Gente, nós temos uma correspondente internacional!! \o/ Muito chique né?! haha Pois é, a Paulinha é nossa amiga e se mudou agora no comecinho do ano para a Holanda, onde conseguiu uma bolsa para fazer seu doutorado. A partir de hoje ela vai escrever pra gente contando tudo sobre esse processo de mudança de país e como é a vida lá fora. E pra começar, o primeiro post é sobre como tirar visto para a Holanda. É um processo burocrático e um pouco chatinho, mas depois de ler o texto dela com o passo a passo, as coisas com certeza ficarão mais fáceis pra você. Olha só:
Como tirar visto para a Holanda
Por Paula de Almeida
Olá! Eu sou a Paula, química, natural de Americana – SP e prestes a mudar completamente minha vida: estudar fora do país. Em janeiro começo o doutorado na Radboud University, Nijmegen, Holanda. E aqui no Vamos Fugir vou compartilhar dicas das viagens e passeios que me esperam na Europa e do dia-a-dia para quem quiser sentir como é morar fora.
Essa é a Paulinha, a mais nova correspondente do Vamos Fugir na Holanda/ Europa! ;)
A primeira etapa de tudo é o visto, e digo logo que é burocrático e demora no mínimo 2 meses. Aqui tento reunir informações detalhadas para auxiliar quem está nessa mesma situação a controlar a ansiedade e saber o que está à frente.
Procedimento a ser seguido é o TEV – Procedimento de Entrada e Residência – para então se aplicar para o visto ou permissão de residência, o MVV. E como funciona? O patrocinador, no meu caso a Radboud University, é quem iniciou o TEV/MVV. Como meu namorido, o Rodrigo, vai se mudar comigo à Holanda, foi a própria universidade que cuidou do TEV/MVV dele também em um processo atrelado ao meu.
Após iniciado, recebi por e-mail o acesso ao site application.visacare para preencher um formulário com meus dados pessoais e fazer o upload de diversos documentos. O prazo para carregar os documentos foi de 14 dias, e estes devem estar legalizados, traduzidos e emitidos há não mais que 6 meses. Logo, arranjar todos os documentos de forma adequada requer tempo e planejamento. Por exemplo, para a certidão de nascimento (CN):
1) pegar a segunda via da certidão de nascimento: este serviço custou R$ 25,40 e foi feito na hora no cartório de registro civil em que fui registrada. Se possível, vale a pena retirar no cartório, pois para a CN expedida via internet é necessário ir ao cartório reconhecer firma do escrevente;
2) ir ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) para legalizar: este serviço é gratuito e eu fiz em São Paulo. Fica pronto rapidinho, menos de 15 minutos, mas atenção que o MRE só abre (pontualmente) às 10h e há uma grande fila para ser atendido (veja aqui o site oficial);
3) ir ao Consulado dos Países Baixos para legalizar: o consulado não abre às sextas e funciona até às 12h, então é bom se planejar e chegar cedo no MRE se quiser fazer as duas legalizações no mesmo dia. O documento só é legalizado no Consulado se apresentar o carimbo de legalização do MRE. O valor da legalização é tabelado em euros, logo o valor em real varia conforme a cotação. No meu caso, paguei R$ 110,00 e levou 2 dias úteis para ficar pronto (site oficial);
4) encaminhar o documento para tradução: a tradução deve ser feita por um tradutor juramentado e reconhecido pelo Reino dos Países Baixos. No site do consulado tem uma lista com alguns nomes (veja aqui). Entrei em contato com todos, e o melhor orçamento foi o tradutor de Curitiba, o Sr. Fred J. Mica (melhor orçamento mesmo!! Metade do valor que a tradutora de Holambra me passou). Para ir adiantando a tradução, eu tirei fotos dos documentos legalizados antes de postar no Correio e encaminhei ao tradutor. Levou apenas 1 dia para ir de São Paulo à Curitiba, e 2 dias para a tradução. Cordialmente, o Sr. Mica me encaminhou o scan dos documentos originais e traduzidos e assim eu já pude carregá-los no site para o TEV/MVV, e claro, depois me enviou os documentos via Sedex. O custo da tradução da CN foi de R$ 130,00.
