Rodeada por montanhas imponentes, cachoeiras lindas e com uma vibe super tranquila, se engana quem pensa que não tem muito o que fazer em São Bento do Sapucaí. Nós estivemos lá em janeiro de 2022 e compartilhamos neste post um roteiro de viagem para 3 ou 4 dias na cidade.
Onde fica São Bento do Sapucaí?
Localizada na Serra da Mantiqueira, São Bento (ou SBS, para os íntimos) fica a 200km da cidade de São Paulo e 32km da famosa Campos do Jordão. A cidade ainda pertence ao estado de SP, apesar de fazer divisa com MG.
O que fazer em São Bento do Sapucaí?
Tem passeios para todos os gostos por lá – desde trilhas e escalada, até gastronomia e cultura. Mas pra quem curte natureza, como nós, São Bento do Sapucaí com certeza é um prato cheio! Por isso, vou começar essa lista do que fazer em São Bento do Sapucaí falando das trilhas:
Principais trilhas de São Bento do Sapucaí
Trilha da Pedra do baú
É a mais famosa de todas, e não sem motivo: a Pedra do Baú fica a 1950m de altitude e pode ser avistada de várias cidades da região, mas se destaca graças ao formato diferente (de baú! haha).
Só de passear por São Bento e apreciar a vista da Pedra, já vai valer seu passeio! Mas pra quem quiser se aventurar ainda mais, também é possível fazer a trilha que leva até o topo.
Pra subir até lá vc pode estacionar em um restaurante na base da Pedra do Baú (paga $20 por carro ou consumação no restaunate). A partir dali, são em média dee 3 a 5h de trilha, incluindo subida, descida e o tempo que vc fica lá em cima.
Mas cuidado pq o nível de dificuldade é alto! Depois de caminhar uns 40 min/ 1h, vc começa a subir pela via ferrata – as escadinhas de ferro, chumbadas na Pedra. É preciso ter bastante atenção, um condicionamento físico legal e uma dose grande de coragem pra encarar a altura. Eu (Ligia) tenho bastante medo de altura, mas decidi não pensar muito e encarar… Foi SUPER difícil pra mim, mas valeu cada segundo!
Hoje em dia é obrigatório o uso de equipamento de segurança para subir a Pedra do Baú – nós já ouvimos relatos de quem subiu na raça, mas é beeem perigoso e até um pouco insano. A gnt foi com o Victor, que é guia do Chalé Canto da Natureza, onde nos hospedamos, e tbm nosso seguidor. ❤️ Recomendamos super o trabalho dele: quem quiser é só entrar em contato com o chalé e já organizar o combo trilha + hospedagem.
Se vc ficou na dúvida se tem coragem pra encarar essa subida ou não, a gente fez um vídeo no nosso canal no YouTube mostrando todo o passeio (já aproveita e se inscreve no canal pra não perder nenhuma dica!):
Trilha do Bauzinho
A Pedra do Bauzinho também é uma atração que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em São Bento do Sapucaí! De lá vc tem essa vista INCRÍVEL, já que consegue ver todo o vale e ainda a Pedra do Baú de lado.
Nós fizemos as duas trilhas no mesmo dia e achamos que ambas valem super a pena! Mas, o bauzinho é uma ótima opção pra quem não quer encarar a aventura de subir a pedra do Baú, já que o acesso é mil vezes mais fácil!
Pra chegar até a pedra do Bauzinho você pode ir de carro até a entrada do parque MoNa (onde é cobrado R$16 por pessoa para entrar) e do estacionamento seguir por uma trilha bem fácil de 20 min. Idosos, crianças e gestantes têm acesso a um estacionamento preferencial que fica bem no comecinho da pedra, aí a trilha cai para 5 min.
Trilha da Ana chata
Fica à direita da Pedra do Baú e também pode ser acessada por trilha, saindo do Estacionamento Chico Bento. Nós não fizemos essa trilha, então não sabemos tantos detalhes, mas pelo que conversamos com o Victor (nosso guia) e pesquisamos, a trilha é uma caminhada com bastante inclinação e o ;ultimo trecho também é feito pela via ferrata.
*Obs: as três trilhas tem ligação entre si, mas o caminho de uma pra outra é mais longo, por isso compensa mais ir de carro até a base de cada uma.
Trilha da Pedra da balança
A Pedra da Balança também pode ser acessada por trilha e tem um visual maravilhoso do topo, dividido entre os estados de SP e MG. A caminhada começa no Bairro Serrano e leva cerca de 3h (ida e volta). Nós também não conseguimos ir, mas a dica que pegamos por lá é aproveitar a caminhada para passar na Cachoeira do Tobogã, que fica no caminho.
Belvedere Serrano
Esse não é trilha, mas sim um mirante MARAVILHOSO que tem fácil acesso de carro. Ele fica na Estrada Carmelina Francisca da Rosa Barros (só jogar no GPS!) e vale demais a visita, pelo que vcs já perceberam pela foto.
Capelas de mosaico
Entre um passeio e outro, não deixe de passar pra conhecer as tradicionais capelinhas de mosaico de São bento do Sapucaí. Elas são uma graça! Todas feitas sob a direção dos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar, elas são cheias de detalhes e desenhos milimetricamente construídos com pedacinhos de azulejo.
Existem 3 na cidade, e a dica para encontrar é só jogar no Google maps como “capela de mosaico” que não tem erro.
