Se tem uma coisa que pode estragar uma viagem, é algum perrengue de saúde. É por isso que contratar um seguro viagem é essencial.
Seja uma viagem nacional ou internacional, de fim de semana ou de um ano inteiro, um acidente, uma doença inesperada ou até quando você come alguma coisa que não cai bem… tudo isso pode prejudicar muito o rolê. E não tem jeito, imprevistos podem acontecer mesmo vc sendo a pessoa mais cuidadosa do mundo.
Então, neste post, vamos te explicar como funciona um seguro viagem, falar dos benefícios de contratar um, contar sobre os nossos preferidos e também te ajudar a escolher o melhor seguro saúde pra sua viagem.
O que é um seguro viagem e como funciona?
Um seguro viagem é um serviço que oferece proteção financeira e assistência em casos de emergências durante a sua viagem. Isso inclui desde assistências médicas até problemas com bagagens ou cancelamento de voos.
Funciona como uma apólice que você contrata antes de viajar ou até mesmo durante a viagem, assim você fica tranquilo e amparado pra resolver as coisas em qualquer situação inesperada.
Tá, mas como funciona o seguro viagem? Hoje, na maioria dos casos, a comunicação é feita todo on-line com a empresa contratada. Então se acontecer alguma coisa, você entra em contato e eles irão te ajudar com os próximos passos.
Uma experiência pessoal: uma vez na Tailândia, nós passamos mal por conta de uma intoxicação alimentar muito forte. Eu, Lígia, cheguei até desmaiar! Chamamos uma ambulância e fomos pra um hospital credenciado. Ficamos internados duas noites e nesse meio tempo o prórpio hospital já entrou em contato com a seguradora pra resolver toda a burocracia.
No final, tudo foi coberto pelo seguro viagem, a gente não teve que desembolsar nenhum centavo a mais do que já pagava pelo seguro.
Agora imagina se a gente não tivesse seguro e tivesse que pagar tudo na hora do próprio bolso? Com certeza a viagem teria que ser encurtada… Contamos mais sobre esse perrengue nesse vídeo do nosso canal do youtube:
Por que você deve fazer um seguro viagem
De forma resumida, o seguro viagem oferece proteção tanto no exterior quanto no Brasil (desde que não sejam regiões cobertas pelo seu plano de saúde, se vc tiver um).
Tipos de cobertura disponíveis
- Atendimento médico e internação hospitalar em caso de emergência
- Exames e medicamentos necessários durante o tempo de internação
- Traslado médico: se vc precisar ser transportado para um hospital ou clínica mais equipados, os custos com transporte serão reembolsados.
- Atendimento odontológico: garantia de suporte odontológico de emergência durante sua viagem.
- Garantia de retorno ao Brasil: em situações como roubo ou incêndio na sua residência no Brasil, ou emergências médicas durante a viagem, algumas seguradoras arcam com os custos da passagem de retorno.
- Repatriação de corpo: assistência em caso de falecimento do segurado, incluindo os trâmites para traslado do corpo.
- Ajuda em caso de perda de documentos ou cartões: assistência para recuperar ou substituir documentos e cartões de crédito perdidos.
- Indenização por atraso de voo: reembolso de despesas com hospedagem, transporte, alimentação e comunicação.
- Cancelamento de viagem: caso você precise cancelar sua viagem devido a internação ou falecimento de um familiar de primeiro grau nas 48 horas anteriores à viagem, algumas seguradoras reembolsam os custos das multas cobradas pelo cancelamento.
- Reembolso por extravio, atraso de bagagem ou mala perdida: as seguradoras cobrem os custos de itens pessoais que você possa precisar comprar se sua mala for perdida ou chegue atrasada ao destino. Além disso, também indeniza por danos causados à mala pela companhia aérea. Ela ainda pode cuidar da comunicação com a companhia aérea para rastrear sua mala, assim vc não precisa ficar lidando com burocracias.
- Assistência 24 horas: suporte para todos os problemas mencionados, independentemente do fuso horário.
Mas atenção: esses são só alguns exemplos do que um seguro viagem cobre, mas isso vai depender da operadora, plano e do tipo de seguro que vc contratar.
Seguro viagem é obrigatório?
Em alguns países, sim. Na Europa, por exemplo, nos países que pertencem ao Tratado Schengen, como Espanha, Portugal, Holanda, França e etc, é obrigatório.
