Hoje em dia não dá para viajar sem estar conectado na internet, certo? A gente usa ela para pesquisar caminhos, onde comer, o que fazer, trabalhar e até avisar a família que chegamos bem. Por isso, se você está buscando um chip internacional para viagem, neste post, vamos falar da nossa experiência com A Casa do Chip e se o serviços de internet para viagem internacional deles vale a pena.
Além disso, a gente vai te explicar como garantir internet para sua viagem antes mesmo de sair do Brasil, assim você não passa nenhum perrengue lá fora e começa sua viagem com o pé direito.
Por que comprar um chip internacional pra sua viagem?
Ter um chip internacional para viagem facilita muito as coisas desde a chegada no aeroporto. Se vc precisar de um Uber (ou Grab na Ásia), quiser conferir o mapa pra se localizar, quiser mandar uma mensagem pra família avisando que chegou ou mesmo postar alguma coisa no Instagram, ter internet desde o primeiro momento faz toda a diferença.
Por exemplo, quando fomos pro Vietnã, deixamos pra comprar um chip local, mas no primeiro dia não deu tempo. Na cidade que estávamos (Da Nang) poucas pessoas falavam inglês e nós não conseguimos entender absolutamente nada do cardápio porque não tínhamos internet pra abrir o Google Tradutor. Pedir uma comida virou uma grande aventura. No fim deu tudo certo, veio um pratão de arroz. Mas imagina quem é alérgico a algum alimento? Pode ser um baita perigo.
Já na Malásia, perdemos horas de passeio tentando comprar um chip local numa loja de conveniência. Isso porque o chip não funcionava, a gente não fazia ideia do motivo, nem o vendedor da loja… Parecem coisas pequenas, mas que durante sua viagem internacional podem atrapalhar bastante e te fazer perder muito tempo também.
Por que não confiar no wi-fi público em viagem para o exterior?
Ah, e nem precisamos falar que não dá pra confiar em wi-fi público, não é mesmo? Dependendo do lugar, ele pode tanto não funcionar quanto oferecer um risco de vazamento de dados. Por isso, evite acessar aplicativos mais pessoais, como o banco e até seu e-mail, que muita gente usa como login para acessar outros aplicativos. Use para coisas mais superficiais mesmo, para pesquisar um restaurante, por exemplo, e pronto.
Outro problema em depender do wi-fi é que alguns aeroportos têm limites de tempo de uso, às vezes, com muita gente usando, a velocidade não fica tão boa, e pode te atrapalhar naquele momento em que você acabou de chegar no lugar, precisa pedir um carro de aplicativo ou ver qual transporte público pegar para ir para o seu hotel ou para o lugar em que você vai ficar.
Sendo assim, a gente recomenda demais um chip internacional para viagem. Como dissemos, você consegue pesquisar caminhos, lugares para comer, chamar um carro de aplicativo e dar um alô para família que sempre fica um pouco preocupada.
No nosso caso, em que precisamos trabalhar durante as viagens, a internet é ainda mais essencial. Por isso, serviços como o da A Casa do Chip facilitam muito. Esse é chip internacional que usamos em várias viagens pela Ásia e recomendamos.
A Casa do Chip: o que é?
É uma empresa que vende chips internacionais para sua viagem. Eles oferecem planos de internet para mais de 140 países. Entre os produtos, você pode escolher chips físicos ou eSIMs, que são chips virtuais. Uma vez com o serviço instalado em seu celular, você já consegue acesso à internet assim que sai do avião. Muito prático, né?
Chip internacional para viagem: como contratar?
Por todos os motivos que falamos acima, é sempre melhor já sair se férias com um chip internacional para viagem já funcionando. E, para isso, tem duas opções: um chip físico, que você recebe na sua casa, e um eSIM, que é um tipo de chip virtual. Como é isso? Simples, você não tem ele fisicamente, mas ele é ativado no seu celular. A gente já vai explicar melhor qual é a diferença entre eles e a vantagem de cada um.
Lá no site da A Casa do Chip, você pode ver o preço de planos para Europa, EUA e Canadá, ou fazer uma simulação, colocar os países que você vai (são mais de 140!), quantos dias vai ficar e ver o preço de cada plano.
O legal é que se você não tem noção da quantidade de dados que você precisa contratar, no site deles tem alguns exemplos do que é recomendado para cada perfil de usuário.
