Se você está planejando um intercâmbio para Austrália e escolheu Sydney como sua casa nos próximos meses, é muito comum que uma das primeiras dúvidas seja em relação à moradia e quais são os melhores bairros pra morar em Sydney. E essa é uma dúvida que faz todo sentido, porque a cidade é mesmo enorme e tem um custo de vida bem alto, por isso, tanto as distâncias quanto os preços podem fazer toda a diferença no seu dia a dia por aqui.
Como a gente mora em Sydney desde 2016, eu decidi escrever esse post pra compartilhar dicas sobre os melhores bairros e regiões para morar durante seu intercâmbio ou mesmo se hospedar durante uma viagem pela Austrália. Espero que ajude!
Quais são os melhores bairros pra morar em Sydney?
No mapa abaxo vc vai encontrar todos os bairros que eu citei aqui. Eles estão separados por cor, de acordo com a classificação que eu fiz no post.
Legenda do mapa:
Bairros da city
Bairros pra ir a pé até a city
Bairros próximos da city que precisam de transporte público
Bairros na praia
Outros bairros interessantes, mais afastados, mas com preço bom
A city é a parte central da cidade e onde a maioria dos escritórios e escolas de inglês ficam. Então eu vou usá-la sempre como ponto de referência.
Os bairros que englobam a city estão em verde no mapa e são:
- Town Hall
- Central
- Martin Place
- Darlinghurst
- Wynyard
- Circular Quay (onde ficam a Ópera House e a Harbour Bridge)
- The Rocks
- Darling Harbour
- Barangaroo
- China Town
Todos esses bairros são meio que grudados e formam a região toda da city. Por lá, existem opções de apartamentos, share houses, AirBnBs , hoteis, hostels e todo tipo de acomodação.. Pra quem está viajando e vai ficar poucos dias na cidades, esta é a melhore região pra ficar hospedado. Apesar de um pouco mais cara que o resto da cidade, dá pra fazer muita coisa a pé e tem fácil acesso às opções de transporte públicos.
Já para quem vem fazer intercâmbio ou morar de forma definitiva, a região da city é onde ficam os bairros mais caros de Sydney e os apartamentos normalmente também são menores. Por isso, pra quem quer morar perto da city a ponto de fazer as coisas a pé, algumas opções de bairros mais baratos e com opções legais de apês são:
- Pyrmont
- Glebe
- Ultimo
- Surry Hills
- Kings Cross
- Woolloomooloo
- e até Darlinghurst mesmo.
Melhores biarros de Sydney – cerca de 20 minutos da city
Outros bairros bons, com preços mais acessíveis mas não tão perto da city a ponto de ir a pé (vcs vão precisar de trem ou bus) são:
- Newtown (e região)
- Petersham (e região)
- Redfern
- Alexandria
- Randwich
- Green Square (essa região é super nova e tem predios bem novinhos)
- Mascot
Bairros na mesma categoria que ficam na parte norte de Sydney (pra cima da Harbour Bridge) são:
- North Sydney
- Milsons Poitns
- Kiribili
- Waverton
- Mosman (e região)
De todos esses bairros que eu citei acima, os únicos que não tem trem são Randwich e Mosman, mas existe bastante opção de linhas de ônibus. Nenhum deles fica na praia também, porém alguns são bem próximos.
Melhores bairros de Sydney com Praia
Por falar em praia, abaixo tem uma lista dos melhroes bairros de Sydney com praia. Eles costumam ser mais caros e ter apês mais velhos, mas muita gente gosta por causa do Lifestile de morar do ladinho do mar:
Bondi
Bondi é dividivo em 3 bairros: Bondi Junction, Bondi Beach e North Bondi.
Em Bondi Junction é onde fica a estação de trem e um terminal de ônibus bem grande, além de todos os comércios, supermercados, shopings e etc. É uma região ótima pq é tudo muito prático e fica bem perto da city.
Até a praia são 10 min de ônibus ou 30 caminhando. Até a city são 10 min de trem ou 15 de bus.
O lado negativo é que lá é tudo muito mais caro, justamente por ter uma procura muito grande e os apês são velhos. A gente morou lá por mais de um ano eu amou! Mas é super agitado, cheio de extrangeiros, estudantes e turistas do mundo todo, tem várias festas e a praia tá sempre cheia no verão.
