Conhecer outro país é sempre emocionante, mas muitas vezes desafiador, ainda mais porque é difícil saber tudo o que levar para uma viagem internacional. Isso porque, geralmente, focamos só nas roupas e acabamos deixando pra trás itens que também são necessários.
Então, para garantir que sua experiência seja tranquila e sem imprevistos, listamos 10 itens essenciais que você deve incluir na sua mala.
Adaptador de tomada universal
Este, com toda a certeza, é um dos itens mais essenciais, porque cada país tem um tipo de tomada diferente. Imagina chegar em Paris e não conseguir carregar o celular pra tirar aquela foto da Torre Eiffel?
Então, para evitar problemas com seus dispositivos eletrônicos, é fundamental levar um adaptador de tomada universal. Como o próprio nome diz, com um único adaptador, você consegue ligar seu aparelho em tomadas de todo o mundo. Assim, vc não precisa ficar pesquisando o tipo de tomada do país que vai e nem ficar colecionando adaptadores de lugares que, talvez, você nunca volte, não é mesmo?
Então, quando você estiver se perguntando o que levar para viagem internacional, lembre-se de incluir um adaptador universal. Este aqui é o modelo que a gente tem, nos acompanha em todas as viagens e super indica. Aliás, usamos ele em casa no Brasil mesmo, porque nosso computador foi comprado lá na Austrália, na época que moramos lá, e o plug dele é bem diferentão.
O que levar para viagem internacional: organizadores de mala
Pode parecer exagero, mas este item mudou nossa organização de viagem internacional. Os organizadores de mala ajudam a manter as roupas e acessórios bem organizadinhos e facilitam o acesso a tudo que você precisa.
Usando esses organizadores, você consegue separar suas roupas por categorias, tipo camisetas, calças, calcinhas, cuecas, etc. Então, quando for procurar algo na mala, não vai ficar revirando tudo. É só puxar a bolsinha específica e pronto!
Sério, a próxima vez que você estiver decidindo o que levar para viagem internacional, coloque os organizadores na sua lista. Você encontra este item na internet e também em lojas de departamento, por exemplo.
Cartão multimoedas
Em 2023, fizemos uma viagem pela Ásia e passamos por seis países diferentes. Agora em 2024, ficamos 3 meses viajando e também passamos por seis países. Imagina calcular e trocar dinheiro para tantos lugares ainda aqui no Brasil? Além de ser arriscado perder dinheiro por conta do câmbio, também não é muito seguro ficar rodando por aí com dinheiro vivo, né?
Por isso, um cartão multimoedas, como o da Wise, ajuda demais durante uma viagem internacional. Com ele, você faz saques, paga no débito e faz transações em várias moedas com taxas de câmbio competitivas. Além disso, vc só paga a taxa 1,1% de IOF quando transfere o dinheiro para conta e faz a conversão para outra moeda.
Com um cartão de crédito internacional convencional, por exemplo, a taxa de IOF é de 4,38% (referente a 2024) por cada transação que fizer e também uma taxa do dólar, ou da moeda que estiver usando, nada vantajosa. Esta última vc fica sabendo quanto foi só quando fechar sua fatura. Pensa nos sustos pós-viagem, hein?
Já o cartão da Wise facilita o acesso a diferentes moedas sem surpresas indesejadas na fatura e é aceito em mais de 160 países. Ah, e vc também consegue usá-lo em compras on-line, tipo quando precisa reservar hotel entre um destino e outro, sabe?
Então, ao planejar o que levar para viagem internacional, não se esqueça de incluir um cartão multimoedas. E se você abrir sua conta da Wise utilizando o NOSSO LINK, a taxa da 1ª transferência no valor de 500 Libras ou equivalente em outra moeda sai de graça.
O que levar para viagem internacional: carregador portátil
Ficar sem bateria no celular no meio de um passeio pode atrapalhar tanto as fotos quanto sua volta para o hotel, não é mesmo? Imagina não saber o caminho de volta em um país que vc não domina a língua? Um tanto quanto desesperador…
Por isso, indicamos demais um carregador portátil, que garante que seus dispositivos estejam carregados ao longo do dia.
Esses carregadores são bem compactos, cabem em qualquer mala e muitas vezes possuem múltiplas entradas, assim vc consegue carregar diversos modelos de celulares. Então, ao pensar no que levar para viagem internacional, um carregador portátil deve estar no topo da sua lista. Quando for procurar pra comprar na internet, vc também pode buscar por powerbank. Nós compramos o nosso no Mercado Livre.
Mochilinha pequena
Quando pensamos no que levar para viagem internacional, acabamos focando muito nas malas grandes, né? Mas na hora dos passeios também precisamos de um lugar para colocar carteira, celular, o carregador portátil que falamos aqui em cima, uma água, lanche, etc. Por isso que recomendamos muito ter uma mochilinha pequena.
Ela é prática para carregar itens essenciais e, além disso, é leve e fácil de dobrar, ocupando pouco espaço na sua mala principal.