Cachoeiras de São Bento do Sapucaí
Tem muitas cachoeiras lindas em São Bento do Sapucaí! Nós separamos as principais, que nós conseguimos visitar.
Cachoeira do encontro
Localizada no km7 da estrada do baú, ela não é tão conhecida e nem tão bem sinalizada: o que deixa tudo ainda melhor!
O nome “do encontro”faz todo sentido quando vc chega lá e se depara com duas quedas maravilhosas e uma corredeira no meio… é uma das cachoeiras mais lindas que já vimos!
Pra chegar é preciso fazer uma trilha fácil de 15min, com um pouco de descida no final.
Cachoeira do Toldi e trilha para mirante
A Cachoeira do Toldi tem 100m de queda e é linda! O acesso estava fechado quando fomos, por isso só conseguimos ver de longe a partir do deck: é bem fácil chegar até ali com o GPS (é só colocar cachoeira do Toldi).
Se o acesso estiver aberto quando vc for, dá pra seguir a trilha até o mirante que fica lá no topo, ao lado da cachoeira.
Cachoeira do Simão
Essa na verdade não fica em São Bento do Sapucaí, mas sim em Gonçalves, município vizinho. Ela é bem bonita, tem uma parte bem grande para banho e o acesso até lá é tranquilo (carro + uma trilha de 5min).
Aliás, uma dica extra: a cachoeira do Simão fica bem perto da Cervejaria 3 Orelhas, também em Gonçalves.
O que comer e beber em São Bento do Sapucaí?
Cervejarias
Cervejaria 3 Orelhas
Uma cervejaria super bonita, com vista bacana da serra, comida muito boa e cerveja artesanal deliciosa! Além de experimentar vários tipos de cerveja, vc também pode conhecer um pouco sobre o processo de fabricação e comer uns petiscos e hamburgueres deliciosos.
Nós almoçamos lá quando estivemos em São Bento do Sapucaí e recomendamos! Esse é o site oficial pra quem quiser dar uma olhada.
Bauzera
Mais uma cervejaria artezanal (oba!), dessa vez em São Bento mesmo. Lá você pode experimentar os diferentes tipos de cervejas feitas na casa, várias opções de petiscos ou saladas e também conhecer a fábrica.
Vinícolas
Raízes do Baú
Localizada a 1250m de altitude, a vinícola tem uma vsta linda da Pedra do baú e oferece tours pelo vinhedo, degustação de vinho e picninc em meio à natureza. Para qualquer uma das atrações, é preciso fazer reserva pelo site deles.
Villa Santa Maria
Em uma área linda em meio à natureza, a vinícola Villa Santa Maria oferece degustação de vinho conduzida por um sommellier, tours guiados pelo parreiral e um restaunate que une cozinha italiana à internacional. Atenção: eles também só trabalham com reservas e agendamento prévio. Mais informações no site.
Oliq
Uma fazenda produtora de azeite de oliva e de abacate. Lá é possível passear pelo olival, aprender mais sobre os processos de cultivo colheita e produção, e fazer degustação dos azeites também.
Pra quem quiser almoçar, eles têm um restaurante super bonito que mistura gastronomia caipira e contemporânea. Mas atenção: é preciso fazer reserva.
Esse é o site deles para mais informações.
Sorvete de queijo
Vale a pena experimentar o tradicional sorvete de queijo no centrinho de São Bento do Sapucaí! Não sei se tem em outro lugar, mas nós só vimos lá… O sabor é bem suave e quase não parece que é de queijo hahaha, mas é bom!
Onde se hospedar em São Bento do Sapucaí
Existem MUITAS opções de pousadas, chalés, hotéis, Airbnbs e etc em São Bento. Nós ficamos em dois lugares diferentes, com valores e propostas também distintos, mas gostamos muito dos dois.
Um deles fica bem no centro da cidade e é ótimo pra quem não quer gastar tanto, quer praticidade e estar perto de tudo – Hospedaria Toa Toa
O outro é um chalé super fofo, com uma vista SURREAL e um pouco mais afastado do centro é o Chalé Canto da Natureza. Nós já fomos pra lá 2 vezes e adoramos, por isso seguimos indicando! O lugar é super aconchegante, muito limpo, confortável e muito preparado com todos os utensílios que a gnt precisa (até emsmo de cozinha).
Espero que tenham gostado das nossas dicas sobre o que fazer em São Bento do Sapucaí! Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário aqui embaixo ;)
Outros posts que vc também vai gostar
- O que fazer em Campos do Jordão – Roteiro completo!
- O que fazer em Cunha – roteiro para 2 ou 3 dias de viagem
- O que fazer em São Francisco Xavier em um final de semana
- Por que você deve passar o próximo feriado no Vale do Paraíba
- Santo Antônio do Pinhal tem ótimas opções para curtir o inverno
- O que fazer em Campos do Jordão – roteiro de viagem para 2 ou 3 dias
- Trilhas do Horto Florestal de Campos do Jordão são imperdíveis pra quem adora natureza!
- 7 trilhas imperdíveis do Estado de São Paulo
Quando vc reserva um dos produtos ou serviços linkados aqui no Vamos Fugir, a gente ganha uma comissão que é o que sustenta o nosso trabalho. Ah! Mas o valor pra vc continua exatamente o mesmo! ;)
Muito obrigada por nos dar essa força =)
2 comments
Oi gente, me desculpe mas não consegui entender como faz para reservar para vocês terem direito a “comissão”.
Achei maravilhoso este post que vocês fizeram