Para quem visita Maceió, é quase que uma obrigação fazer um passeio para Maragogi. É quase como visitar Paris e não ver a Torre Eiffel! hahaha To brincando, mas Maragogi é tudo de bom, gente… lindo demais! É claro que tem seus pontos negativos como todo ponto extremamente turístico, – vou falar disso mais pra frente – mas no geral, Maragogi é sim uma atração que compensa colocar no roteiro.
Pra começar que as chamadas Galés de Maragogi, as piscinas naturais, são arrecifes de corais que ficam a 6 km da costa, ou seja, quase no meio do mar! Como os passeios são feitos com a maré bem baixinha, o local onde ficam os corais é bem raso e a água é quentinha e muito, muito transparente. Por ficar em uma Área de Proteção Ambiental, é muito fácil ver peixinhos coloridos nadando entre os corais e, de tão acostumados, entre as pessoas também.
Como é o passeio para Maragogi
Para quem não sabe, Maragogi é uma cidade localizada a 125 km de Maceió. Por lá existe infraestrutura turística e até muitos resorts chiquérrimos, mas para quem estiver hospedado na capital de Alagoas, o jeito é enfrentar a estrada mesmo. A maioria dos passeios realizados por agências (incluindo as vans que ficam na orla de Pajuçara e Ponta Verde – neste post eu explico melhor) buscam os turistas às 5h da manhã nos hotéis. Isso mesmo, você leu CINCO HORAS DA MANHÃ! Isso significa que você vai precisar acordar, pelo menos às 4h30!
Eu sei, é um pouco sofrido: você tira férias, pensa que vai descansar e acorda às 4h30 da manhã. Mas isso só acontece por que a viagem até Maragogi leva 2h e o passeio precisa ser feito com a maré ainda baixa, o que só rola pela manhã. O horário pode até variar um pouco, mas costuma ser assim bem cedinho mesmo… Mas gente, acordar às 4h30 pra trabalhar é uma coisa e acordar para passear em um lugar paradisíaco é outra, totalmente diferente até pra mim que sofro de manhã cedo! hahaha
Bem, passado o momento por-que-eu-aceitei-madrugar e depois das 2h dormindo na van, você chega em Maragogi. Lá, é preciso pegar um barco para chegar até as piscinas naturais – cerca de meia hora -, o que normalmente não está incluído no preço que o vendedor te passa. Então, aí vai uma dica muito importante: na hora de fechar seu passeio para Maragogi, pergunte se o preço já inclui o barco e tente negociar um pacote, por que sai mais barato. Caso você esqueça, o guia vai te avisar logo na chegada à praia, mas aí é bem mais caro e como você está ali só para isso, vai acabar pagando.
Obs: pra quem estiver me Porto de Galinhas (PE), o esquema de horários é o mesmo e a viagem também demora duas horas.
—> Reserve seu transfer do aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para MaceióPontos negativos do passeio para Maragogi
Além dessa história do barco, outra coisa que nos incomodou muito foi a pressão que o guia e os garçons fazem, às 8h da manhã, para você fazer o pedido do almoço. Segundo eles, na volta não dá tempo de preparar. Como aquilo nos deixou muito atordoados, nós resolvemos não pedir nada, na verdade, a gente queria procurar outro lugar para comer, por que além de tudo, tinha que ser no restaurante que eles tinham parceria.
Só pra adiantar o final da história, na volta nós chegamos a procurar outros restaurantes, mas ou estavam fechados ou tinham o mesmo preço (caro!) que o outro. A solução que nós encontramos foi pedir o prato lá mesmo, por que ficamos com medo de atrasar em outro restaurante e a excursão nos deixar haha. No final deu tempo certinho e nós conseguimos dividir um prato que eles diziam ser individual, mas era muuuito bem servido. Se quiser evitar esse incômodo a melhor saída é levar seu lanche.