Fora da Europa, lugares como Chile, Equador, Venezuela, Cuba, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Austrália, por exemplo, também exigem.
Mas mesmo que não fosse obrigatório, imagina ter que pagar a conta de um hospital em euro ou dólar?
Os países da Europa que não exigem seguro são Albânia, Andorra, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Cazaquistão, Chipre, Croácia, Irlanda, Moldávia, Montenegro, Macedônia do Norte, Reino Unido, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.
Outros destinos como a Tailândia, na Ásia, por exemplo, não exige que os viajantes possuam um seguro viagem, mas os governos sempre recomendam (e nós também!!). Imprevistos não escolhem hora nem lugar. Um seguro viagem protege você não só de ter que desembolsar uma grana com atendimento médico no exterior, e até mesmo no Brasil, como também com outros imprevistos que a gente nem pensa.
Qual é o melhor seguro viagem?
O melhor seguro viagem depende do seu destino, duração da viagem e necessidades específicas. Você tem que levar em consideração a cobertura médica, assistência 24 horas e reembolsos, por exemplo.
Por isso é muito importante fazer uma boa pesquisa e se informar sobre quais países aquele seguro cobre e o que é oferecido, antes de contratar o seguro pra sua viagem.
Qual seguro viagem nós usamos e indicamos
Seguros Promo
Ela funciona como um buscador que faz a comparação entre diferentes seguradoras, é bem simples de usar.
No site da Seguros Promo, vc coloca o destino e as datas da sua viagem, e já aparecem opções de várias seguradoras diferentes pra vc comparar. Assim, vc pode clicar para ler mais sobre a cobertura de cada uma delas e entender qual funciona melhor pra vc.
Mas uma observação importante: a maioria das opções oferecidas lá funcionam apenas pra quem mora no Brasil e vai começar sua viagem saindo daqui.
Se vc quiser contratatr um seguro viagem pela Seguros Promo, nós temos um cupom que dá 5% de desconto! É só usar o o código VAMOSFUGIR05 na hora da compra pelo site deles.
SafetyWing
Essa é uma empresa americana que atua no mundo todo e é uma ótima opção pra quem faz viagens mais longas, mora fora do Brasil ou vive como nômade digital – o que foi o nosso caso por mais de 2 anos e durante todo esse tempo nós usamos o seguro deles.
A SafetyWing têm duas opções de planos:
Plano Essential
Esse plano é focado em emergências médicas e hospitalares, inclui ambulância e realocação de hospitais, e até tratamento dentário em caso de emergência. Ele funciona em mais de 180 países, tem cobertura de até U$ 250 mil.
Vc pode contratar por qualquer período de tempo, a partir de 5 dias, com data de início e término pra sua viagem e saindo de qualquer lugar do mundo (ou seja, vc não precisa morar no Brasil e já pode até ter começado a viagem quando contratar).
Caso vc não saiba por quanto tempo vai viajar – e aqui entra a vantagem para os nômades digitais – vc pode contratar pra 4 semanas e, a partir daí, o plano será renovado automaticamente até que vc cancele. O cancelamento pode ser feito pelo site ou chat deles, nós fizemos e foi bem tranquilo.
Plano Complete
Esse plano é focado pra quem vive na estrada e precisa de algo que funciona mais parecido como um plano de saúde, em que possa fazer consultas médicas ou exames de rotina. Ele cobre tudo que já tem no plano Essential, mais consultas médicas, exames, vacinas e checkup de rotina em 175 países diferentes, incluindo o da sua residência, e até atendimento pra gravidez (com carência de 10 meses).
Ele tem outras coberturas também, como roubo de documentos e doenças que possam aparecer, como câncer. O tempo mínimo de contratação desse plano é de 1 ano.
Pra contratar é só acessar o site da SafetyWing, lá vc vai ver também mais informações de cobertura. Mas atenção: por ser uma empresa global, o atendimento é feito em inglês, então considere se isso não é um problema pra vc.
Nesse vídeo a gente explica com mais detalhes a cobertura e diferença entre os dois planos da SafetyWing:
Agora sendo bem transparentes com vocês: nós temos parcerias com essas duas empresas. E o que isso significa? Que se você comprar um seguro usando o nosso link, a gente ganha uma comissão (o que ajuda demais o nosso trabalho de trazer todas essas informações pra vcs), mas vc não paga nada a mais por isso. Se vc for comprar por conta, o valor será o mesmo!