Eu entrei em contato com o Consulado Holandês para saber se havia tradutores juramentados e reconhecidos na Holanda que fizessem a tradução de português a inglês (afinal, em inglês poderia ser mais útil no futuro), só que não tem. Responderam que não há uma lista oficial, e que se eu fizesse a tradução para o inglês o documento só seria aceito na Holanda depois de legalizado pelo MRE e pelo consulado holandês, assim como o documento original. Ou seja, pensando em economizar no futuro, sairia caro no presente. Logo, não vale a pena.
Pelas ruas de Nijmegen
Outros documentos que passaram por esse processo (R$ 110,00 para cada legalização consular): CN do Rodrigo (custo da tradução: R$ 130,00), nossa declaração de união estável (custo da tradução: R$ 220,00) e meu diploma do mestrado (apenas traduzido, não foi preciso legalizar. Custo da tradução: R$ 130,00). A declaração de união estável deve estar no modelo holandês, em que duas outras pessoas, amigas de longa data (não pode ser parente), e que não tenham o mesmo sobrenome que nós, declaram que estamos em união estável, que somos solteiros e nunca contraímos matrimônio. Esse modelo era o aceito em novembro de 2015, e como as regras do Consulado Holandês estão sempre mudando, é bom se informar antes de fazer uma declaração de união estável (custa em torno de R$ 350,00, e tive que fazer duas, pois a primeira o consulado não aceitou). O melhor lugar para se informar é pessoalmente no Consulado.
Além desses documentos, é preciso carregar o scan de todas as páginas usadas do passaporte, alguns formulários para serem preenchidos a mão e assinados e ter para o dia da entrevista 2 fotos de passaporte no tamanho de 35 x 45 mm. Tirei as fotos no Shopping Dom Pedro de Campinas, e 4 fotos ficaram R$ 20.
Depois de todos os documentos carregados, os mesmos são encaminhados ao IND (Serviço de Imigração e Naturalização). Após 2 a 3 semanas, o IND encaminha uma carta ao patrocinador e ao consulado cadastrado (no meu caso o de São Paulo) dizendo que posso ter o visto holandês. E aí vem a lista de quais documentos levar ao consulado: um outro formulário, cópia do passaporte e as fotos. Para entregar os documentos deve ser feito o agendamento on-line no site do consulado. Agendei pra mim e para o Rodrigo no mesmo dia e fomos atendidos juntos. É bem simples. Não tem entrevista e nem nada. Eles recebem os documentos, tiram a impressão digital e pronto! Depois de 10 dias úteis recebemos nossos passaportes com um selinho válido por apenas 3 meses de que podemos ser residentes da Holanda! Chegando lá mais burocracia nos espera, pois teremos que procurar a prefeitura e fazer um teste de tuberculose (?!?!). Mas aí fica para um próximo post!!
16 comments
Eu sou haitiano mora no brasil desde 2015,EU quero estudo e trabalhar na hollanda, eu quero um visto pra entra junto com familia ou sem familia qualquer maneira eu quero. Tel 5543996548445,baptichonelie73@gmail.com
Olá Paula, obrigada por compartilhar conosco sua experiência.
Gostaria de saber se, ao aplicar para a vaga de PHD você já enviou seus diplomas e históricos de bacharel e mestrado com tradução juramentada.
Uma outra pergunta, o visto concedido para o marido dá direito a ele de trabalhar?
Obrigada
Oi onde eu acho o modelo holandês de união estável?
Oi tudo bem,eu gostaria de saber mais informações porque pretendo ir para Holanda e gostaria de saber o que devo fazer e se eu consigo o visto para ir para Holanda pra arrumar emprego lá e se consigo levar minha filha de 3 anos comigo.
Você pode informar o email deste tradutor de Curitiba? Ele traduz a certidao do portugues para o Holandes é isso? Não achei no link que vc mandou.