Outro ponto negativo é a exploração que acontece no barco: antes de chegar às piscinas naturais, os guias te oferecem snorkel para alugar, mergulho com cilindro, foto subaquática, ensaio romântico, mergulho de batismo… mil opções pra te forçar a gastar mais e mais. O pior é que se não alugar pelo menos um snorkel, você acaba deixando de aproveitar todo o potencial do lugar, que é a vida marinha. A dica é: controle-se e não compre tudo que enxergar! hahaha
Mas agora chega de falar mal! Prefiro deixar vocês tirarem as próprias conclusões olhando as fotos de lá:
Olha a cor dessa água!
Saldo positivo: lugar incrível, maravilhoso e capaz de curar qualquer mau humor de quem levantou às 4h30 da manhã.
Saldo negativo: a exploração exagerada do turista.
Balanço: não deixe de fazer o passeio para Maragogi por que a natureza compensa cada esforço ou incômodo. É impressionante e lindo demais!
Dica: pra quem não quiser deixar pra comprar o passeio só quando chegar lá, é possível reservar pela internet e já chegar lá com tudo organizado e sem dor de cabeça. Para isso, nós indicamos o Get Your Guide, um site que oferece tickets de passeios pelo mundo todo e é parceiro do Vamos Fugir!Outros posts que você vai gostar:
- Conheça 8 razões para escolher Maceió como seu próximo destino
- Vejo o que fazer em 4 dias em Maceió
- Confira 7 dicas para economizar na sua viagem para lá
- Onde ficar em Maceió – de albergues à resorts
- O que fazer em Bonito (MS) – guia completo para 4, 5 ou 6 dias de viagem
43 comments
Que tal este comentário para a Lígia Antoniazzi?
Como morador de Porto Seguro, terra de belezas naturais exuberantes, me identifiquei muito com o relato da Lígia sobre Maragogi!
É incrível como destinos paradisíacos, mesmo com toda a sua beleza, podem ter seus “poréns”, né? A questão da exploração turística é algo que, infelizmente, se repete em muitos lugares. Mas, como a Lígia bem disse, a natureza de Maragogi é simplesmente de tirar o fôlego e compensa todo o esforço!
Gostei das dicas desse Blog, porque todo mundo fala só as maravilhas do lugar, nem todo mundo fala a real que acontece, mas obrigado pelas dicas, estou pesquisando tudo sobre la para ir nas ferias de Dezembro.
Oi!
Gostaria de saber se tem lugar pra deixar as nossas coisas e se vc sugere esse passeio pra quem tem dificuldade de locomoção ! Obrigada 😘
Oi Andressa, vc pode deixar as coisas guardadas no barco mesmo. Acredito que eles tenham estrutura para receber pessoas com dificuldades de locomoção sim, mas não sei te passar os detalhes =/
[…] o que faz mais sucesso entre os turistas é o deslumbre das Galés de Maragogi, com suas piscinas naturais bem rasas em alto-mar, formadas por arrecifes de corais, a 6 km da […]
Bom dia , obrigada pelas dicas, estou indo com meu filho, porém para Maragogi mesmo por 4 dias, você sugere mais passeios além desse as lagoas??
Oi Ana, tudo bom?
Bom, para Maragogi nós só visitamos as piscinas mesmo. Mas se conseguir ir pra maceió, vale a pena dar uma lida nesse post aqui: https://vamosfugir.net.br/2016/01/10/o-que-fazer-em-maceio/
Oá ! chego em Maragogi final de fevereiro, gostaria de saber sobre preços de passeios, ponta do mangue Peroba, São Miguel dos milagres os assaltos são constatantes, tem uma comunidade ali o qual os menores assaltam os turistas, isso é verdade? e nos passeios há uma exploração grande de dinheiro aos turista. Poderia me informar
Oi viviane, tudo bem? Espero que ainda dê tempo de vc ver essa resposta antes da viagem…
Sobre os preços, eu acho melhor vc consultar direto com a agência, pq como nós já fomos há algum tempo, é muito provável que hoje os valores sejam diferentes. E sobre os assaltos, nós não tivemos problema nenhum em relação à isso. É claro que é sempre importante estar esperta e atenta à tudo, mas não posso dizer se é realmente perigoso, pq não presenciamos isso…
E em relação à parte que vc perguntou sobre a exploração do turista, isso infelizmente é uma realidade… assim como disse neste post, muitos passeios de lá são formatados para fazer vc gastar dinheiro sim =/ Mas a maioria deles vale a pena!