Além disso, no plano ilimitado deles tem, por exemplo, uma franquia de 1 giga por dia. Caso você passe do valor, a velocidade de conexão é reduzida naquele dia só, mas você continua com acesso à internet. No outro dia, volta à velocidade normal.
Já os planos para os EUA não têm franquia de velocidade 4G, eles têm 4G/5G ilimitado, ligações locais e SMS ilimitado.
No site deles, você pode fazer essa simulação de chip internacional para viagem e garantir um DESCONTO com o nosso cupom VAMOSFUGIR10!
*Obs: Quando você for escolhendo as opções que mais se encaixam na sua viagem, caso escolha o chip físico, terá que colocar o CEP para calcular o frete.
Chip físico ou e-sim: qual é melhor chip internacional para viagem?
Tá, mas vamos lá! Qual é diferença do chip físico e do eSIM, além de que você consegue pegar um e o outro não, né? Hehehe! A maior vantagem do eSim é que você pode ativar seu pacote sem precisar esperar a entrega do chip.
Então, vamos supor que você já vai viajar e não deu tempo de resolver essa parte da internet. Ou também se você tá no meio da sua viagem e a internet realmente está te fazendo falta. Comprando o eSIM, você só escolhe o seu pacote e recebe um Qrcode com instruções para fazer a instalação em até 2 horas. Depois disso, é só aproveitar.
Em caso de chip dos EUA, a ativação é feita pela própria operadora direto no aparelho pelo IMEI, um tipo de impressão digital do celular, que você informa no momento da compra.
O único ponto de atenção é que o eChip funciona nos aparelhos mais modernos. Então, na hora de escolher o chip internacional para viagem, veja se o seu aparelho é compatível. No site da A Casa do Chip, na parte de dúvidas, tem a lista para você conferir.
Já o Chip físico, além de ser compatível com todos os celulares, acaba facilitando para quem não tem tanta familiaridade com tecnologia e se sente mais seguro colocando o chip no celular. Se você escolher essa opção, ele vai chegar no endereço que você indicar, aí é só colocar no seu celular e ativar o roaming de dados.
Chip internacional para viagem: como instalar?
Antes mesmo de começar a sua viagem, você já pode instalar tanto o chip físico quanto o eSIM no seu celular. Quando vc contrata um plano, eles te enviam um e-mail com o passo a passo de como essa instalação funciona, tem até vídeo explicando de forma bem detalhada e suporte via WhatsApp em português todos os dias da semana.
Outras vantagens de ter um chip internacional nas suas viagens
Outra vantagem de contar com um serviço de internet para viagem internacional é evitar usar os dados da própria operadora de celular porque, dependendo do país, pode sair bem mais caro.
Outro ponto positivo, principalmente pra quem faz viagens mais longas e vista diferentes países, é que você não precisa ficar trocando de chip a cada lugar que você vai. Isso porque, dependendo do plano, é possível habilitar a internet do chip internacional para viagem para todos os destinos que você vai conhecer.
Chip internacional para viagem: dicas importantes
Como já usamos o serviço de chip internacional para viagem da A Casa do Chip, temos umas dicas legais para compartilhar com vocês:
- Tanto no caso do eSIM quanto do chip físico, é bom retirar o chip de outras operadoras para não dar interferência na rede.
- Você não precisa mudar o seu número de WhatsApp quando estiver usando seu chip internacional (seja físico ou não)… o WhatsApp com o número do Brasil continua funcionando!
- É possível rotear seu sinal para outras pessoas que viajam com você e até mesmo para conectar no computador, por exemplo. Isso nos ajuda demais quem precisa trabalhar enquanto viaja, como nós.
- Além das duas opções, do chip físico e do eSIM, A Casa do Chip também oferece conexão em 4G e 5G, ligação ilimitada para o Brasil, têm suporte via WhatsApp em português todos os dias da semana e pagamento em real, sem IOF e com desconto no PIX.
- Já dissemos aqui, mas é bom reforçar: use o cupom VAMOSFUGIR10 lá no site deles e aproveite o desconto na hora de comprar o seu chip internacional para viagem!
E aí, já sabe qual será o seu próximo destino? Conta aqui pra gente!
Outros posts que vc também vai gostar:
- Qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens internacionais?
- Qual é o melhor seguro saúde para viagem como nômade digital?
- 7 dicas infalíveis para vc economizar na hora de comprar passagens aéreas
- Documentos necessários para brasileiros viajarem pelo mundo