Olhando essa foto que está na capa do post, quais dessas opções abaixo você escolheria?
( ) Casa de veraneio de algum rico
( ) Hotel pé na areia
( ) Albergue (hostel) com quartos coletivos
( ) Pousada rústica
Se você pensou em “qualquer uma menos albergue”, errou feio!
Não sei quem foi que inventou aquele maldito filme de terror, em que dois mochileiros americanos se hospedam em um albergue na Eslováquia e acabam sendo torturados da forma mais sangrenta possível (mentira, sei sim! Foi o Quentin Tarantino, que aliás foi muito elogiado – se quiser ver, o trailer tá nesse link, mas eu acho desnecessário! hehe). Os amantes do cinema que me desculpem, mas desde que esse filme foi lançado, muita gente que não sabe o que é um albergue, nem nunca tinha ouvido falar sobre eles, ficou super mal impressionada e passou a torcer o nariz a cada vez que alguém diz que costuma se hospedar em albergues.
Além desse pavor bizarro, ainda existe muito preconceito e falta de informação por aí. O resultado é que muita gente deixa de ficar em um lugar super bacana e barato por pura ignorância. É claro que existem albergues ruins, sujos e bagunçados, assim como existem hotéis assim! É só saber procurar e não generalizar.
Olha só a reação de algumas pessoas quando falamos que vamos nos hospedar em albergues.. só rindo mesmo!
Puts, tem que ser corajoso pra ficar em albergue ein?!
Corajoso por que? Relaxa, nem todos os albergues têm torturadores sangrentos prontos para atacar! ahahaha
Eu vou ter que dividir quarto com pessoas que eu nem conheço?
Não necessariamente. A maioria dos albergues têm quartos individuais ou de casal, que funcionam exatamente da mesma forma que em um hotel comum (como viajamos de casal, sempre escolhemos essa opção e é muito confortável).
Se você quiser economizar, dá pra dividir o quarto com outras pessoas sim. Existem quartos femininos, masculinos e mistos, mas cada um tem sua cama e, quase sempre, um lugar pra guardar suas coisas.
E o banheiro então, eca!
Já estivemos em albergues sujos, mas também já ficamos hospedados em alguns extremamente limpos e o banheiro não era problema. A dica pra não se dar mal é ler as avaliações que o pessoal posta no booking.com e no TripAdivisor – e se for sujo alguém vai relatar! – e principalmente, pra quem preferir não reservar antes, dar uma olhada nos quartos, banheiros e cozinha antes de decidir se hospedar ali (com a gente já aconteceu de dar ruim mesmo depois de olhar – leia neste post – então é bom prestar bem atenção).
Ainda existe a opção de pegar um quarto com banheiro privativo, assim você não corre o risco de encarar sujeira dos outros e o preço continua sendo, na maioria das vezes, bem mais em conta que um hotel.
Deve ser a maior pegação né?!
Não, não é a maior pegação. O fato de estar em um quarto misto não significa nada. Se você for mulher e quiser garantir, melhor escolher um quarto feminino que não tem erro, mas dificilmente vão te agarrar no meio da noite.
E as festas então? Só gente drogada até de manhã?
Tem festa sim e o barulho costuma rolar até de manhã, o que pode incomodar um pouco se a sua pegada for acordar cedo e aproveitar o dia. Agora, se você gostar de badalação, vai amar ficar em um albergue (hostel)! Sempre tem alguma brincadeira do bar, um jogo, um churrasco e até uma baladinha temática.
Sobre as drogas, é claro que o acesso hoje é muito fácil em qualquer parte do mundo e rola sim, mas nada exagerado. O máximo que nós já vimos foi uma galera fumando maconha em um albergue em frente à praia e alguns bêbados chegando de madrugada. Mas aí vai de cada um né?!
Entra e sai quem quiser?
Normalmente não. Existe uma pessoa que fica na porta verificando todo mundo que entra e sai. De todos os albergues que já ficamos até hoje, o único que não tinha um controle de entrada nem uma pulseira de identificação era o de San Pedro de Atacama – talvez a tranquilidade da cidade justifique isso. Já no de La Paz, só podia entrar quem tivesse a tal pulseira ou se estivesse hospedado em um hostel parceiro e quisesse entrar na festa.
E quanto àquele café maravilhoso de hotel, não tem?
Em alguns albergues tem café da manhã sim. Pode não ser tão rico como o de um hotel, mas tem pelo menos o básico. Na rede Loki, onde nos hospedamos em La Paz e Cusco, tinha pão, manteiga, geleia, leite, café e chá inclusos no preço e um cardápio para escolher a parte.
Já no Che Lagartos de Ilha Grande (que aliás é o da foto de capa e foi ótimo!), a coisa era mais farta… tinha algumas opções de fruta, frios, pão, suco, bolo, sucrilhos, iogurte, requeijão, manteiga, café e leite, sem falar na vista maravilhosa do deque onde o café é servido..
E o conforto? Não sai de casa pra passar perrengue!
Na maioria dos casos é tudo muito simples e básico. Nada além de uma cama, às vezes um armário, banheiro e a área comum que costuma ter sofás, mesas, TV, cozinha e até piscina, mas isso varia muito. Pelo menos nos que nós já ficamos (tirando o do Atacama), as camas eram confortáveis, os banheiros bem ajeitados e a cozinha aceitável. No de Arica, por exemplo, tinha até televisão no quarto, mas isso não é muito comum. Se souber pesquisar direitinho, dificilmente você vai passar perrengue. Mas, caso o hostel não seja nada do que estava na internet, vale dar meia volta a procurar outro! (Só é bom confirmar se eles devolvem o dinheiro em caso de cancelamento, pra não correr o risco de sair no prejuízo!)
Então minha gente, vocês não vão pra um lugar sujo, onde as pessoas ficam caídas, bêbadas e drogadas pelos cantos, ou são torturadas por maníacos sem nenhum motivo. A maioria dos albergues tem um ambiente muito bacana onde é possível conhecer muita gente, fazer amizades, paquerar, tomar uma cervejinha e curtir uma festa sem precisar sair dali.
Pra quem não curte esse tipo de coisa ou prefere acordar cedo pra aproveitar o dia (como já aconteceu com a gente) o barulho pode mesmo atrapalhar, então é melhor procurar uma outra opção de hospedagem, mas não é o caso de fazer cara feia toda vez que ouve alguém dizendo que vai ficar em albergue né?! ;)
Olha alguns albergues que a gente já ficou e recomenda:
Loki Hostel La Paz (o que está neste link é um novo, diferente do da foto, onde nos hospedamos, mas da mesma rede)
Outros posts que vc também vai gostar:
Como planejar uma viagem independente
O que é AirBnB e como funciona este tipo de hospedagem?
Hotéis que aceitam cachorros
8 reações (desnecessárias) de quem não sabe o que é um albergue
Como e quando reservar os hotéis da sua viagem?
Como é ficar em homestay durante o intercâmbio?
1 comment
[…] disso que nós gostamos! Não, não vemos a menor graça em fazer compras em Nova York! Sim, vamos ficar em albergues durante a lua de mel! E por aí […]