Boa viagem
bjo
Olá meu nome é Valentina!!! Gostaria de saber como está a segurança nas praias , tenho ouvido falar que la tem muitos assaltos e pequenos furtos, principalmente em praias desertas. Procede isso?
Oi Valentina!
acabei de responder o comentário da Viviane, exatamente sobre o mesmo assunto…
Pra ser sincera eu não sei como está hoje, mas quando fomos, não tivemos problema não.
bjos
Estou muito feliz em encontrar esse blog! São gente como a gente e impecáveis no texto! Obrigado !!
Olá estamos no plano de visitar maragogi, fazer o passeio para as piscinas naturais, mas fizemos um passeio de lancha em Pipa e enjoamos muito! Acontece o mesmo no trajeto até ás piscinas naturais de Maragogi??? Alguém sabe informar??
Oiie, tudo bem?? Vou para Maragogi na proxima semana, e estou bem empolgada. É através fo seu blog descobri bastante coisas…. então só me esclarece uma coisa,
Pq eu pensei que Maragogi não passava de uma Praia de Água clarinha, mais pelo que contou tem um lugar no meio do mar que é tipo pscinas naturais… isso tem hora para estar daquele Jeito?? Outra coisa, tem como irmos de Bolsa para esse “meio de Mar” ?
Digo assim, bolsa pra levar, oculos, carteira e etc … kkkkkk
Se pra ficar la nas águas tem aonde deixar no barco?? Beijos 😘
Tem a hora certa pra ir sim.. varia de acordo com a maré.. por isso os passeios cada dia saem em um horário.
No barco tem lugar pra deixar seus pertences sim..
Boa viagem 😁
Boa Tarde
Fomos a Maragogi e Porto de Galinhas em lua de mel, fizemos bate a volta a partir de Porto de Galinhas, em carro alugado, e foi super tranquilo, tem que prestar atenção nas fases da lua, só dá pra fazer os passeios na lua cheia ou nova, a na tábua das marés, se tiver até 0,3m você pode fazer o passeio tranquilamente, vimos o horário que iria ser a maré baixa, e saímos bem cedinho, é lindo o passeio, porém você fica somente uma hora nas galés, levamos nosso próprio snorkel, na volta almoçamos em um restaurante frente mar, onde após o almoço disponibilizavam espreguiçadeiras para descanso, nome Restaurante e Receptivo Corais do Maragogi, fizemos tudo em nosso tempo e retornamos a Porto de Galinhas no final da tarde. No outro dia fizemos o mesmo em Carneiros, fomos de carro, ficou mais barato que comprar o passeio e em nosso tempo, ao invés do restaurante super badalado onde todas as operadoras de turismo levam os turistas, nós fomos a Pousada Praia dos Carneiros, que tem o receptivo a não hóspedes, de lá compramos o passeio de catamarã, e na volta almoçamos no restaurante deles o Arikindá, que era ótimo e preço muito bom, também disponibilizam espreguiçadeiras após o almoço para descanso.
Que bela lua de mel! 😀
Obrigado por compartilhar com a gente os detalhes da viagem de vcs. As dicas são sempre bem vindas e ajudam outros leitores! :)
Ola estou em dúvida, pois só vou poder escolher um, maragogi ou sao miguel dos milagres, o que vc acha ?
Oi Danielle,
Então, nós não fomos pra São Miguel dos Milagres, então fica difícil comparar. O q podemos garantir é que Maragogi é lindo e vc vai adorar 😁
Olá,
estou indo de carro para Maragogi, voce foi para qual das tres piscinas naturias e outra, voce lembra qual era o ponto de partida de voces, dos passeios
obrigada
gisele koller
Oi Gisele.. puts, infelizmente não lembro qual das piscinas nós visitamos =/ Mas lembro que nossa agência foi nos buscar no hotel mesmo =)
Olá, Estou querendo ir para Maceio em agosto e gostaria de saber se o passeio para Maragogi é porpicio para ir com criança de 5 anos?
