Bares e restaurantes
Explorar as ruazinhas de San Pedro de Atacama e encontrar um barzinho fofo pra jantar com música ao vivo ou tomar um pisco sour de frente para uma fogueira também são ótimas dicas para curtir a noite no Deserto do Atacama.
Sugestão de roteiro de viagem para o Deserto do Atacama
Algumas agências fazem passeios combinados para o mesmo dia, como por exemplo Valle de la Muerte + Vale de la Luna ou Lagunas Altiplanicas + Piedras Rojas, então você pode tanto montar um roteiro mais relax e deixar apenas um passeio por dia, quanto montar um roteiro mais rápido e condensar os passeios para reduzir o número de dias.
Muita gente tem dúvida sobre quanto tempo ficar no Deserto do Atacama e nós recomendamos que o ideal é no mínimo 4 dias para curtir bem, caso contrário sua viagem vai ser super corrida. Se estiver nos seus planos fazer a travessia para o Salar do Uyuni, reserve 3 dias só pra isso.
O que fazer em o Deserto do Atacama em 4 dias
Dia 1 – Como é o primeiro dia, recomendo que vc tenha um tempinho para se ambientar na cidade de San Pedro, andar pelas ruazinhas e sair para o passeio do Valle de La Muerte + Valle de la Luna à tarde.
Dia 2 – Geisar del Tatio + Laguna Cejar. O Passeio dos Geisers começa às 4h da manhã, quando o ônibus te busca no hotel. Ele também acaba cedo, então dá tempo de voltar para San Pedro, almoçar e seguir para a Laguna Cejar às 16h.
Dia 3 – Lagunas Altiplanicas + Pedras Rojas + Tour astronômico à noite. Dá pra fazer tudo no mesmo dia pq os passeios são vendidos como um combo e o tour astronômico só acontece quando já está bem escuro… claro né?! haha
Dia 4 – Termas de Puritama + passeio por San Pedro de Atacama. Deixe o último dia para relaxar nas águas quentinhas, comprar uns presentinhos nas lojinhas de San Pedro sem pressa ou alugar uma bike e dar uma volta pela cidade e seus arredores admirando o vulcão Licancabur ao fundo.
O que fazer em o Deserto do Atacama em 5 dias
Para um roteiro de 5 dias de viagem, eu manteria a mesma base do anterior e adicionaria o bate e volta para a Lagoa Colorada. Não sugeri essa opção no roteiro de 4 dias pq acho muito corrido, mas é escolha sua ;)
Ficaria assim então:
Dia 1 – Valle de La Muerte + Valle de la Luna
Dia 2 – Geiser del Tatio + Laguna Cejar
Dia 3 – Lagunas Altiplanicas + Pedras Rojas + Tour astronômico à noite
Dia 4 – Bate e volta para a Laguna Colorada
Dia 5 – Termas de Puritama + passeio por San Pedro de Atacama
O que fazer em o Deserto do Atacama em 6 dias
Este foi o roteiro que nós fizemos. Ficou assim:
Dia 1 – Passeio por San Pedro e dia de comprar os passeios
Dia 2 – Geiser del Tatio + Laguna Cejar
Dia 3 – San Pedro + Valle de La Muerte + Valle de la Luna + (tentativa de) Tour astronômico à noite
Dia 4 – Travessia Atacama – Salar do Uyuni
Dia 5 – Travessia Atacama – Salar do Uyuni
Dia 6 – Travessia Atacama – Salar do Uyuni
Como comprar os passeios do Deserto do Atacama
Lá em San Pedro de Atacama existem mil agências de viagem. Se vc for em uma época de baixa temporada ou tiver tempo tranquilo, vale a pena deixar pra comprar tudo lá, assim vc pode negociar os preços e fechar tudo no mesmo lugar. Mas, se preferir já ir com tudo organizado, uma ótima opção é comprar pela internet. Nós usamos e recomendamos o site Get Your Guide, que vende tickets de passeios pelo mundo todo.
Como chegar ao Deserto do Atacama
Saindo do Brasil, a forma mais fácil é de avião e o aeroporto mais próximo fica na cidade de Calama. Porém, como não existem voos diretos do Brasil pra lá, o jeito é voar até Santiago e de lá seguir para Calama. Chegando lá, o transporte tem que ser terrestre, e aí vc pode tanto contratar um transfer no próprio aeroporto, quanto ir até o centrinho da cidade (de táxi) e de lá pegar um ônibus.
Como nós estávamos fazendo o mochilão pelos 3 países (Bolívia, Chile e Peru), saímos de Iquique de ônibus, passamos por Calama e lá trocamos para um outro busão que ia até San Pedro de Atacama. A viagem leva 1h30 e nós achamos tranquila. No site da companhia que faz esse trajeto tem todas as informações e dá até pra comprar com antecedência.