Além disso também dá pra morar nos bairros de Bondi Beach (bem pertinho da praia) ou North Bondi (já mais afastado da Junction, mas ainda perto da praia). Nesses dois bairros não tem trem, só ônibus. Na época do inverno é bem trnaquilo de se locomover por lá, mas no verão fica sempre muito lotado e é bem complicado subir até a Junction pra pegar o trem e ir para a city pq os ônibus deixam de parar nos pontos quando ficam cheios demais.
Tamarama
Um bairro e uma praia bem pequenininhos perto de Bondi. É uma região maravilhosa e com apartamentos e casas de todos os tipos e preços. O maior problema de lá é o transporte: só tem bus, eles passam pouco e vc tem que ir até Bondi Junction para pegar o trem e chegar na city.
Bronte
Uma praia linda que também fica na mesma região. Lá tem apês antigos, mas mais acessíveis que Bondi. O problema também é o transporte público (só bus e vc tem que ir até Bondi Junction pra trocar também) e a falta de supermercados: pra fazer compra tem que ir até Bondi ou outros bairros.
Coogee
É bem famosa entre os brasileiros também. Só tem bus, mas eles passam com mais frequência e vão direto pra city. A praia é maravilhosa, super estruturada e tem umas baladinhas famosas no bairro, mas ao mesmo tempo é menos badalada que Bondi. Os preços também são um pouco mais acessíveis, mas ainda assim, mais salgados que outros bairros afastados da praia.
Por ali existem algumas opções de comércio e supermercado que ajudam bastante quem mora na região.
Maroubra
O pessoal aqui chama de Bondi dos pobres hahaha pq os brasileiros que querem gastar menos, acabam indo morar lá. O bairro tem TUDO (supermercado, shopping, academia, restaurantes) igual Bondi Junction mesmo, tanto que lá também tem a divisão de Maroubra Junction e Maroubra Beach.
Os apês por lá também são mais antigos, mas o preço compensa bastante. O ponto negativo é que não tem trem, só ônibus, mas eles vão direto pra city e demoram cerca de 30 a 40 min.
Cronulla
É onde a gente mora! S2 Fica no extremo sul de Sydney. O bairro é ótimo, tem todo tipo de comércio também, tem trem e as praias são maravilhosas! Uma coisa que eu vejo como vantagem aqui é que não tem muito estrangeiro… Tem muito mais australiano do que eu já vi em todos os outros bairros de Sydney que a gente passou. hahaha
O preço dos apês aqui tbm é bem mais baixo, mas a maioria é bem antiga.
Mas como nem tudo é perfeito, o lado negativo é que fica muito longe da city. Aqui tem trem e Cronulla é a última estação da linha, ou seja, leva 1h até a city. Isso pra quem está estudando inglês e precisa ir pra city todo dia pode ser um problema. Mas pra quem já organizou a vida para os lados de cá (como nós) não atrapalha.
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
Manly
Super famosa entre os brasileiros também (tem muuuuito brasileiros morando lá, tanto que os australianos chegam até a zuar e chamar de Manly de Janeiro hahaha). O bairro é maravilhoso, tem toda a estrutura, supermercados, comércio, bares, baladinhas e etc. Se a sua escola for lá e vc conseguir um emprego na região, vc não precisa sair de lá pra nada.
Os lados negativos são: os apês lá costumam ser bem mais caros e velhos também. E o transporte público pode complicar um pouquinho: vc tem a opção de pegar um ferry que leva 30 min até o Circular Quay (e de lá pegar um trem ou caminhar até a city) ou um bus (B-line) que leva uns 40 minutos.
O preço do ferry é $8,50 por viagem, mas a boa notícia é que o Opal (cartão do transporte público) limita à $50 por semana.
Dee Why
Também é muito famoso entre os brasileiros, principalmente os gaúchos! hahaha Esse bairro já é menos badalado que Manly, mas tem toda a estrutura também. Lá o valor do aluguel é mais acessível que Manly, mas o transporte público que funciona lá é só bus.
Aqui em Sydney tem o B-line que é um ônibus de 2 andares que faz toda a rota das praias do norte até a city (Wynyard). A viagem é longa, mas super prática.