Obrigada
É sim Sheila! Tudo bem seguro… Qndo eu fui tinha várias crianças!! :)
Olá! Estou indo em Setembro, e tentando planejar os passeios por conta…Esses passeios (principalmente Maragogi) tem dias especificos? E outra duvida, pelo horario que saem, ha estabelecimentos proximos ja abertos para que possamos comprar algo para o café da manha, visto que provavelmente o Hotel nao deva servir cafe tao cedo ne, e como a viagem é longa até la, ja vamos preparados..rs Obrigada!
Olá! Gostaria de saber sobre câmeras! Eles alugam pra tirar fotos no mar? E outra coisa os nossos pertences ficam aonde? É tranquilo deixar sem ninguém olhando? Amei as dicas!
Oi Paula.. eles tinham um pacote de book fotográfico: um guia fica na sua cola tirando um monte de fotos suas hahaha. Mas não lembro se tinha opção de apenas alugar a câmera, acho que não. De qualquer forma, é fácil comprar aquelas capinhas a prova d’água pra celular. Ali mesmo na praia, onde sai o barco pro passeio tem uns camelôs que vendem. Pode ser uma opção.
Os pertences ficam no próprio barco, não tem muito o que fazer além de confiar. Nós não tivemos nenhum problema. Lembre que tá todo mundo ali pra passear e se divertir, mas é sempre bom ficar esperto né? rs
Estou indo pra Maceio mês que vem , super ansiosa..
Aluga um carro e informe-se que horário sai o cataramã, acordei 6:30 em Porto de Galinhas, tomei o café as 7hs no hotel e cheguei antes das 9hs horário previsto para o passeio.
Olá, sabe me dizer se por exemplo, eu tenho snorkel próprio, eu posso levar e usar ele ao invés de ter que alugar?
Pode sim, Pedro. Nós também fizemos isso! :)
Fui lá e foi a mesma coisa. Todos querem vender o seu peixe. Tem um biscoito famoso lá, o “biscoito de Maragogi”. Um piá me vendeu um pacote, abri e vi que era umas bolachas de polvilho, feito em casa. Um local disse “isso não é o biscoito de Maragogi, o píá te enganou…”. Ao chegar na cidade (fui de carro), fui cercado por um turbilhão de “guias”. Mas, valeu a pena, o local é bonito.
Olá , td bem?
Estou querendo ir para maragogi em abril , mas pesquisando sobre , vi areias matérias sobre esgotos que deságuam nas praias de maragogi, dizendo que quase todas as parais são impróprias .
Sabe me dizer se isso é verdade ?
Me assustei com isso , pois gostaria muito de ir .
Me assustei v
Oi Juliana. Olha, não sei te dizer não… Qndo fomos, achamos a água super transparente e limpa, principalmente na área das piscinas, mas realmente não sei te dizer sobre as outras praias… Espero que não, pq seria uma pena!
Por favor nos avise se descobrir alguma coisa…
Bjos
O Horário do passeio depende da maré e da Lua. Quando eu fiz o passeio, o passeio saiu da praia as 9:00 horas da manhã. Ficamos 2 horas nas piscinas naturais.
Oi Lígia amei seu post ajudou muito. Eu tenho uma dúvida é que nas fotos da internet não lembro de ter visto crianças nas piscinas naturais e eu tenho um bebê de 2 anos será que pode ir?
Oi Lígia amei seu post ajudou muito. Estamos querendo ir em março 2017 nos vamos de carro sabe me dizer se compensa mais ficar hospedado em Maceió ou em Maragogi?
Ah e também pelas fotos na Internet eu não vi crianças nas piscinas naturais e eu tenho um bebé de 2 anos será que pode ir ?