E uma duvida: Uma vez traduzida por esta pessoa em Curitiba, eu não precisarei apostilar a certidão, certo?
Essa relação de documentos são para estudos, turismo não há necessidade destes documentos? Se forem, quais são?? Obrigado, viajo dia 20 de Julho de 2017.
Oi Paul, obrigada pelas informações.
Tenho doutorado e ouvi falar sobre um visto para Holanda para quem tem alto grau de qualificação. Que esse visto pode ser requerido mesmo para quem não ainda não tem emprego na Holanda. Busquei informações sobre o mesmo mas ainda não consegui muita coisa. Você sabe sobre ele? Obrigada!
Olá,
Eu estou estudando para fazer a prova. Meu namorado é holandês e mora na Holanda e eu aqui no Brasil.
Nós vamos nos casar lá. Ele que terá que marcar o teste para mim?
você sabe se eu tenho que casar antes de fazer o teste?
Você disse que recebeu residência para 3 meses, mas doc não são pelo menos 4 anos ? E os vistos de vocês permite o trabalho ?
Olá Guilherme, tudo bem?
Conforme conversamos pelo Facebook, a Paulinha consegue te ajudar melhor com isso do que eu…
Beijo
Eu estou indo fazer Mestrado na Holanda, então meu visto é de estudante. porém quero levar minha namorada. Eu precisaria fazer uma União Estável com ela para ela poder tirar um visto de trabalho ? Ela poderia ir normalmente como turista e ficar 90 dias, mas ela indo comigo ela consegueria um visto de trabalho ?
Ulisses, também estou passando/prestes a passar por essa situação e bastante confuso sobre o nosso enquadramento perante a lei holandesa, se casados ou não. De qualquer forma, se incomodaria de compartilhar o modelo de declaração que vocês acabaram por usar, ou indicar ao menos a terminologia usada nessa parte de “solteiros, nunca casaram e vivem sob união estável”? Vocês mencionaram explicitamente que é uma união estável um com o outro, ou referenciaram a escritura declaratória de união estável de algum jeito mais formal (aquela coisa de livro/folha(s)/ato)?
Obrigado!
Oi Carlos!! Vc é considerado casado na Holanda se for casado no Brasil. O modelo de declaração é a Declaração de Estado Civil (http://riodejaneiro.nlconsulado.org/apendices/downloads/modelo-declaracao-estado-civil.html). Vc tem que adaptar com os seus dados e de sua parceira e declarar que são solteiros, nunca casaram e vivem sob união estável. Isso é feito no cartório de forma oficial, então deve ter coisa de livro/folha sim, não lembro. De qualquer forma, vale a pena consultar o consulado e tirar suas dúvidas, ok? Como disse, as regras sempre mudam, pode ser que agora seja diferente. Então se informe direitinho no consulado.
Abraços
Paula
Obrigado, Paula! Acabei mandando um email para eles antes da sua resposta e me disseram que normalmente o IND deve aceitar a própria declaração de união estável como prova. Não gostei muito desse “normalmente”, mas fazer o quê, né? Hahah. Obrigado pela ajuda!
Olá, estou passando exatamente pela mesma situação…você tem esse modelo de união estável que eles exigem?
Abraço
Fabiene
Oi Fabiane, tudo bem? Olha só o que a Paulinha me disse: O modelo de união estável que o consulado me deu na verdade era o modelo de declaração de solteiro, que tive que adaptar. O importante é que duas pessoas, amigas de longa data e com sobrenome distintos aos seus declarem que vcs são solteiros, nunca casaram e vivem sob união estável. Eu disse isso ao cartório e eles elaboraram o modelo. Mas reforço o seguinte: isso era válido em novembro de 2015 e as regras sempre mudam. Ligue no consulado para confirmar, afinal vc não quer fazer duas vezes. Se não conseguir ligar mande email que eles respondem. Espero ter ajudado. Qualquer coisa avise ☺