É claro que existem outros bairros de praia aqui em Sydney, mas eu escolhi citar os principais e mais procurados por brasileiros. Mas toda essa região das Northern Beaches tem vários bairros legais.
Bairros mais afastados da city:
Você também encontra outros bairros legais aqui em Sydney, com fácil acesso à city (de trem) e preços mais em conta , porém que ficam longe das praias. Os mais procurados pelos brasileiros e com boa estruturasão:
- Wolly Creeck
- Rockdale
- Kogarah
- Olympic Park
- Ryde
- Meadowbank
- St Leonards
Como vcs já sabem, Sydney é uma cidade muito grande e com mil opções de bairros e lugares pra morar. Pra quem curte a vibe de praia, eu super recomendo procurar uma acomodação em um dos bairros que eu falei, de acordo com o que cabe na rotina e no bolso de cada um, pq a qualidade de vida de morar perto da praia não tem comparação!
Conversando com brasileiros aqui, fica muito clara a diferença de opinião sobre a cidade e a rotina de cada um de acordo com o bairro em que eles moram. Por exemplo: se vc estudar e trabalhar na city todo dia e morar em um bairro super afastado em que vc tenha que fazer baldeação pra chegar e demora horas por dia, o sentimento não vai ser mutio diferente da rotina que muitos já levam hj no Brasil. Em compensação quem mora perto do trabalho ou da escola e tem fácil acesso à praias, parques e lazer, já tem uma visão completamente diferente…
Por isso, a dica na hora de escolher o melhor bairro para morar em Sydney é tentar priorizar aquilo que esteja de acordo com o estilo de vida que vc procura e o quanto vc pode pagar também. =)
Outros posts que vc também vai gostar:
- Como encontrar sua moradia na Austrália?
- Quanto custa um intercâmbio para a Austrália – valores detalhados
- 13 curiosidades que você precisa saber antes de vir para a Austrália
- Como renovar visto na Austrália?
- 15 principais dúvidas sobre como arrumar trabalho na Austrália
- Como imigrar para a Austrália – possibilidades e tipos de vistos
- 40 fotos de Sydney que comprovam o quanto essa cidade é linda!
- Morar na Austrália com filhos – é possível? Como?
Se você tem intenção de vir para a Austrália seja para estudar, trabalhar ou migrar, a melhor opção é sempre contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, por isso nós indicamos a Bravo Migration.
*Nós temos uma parceria com a Bravo Migration e este é um post patrocinado. Pra ser bem transparente com vcs, nós indicamos o trabalho deles não só por conta da parceria, mas também pq somos clientes e sempre tivemos uma boa experiência. Quem quiser saber mais sobre este tipo de parceria, é só dar uma olhada neste link.
QUER IMIGRAR PARA AUSTRÁLIA? – Use o código “VAMOS5” e ganhe 5% de DESCONTO com a Bravo Migration: https://goo.gl/DTVBbE
5 comments
[…] Mas é claro que existem muitos bairros luxuosos e outros mais simples ou ainda mais afastados da city e por isso a variação de preço vai ser ainda maior. Se você estiver interessado e quiser ter uma noção mais a fundo do que eu estou falando, indico ler esse post sobre os melhores bairros para morar em Sydney. […]
Texto super validooooo!
Vcs estão ajudando bastante quem está na empreitada de ir para a Austrália.
Parabéns!
Valeu Rony!! A gente faz com o maior carinho e dedicação! O intuito é ajudar mesmo, e comentários como o seu são nosso combustível!
Abraço! =)
Super legal o post. Acho que seria legal um post mais detalhado sobre o tipo de moradia, arquitetura, gastronomia, comércios em casa bairro. Uma dica pra ser feito, sei lá, uma região por semana…
Outro detalhe: o tempo de 20 minutos que você diz é de carro? Porque Wolli Creek fica menos de 20min de trem da town hall. Mosman fica 35min de ônibus. Vc tbm comenta que o único bairro que não tem trem é randwick mas Mosman tbm fica meio longe das estações.
Abs
Realmente Mosman não tem trem Carol, passou despercebido aqui rs… Já arrumei!
Eu disse cerca de 20min, de transporte público. Mas isso não quer dizer que são exatamente 20min. Um ônibus de Mosman até a Wynyard são 22min segundo o Google.