Oi Alice! Tudo bem? Que bom que gostou do post!! =D
Então, ficar em Maceió ou Maragogi vai depender mto do seu objetivo… em Maragogi é mais tranquilinho, mais pra ficar de boa curtindo a praia e talvez fazer um bate e volta para Maceió. Mas se escolher ficar em Maceió, acredito que o número de opções é maior, tanto de praias durante o dia quanto coisas interessantes pra fazer à noite. Mas como eu disse, depende muito do que vc está buscando..
Pra ser sincera, eu nunca fiquei hospedada em Maragogi, então não sei te afirmar com certeza tudo que tem por lá, mas com certeza as duas opções são ser uma delícia!
Boa viagem!! =)
bjoo
Ola Lígia! adorei seu post, vou pela primeira vez para Alagoas e com certeza irei conhecer as piscinas naturais.
Iremos em Abril de 2017 e gostaria de saber de você se Abril é um mês bom se é quente se a mare fica baixa, enfim sera que você poderia me dizer.
Obrigada.
Oi Veridiana! Que bom que gostou do post, espero que tenha te ajudado!! =)
Sobre o clima no mês de Abril, não sei te dizer com muita certeza, pois fui pra lá em Novembro.. O que encontrei pesquisando na internet foi que este é um mês que já começa a chover um pouco mais, mas as temperaturas continuam altas. Sobre a maré eu realmente não sei te dizer pq, pelo menos quando a gnt foi, ela ficava bem baixinha de manhã e subia bastante ao longo do dia. Mas não sei se é sempre assim ou se depende da estação do ano.
Desculpe não poder te ajudar mais, mas é que eu realmente não sei =/
De qualquer forma, se tiver mais alguma dúvida sobre roteiro, preço das coisas, hospedagem e etc é só me perguntar! (dá uma olhadinha nos outros posts sobre Maceió que tem bastante dica tbm)
beijoo
Oi Ligia!
Vou fechar um pacote de 7 dias em setembro em Maceió e quero muito ir até Maragogi. Adorei o seu post!
Vc lembra com qual agência fechou? E quanto pagou?
Abraços :)
Oi Priscilla! Tudo certo?
Que bom que gostou do post!! =) Maragogi é mto lindo e vale a visita!!
A gnt fechou com uma agência chamada Olavo (a mesma dos outros passeios). Eles ficam vendendo em uma vanzinha, ao lado do restaurante Imperador dos Camarões, na orla de Pajuçara à noite e usam uma camiseta amarela, é fácil de achar…
O preço foi R$85 por pessoa (transporte + barco) mas nós negociamos bastante com o dono pra chegar neste preço, por que o normal é R$40 de transporte + R$65 de barco por pessoa…
Neste outro post tem o preço de todos os passeios, olha só: https://vamosfugir.net.br/2016/01/10/o-que-fazer-em-maceio/
E aqui umas dicas pra economizar por lá: https://vamosfugir.net.br/2016/02/11/7-dicas-para-economizar-em-maceio/
Se tiver mais dúvida é só perguntar! ;)
bjo
Os horários do passeio para as piscinas naturais de Maragogi varia muito de acordo com a maré. Conforme foi mencionado no texto, o passeio deve ser feito com a maré baixa, mas apenas algumas vezes a maré baixa acontece as 7:30. Quando a maré baixa é as 11:00, por exemplo, a saída de Maceió acontece 8:30. Com vocês foi esse horário por conta do dia e do horário da maré baixa e isso não é sempre, apenas acontece um dia do ciclo da maré. Sugerimos consultar a tábua de marés para escolher o melhor dia!
Como foi também colocado no texto, Maragogi é linda e tem muitos resorts ótimos, assim como tem pousadas e hotéis com preços bem mais em conta. Tendo Maragogi essa oferta, nossa dica é se hospedar em Maragogi, assim, além de não precisar acordar bem cedo, caso a maré esteja baixa muito cedo, vocês vão poder desfrutar de todas as outras maravilhas do destino Maragogi, que além das belíssimas piscinas naturais, tem praias paradisíacas e outros atrativos.
Oi Mariana! tudo bem?
Maragogi é linda demais e com certeza deve ser visitada, seja pra ficar hospedado por lá ou fazer um bate volta de Maceió! Obrigada pelas dicas! =)
bjo