Mas além das parcerias, são empresa que, de fato, a gente usa nas nossas viagens e recomenda.
O que se atentar na hora de contratar um seguro viagem?
Cobertura
Além do seu país de destino estar coberto por aquele seguro, outro ponto decisivo é o valor mínimo da cobertura. Muitos países, como os do Tratado Schengen, na Europa, exigem uma cobertura mínima de 30 mil dólares para atendimento médico. Então, partindo disso vc já consegue selecionar algumas opções.
Mas esse valor também pode ser um motivo de escolha pra vc. Isso porque ele pode parecer suficiente, só que a conta de hospital pode passar disso facilmente caso aconteça uma internação. E se o valor ultrapassa a sua cobertura, quem tem que pagar o resto é você.
Então, por exemplo, se você contrata um seguro que tem a cobertura mínima de 30 mil dólares e sua conta fica em 35 mil, os 5 mil a mais vão ter que sair do seu bolso…
Tipo de viagem
O seu perfil de viajante, a duração da viagem e também as atrações dela podem te ajudar a chegar no melhor seguro viagem pra vc.
Se você for fazer uma viagem longa de vários meses ou mesmo sem data pra acabar, as opções que falamos acima podem fazer mais sentido. Já se você for fazer uma viagem de aventura, com bastante esportes radicais, também existem opções de seguro que cobrem estas modalidades. Então vale você ficar de olho nisso!
Seguro viagem para família
Viajar com família, especialmente com crianças, exige ainda mais cuidado. Em algumas seguradoras, crianças até 10 anos que viajam com pais que tenham contratado o serviço, não pagam e já entram automaticamente no plano deles. É um gasto e uma preocupação a menos!
O que um seguro viagem não cobre
A maioria dos seguros não cobre doenças ou condições que vc já tenha antes de contratar o seguro. Esportes radicais e atividades consideradas de alto risco também podem não estar cobertas nos planos mais básicos.
Esses planos mais simples também não cobrem doenças como câncer e também gravidez. E se o seu voo, acomodação ou passeio foi cancelado antes de vc viajar, isso também não entra na cobertura.
Planos de saúde voltados pra nômades digitais, que viajam meses ou anos, também não cobrem condições preexistentes nem tratamentos que vc já estava fazendo. Mas cobrem doenças que possam surgir após o contrato, como diabete e câncer.
É sempre bom ler todos os detalhes da cobertura pra entender em qual parte vc tá protegido ou não.
Quanto custa um seguro viagem?
A gente sabe que o valor do seguro viagem pode pesar no orçamento. Aliás, muita gente deixa de contratar achando que vai ser um valor muito alto, mas isso nem sempre acontece. O fato é que o valor é uma combinação de fatores que vai depender do seu destino, tempo de duração da viagem, dos benefícios, da seguradora que vc contratar e etc..
Mas só ora vcs terem uma noção: quem for viajar dentro do Brasil, por exemplo, dá pra encontrar opções a partir de R$ 6 por dia lá no site da Seguros Promo. Já pra quem for fazer uma viagem internacional, pra Portugal, por exemplo, você paga por dia a partir de R$21, também no site deles.
Já na SafetyWing, 1 semana de Plano Essencial sai por U$16 e 1 ano de cobertura do Plano Complete custa U$135,45 por mês.
Se você fizer as contas e comparar com o custo de uma internação diária num hospital, vai ver que compensa fazer um seguro viagem!
Seguro viagem: conclusão
Viajar é bom demais, mas viajar sem passar perrengue é melhor ainda.
Tem coisa que a gente pode sempre evitar, mas outras não têm como, são imprevistas. Então, ter um seguro viagem pode aliviar muita dor de cabeça e te fazer economizar uma bela grana (que pode ser investida em uma próxima viagem)!
E se vc tem dúvida do que levar na sua viagem internacional, vou deixar aqui um vídeo que pode te ajudar:
Outros posts que você também vai gostar
- O que fazer em Lisboa: roteiro para 4 dias
- O que fazer em Londres: roteiro para 5 dias com preços atualizados
- O que fazer em Paris, França: roteiro para 5 dias com preços atualizados (2024)
- O que fazer em Amsterdã: roteiro completo com preços atualizados
- Viagem para Tailândia: roteiro completo para 12, 13 ou 15 dias com preços
- O que fazer em Nijmegen, na Holanda?
- Documentos necessários para brasileiros viajarem pelo mundo
- Roteiro de 20 dias pela Itália