Na próxima vez que você estiver organizando o que levar para viagem internacional, adicione uma mochilinha pequena à sua lista que facilita demais. Você encontra elas em lojas de esporte ou na internet. Indicamos esse modelo aqui.
Balança portátil
Se você for fazer pequenas viagens dentro da viagem principal, é bom levar uma balança portátil. Vamos supor que vc vá conhecer alguns países na Europa e voar com aquelas companhias low cost, sabe? Então, elas são bem rigorosas quanto ao peso das malas.
Fora isso, também é comum comprarmos coisas durante a viagem e, assim, o peso da mala da ida acaba sendo diferente do que o da volta, né?
Então, evite surpresas no momento do check-in com uma balança portátil. Ela permite que você pese sua bagagem e garanta que está dentro dos limites permitidos pelas companhias aéreas. Um modelo como esse já ajuda muito.
Doleira
Um item antigo, mas que não sai de moda! Haha!
Uma doleira é uma pequena pochete que você usa por dentro da roupa para guardar dinheiro, documentos e cartões.
Ela é essencial pra manter seus objetos de valor seguros durante a viagem, especialmente em locais com alto índice de crimes. Isso porque ela quase não aparece dentro da camiseta e fica bem presa no corpo, então qualquer tentativa de furto, vc percebe na hora.
A doleira está sempre em nossa lista do que levar para viagem internacional e costumamos colocar dentro dela os passaportes, cartões e até o celular. Você também acha bem fácil na internet e um modelo simples como esse já serve.
Documentos importantes
Sabe aquela promoção de passagem irresistível para aquele país exótico? Então, muita calma nessa hora. Antes de comprar, cheque se você tem (ou se dá tempo de tirar) todos os documentos necessários pra viagem, como passaporte, visto, comprovantes de vacina e seguro saúde.
Para brasileiros que vão para a América do Sul, só o RG é necessário. Mas para outros lugares, como o Vietnã, por exemplo, é necessário um passaporte com pelo menos 6 meses de validade e visto. Já a Austrália também exige comprovante da vacina de febre-amarela.
Então, pesquise bem e em sites confiáveis, como da Embaixada, ok? Isso porque os requisitos de cada país estão sempre em atualização, então um site com publicação mais antiga pode estar desatualizado.
Uma dica que também salva é digitalizar esses documentos e armazená-los na nuvem para acesso fácil e seguro. A gente salva no Google Drive e ativa a opção “offline”, assim não precisamos de internet para acessar. Mas também faça uma pasta com esses documentos físicos, porque alguns lugares exigem o comprovante no papel mesmo, então, não adianta mostrar a foto.
Então, ao planejar o que levar para viagem internacional, cheque se você tem todos os documentos exigidos pelo país de destino e os deixe organizados para não passar sufoco no dia da viagem.
Tag de mala
Ter a mala extraviada é algo que se não aconteceu com você, um dia acontecerá! E isso não é uma praga hahaha! Infelizmente, acontece muito, por isso, além daquela fitinha colorida que sua mãe amarra, é bom colocar uma tag de mala, que facilita demais a identificação da sua bagagem.
Além disso, ela também ajuda a evitar confusões na esteira do aeroporto, especialmente se sua mala for parecida com a de outras pessoas. É um item pequeno, barato, que evita perrengues e que vc encontra em vários lugares, inclusive na internet.
Kit soninho
Pra quem valoriza uma boa noite de sono e fica estragada se não descansar (como eu, Li), um kit soninho pode ser um grande diferencial. Mas o que é isso?
Esse kit, que eu inventei o nome, pode incluir uma máscara para os olhos, protetores para os ouvidos e um travesseiro inflável. Eles ajudam a garantir aquele sono sem interrupções durante voos longos ou até em estadias em locais com barulho. Sabe aquele hotel bem no fervo ou aquele hostel baratinho com quarto compartilhado? Então, a gente esquece que depois da curtição vamos querer descansar, né? Hahaha!
Muitas companhias aéreas dão as máscara para os olhos, mas é bom garantir e levar, né? Esse modelo aqui ajuda bastante. E a almofadinha para o pescoço tem que ser por sua conta mesmo, mas é fácil de achar na internet.
Então, quando estiver decidindo o que levar para viagem internacional, considere incluir um kit soninho para dormir melhor e poder aproveitar o destino sem o mau-humor de quem não descansou direito.
O que levar para viagem internacional: conclusão
Na nossa opinião, esses itens são essenciais para garantir uma viagem mais tranquila e organizada. E você? Acha que faltou alguma coisa? Comenta aqui!
Se preferir, assista ao vídeo completo sobre o assunto:
Outros posts que você também vai gostar
- Chip internacional para viagem: A Casa do Chip vale a pena?
- Qual a melhor forma de levar dinheiro em viagens internacionais? – Cartão da Wise vale à pena?
- Qual é o melhor seguro saúde para viagem como nômade digital?
- O que fazer em Paris, França: roteiro para 5 dias com preços atualizados (2024)
- O que fazer em Londres: roteiro para 5 dias com preços atualizados
- O que fazer em Amsterdã: roteiro completo com preços atualizados