Melhor época para visitar o Deserto do Atacama
Como já falamos lá no começo, o Atacama é o deserto mais seco do mundo, ou seja, pode ir tranquilo pq a possibilidade de pegar chuva por lá é baixa… Mas o “problema” de lá é a amplitude térmica: as noites são muito frias (principalmente no inverno) e os dias são bem quentes.
A melhor época para visitar o Deserto do Atacama é nos meses de março, abril, maio, setembro, outubro e Novembro pq os dias são mais quentes, mas a amplitude térmica à noite não é tão grande (apesar de fazer um friozinho) como de junho a agosto, quando as temperaturas chegam a zero grau. Nesta época os dias também são mais amenos.
Onde se hospedar no Deserto do Atacama
San Pedro de Atacama é uma cidade que vive do turismo e para o turismo, por isso é muito fácil encontrar hotéis, restaurantes, bares, lojas, farmácias, caixas eletrônicos e agências de viagem pela cidade. Por isso também, existem acomodações para todos os gostos, bolsos e padrões. Lá existem vários hotéis luxuosos e SPAs que mantêm a decoração rústica, mas oferecem todo o conforto de um 5 estrelas.
Durante nossas pesquisas, algumas das opções que achamos mais interessantes, foram:
Hostels
Hostal Siete Colores – $53 dólares a diária para 2 pessoas
Tatai’s – $35 dólares a diária para 2 pessoas
Hotéis
Hotel Tulor – $117 dólares a diária para 2 pessoas
Hotel Pacual Andino – $220 dólares a diária para 2 pessoas
Mas neste mapa vc também pode escolher por localização e preço, de acordo com o que faz mais sentido para a sua viagem:
Booking.comQuanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama
É claro que vai sempre depender do hotel que vc vai escolher, dos restaurantes que vai comer e do tempo que vc vai ficar e do que você vai fazer no Deserto do Atacama… Mas já agora que vc já tem uma noção dos valores para hospedagem, nós fizemos uma lista dos preços de transporte e passeios que vc vai gastar lá no Atacama, assim vc já tem uma noção de quanto vai custar essa parte também:
- Passeio Gieser del tatio – $35 dólares/pessoa
- Laguna Cejar – $35 dólares/pessoa
- Vale de la Muerte + Vale de La Luna – $22 dólares/pessoa
- Lagunas altiplânicas – 110 dólares por pessoa
- Piedras Rojas – $70 dólares por pessoa
- Termas de Puritama – $37 dólares por pessoa
- Travessia do Atacama para o Salar do Uyuni – $195 dólares/pessoa
- Bate e volta Laguna Colorada – $680 dólares por pessoa (para passeios mais exclusivos, com grupos de até 4 pessoas)
- Tour Astronômico – $33 dólares por pessoa
- Passagem aérea SP – Calama – Entre R$1.200 e R$2.200
- Ônibus Calama – San Pedro de Atacama: de 3.000 pesos chilenos só ida.
Além desses gastos, é sempre importante separar mais uma quantia para alimentação, presentinhos, gorjetas e etc… E vá preparado, pq lá não é um lugar barato! Eu sugiro uma média de $200 dólares por pessoa pra quem quiser fazer uma viagem mais confortável, mas é claro que isso varia muito de acordo com seu estilo de viajante. Dá pra gastar MUITO menos (principalmente se vc cozinhar no hostel, não comprar presentes e etc), mas também dá pra gastar bem mais se vc curtir restaurantes mais refinados.
Dicas importantes para quem visita o Deserto do Atacama
Dica 1: O clima do Atacama é logo percebido pela secura do ar que entra no nariz e também pela nossa pele e cabelo. Por isso a dica é: leve um hidratante bom tanto para o corpo quanto para o cabelo e lábios.
Dica 2: Monte uma mala com roupas tanto de frio, quanto de calor. É muito importante se vestir naquele esquema de cebola, em camadas, começando com uma roupa leve, até chegar nos casacos mais pesados por cima. Assim vc pode ir tirando conforme a temperatura for aumentando ao longo do dia.
Dica 3: Não esqueça o chapéu, óculos de sol e protetor solar.
Dica 4: beba muuuuita água. O ideal é levar uma garrafinha sempre com vc.
Espero que você tenha gostado deste post sobre o que fazer no Deserto do Atacama em um formato mais completo e prático pra não precisar ficar visitando vários outros posts antes de planejar o roteiro todo. A ideia é ajudar você a organizar sua viagem pra que ela seja tão incrível quanto a nossa foi!
Se tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, é só deixar aqui embaixo ;)
Outros posts que você também vai gostar:
- O que fazer em Santiago – roteiro de 5 dias ou mais
- Viagem para Machu Picchu: tudo que vc precisa saber para planejar seu roteiro!
- O que fazer em Cusco – roteiro de viagem para 5 dias
- Roteiro de mochilão pela América do Sul
- 7 motivos para fazer um Mochilão pela América do Sul e Amar!
- Planilha de planejamento financeiro para viagens
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)